Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Pessoal, alguém que conhece antenas especificamente, eu vi um rádio fixado em um braço de uma antena da Sky esses dias atrás,
    porque ele fez isso, eu li que isso é aplicado para interligar links que não dão visada isso é verdade?

  2. Chamamos de banda KU essa antena não faz sem visada, provavelmente deve ser essa. http://produto.mercadolivre.com.br/M...et-aquario-_JM



  3. Refletor parabolica pode usar em qualquer sinal de radio, seja radio AM (Parabolica de 10Km), radio FM, telefone sem-fio 900MHz (Parabolica de 3m), bluetooth, wifi 2,4GHz, wifi 5GHz, TV banca C ou KU de 6 a 10GHz... enfim, é só um refletor de sinal.

    O que está no "braço" é o elemento irradiante, você pode usar o mesmo disco refletor sólido pra 2,4 ou 5GHz, ou ainda pra banda KU (Sky, Claro, OiTV, etc) de 10GHz, só mudando a "ponteira".

    É igual refletor de farol, pode colocar neles lampada fluorescente, lampada incandescente, lampada de neon, lampada de xenon, led... tudo é luz (Ou tudo é RF).

    Parabola geralmente tem ganho maior que outras antenas, porque tem um refletor maior, só não são mais usadas justamente por serem grandes, devido a isso precisam mastro mais bem fixado, que suporte mais vento, e por usarem mais material (Aluminio, ferro) são bem mais caras. Mas parabolica é tudo de bom.
    (Offset pequena pra wifi não é tudo de bom, ganho mínimamente maior a disco parabolico típico ou grade)

  4. Rubem, a parábola pode ser qualquer uma, mas o ponto focal delas muda. E o Nano, ou outro equipamento colocado na frente da parábola deve ficar neste ponto focal, não?



  5. Sim, cada parabola tem seu ponto focal ideal, mas ele independe da frequencia.
    Se for parabola sólida, dessas offset de 45, 60, 90 ou 120cm, pode usar qualquer frequencia, tipo 1 a 20GHz,no mesmo foco.
    (O calculo do foco leva em conta só o raio do disco multiplicado por ele mesmo, a profundidade da refletor multiplicada por 16, e divide um pelo outro, a frequencia não esta na conta)

    Se for parabola de grade, de chapa perfurada (Chapeada), aí não é pra qualquer frequencia (Pelo tamanho dos orifícios, mas 2 a 12GHz tá tranquilo pra todas que conheço) nem pra qualquer elemento irradiante (Porque o foco é mais difuso, antena de grade típica (Que é uma parabolica) tem aquela chapinha em V virado pra tras por isso, em LNB's e LNBF's pra parabolicas teladas tem um condutor lateral pra ressonar as ondas pro centro.

    Colocar um NS numa offset tá tranquilo, mas se colocar ele numa parabolica telada não vai ter tanto ganho quanto teria se fosse uma antena patch de uns 4x4 patch's (Um painel largo) ou com algum 2º refletor na lateral do NS.

    Offset é mais facil adaptar, naquele tubinho as vezes tem só um monopolo, é só colocar outro no tamanho da onda (2,4GHz tem 12,5mm, 5,8GHz tem 5,1mm) que vai ter ganho razoavelmente alto. Não será perfeito, mas vai dar uns 30dB numa offset de 60cm (Se fosse perfeito teria 30dB em offset de 45cm, essa perda de 1/4 na gambiarra muita gente ignora, mas é uma perda gigante)






Tópicos Similares

  1. Montar uma antena Omni em um prédio
    Por clistenis no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 22-05-2004, 20:38
  2. Antenas Pluton - Boas?!
    Por doidoht no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 24-04-2004, 18:26
  3. Respostas: 10
    Último Post: 20-04-2004, 12:04
  4. Antenas
    Por guigarau no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 19-04-2004, 15:33
  5. Antena grade X antena yagi
    Por Daniels no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 12-02-2004, 20:25

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L