Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Estou elaborando um projeto de uma rede interna de uma empresa onde temos atualmente 31 dispositivos interligados via cabo cat6 a um switch.
    São 13 computadores (sendo 2 servidores), 9 impressoras, 3 equipamentos médicos e 6 equipamentos diversos.
    Os 3 equipamentos médicos geram imagens de alta resolução que são salvas em um dos servidores.
    Essas imagens são acessadas pelos computadores, que as enviam para impressão.
    Cada folha enviada para a impressora tem mais de 200Mb.
    Atualmente não há roteador.

    Minha ideia é eliminar o switch e separar os dispositivos em roteadores diferentes (de acordo com a classificação de cada um) e interligar os roteadores menores em um principal, onde estará também a saída para a internet.
    Pretendo colocar em faixas de ips diferentes para maior controle de acesso e fazer o roteamento onde devo filtrar o que cada categoria terá acesso. Além de implementar um filtro de sites permitidos a navegação de acordo com o perfil de cada sub-grupo de computador (os outros dispositivos não terão acesso a internet).
    Gostaria de utilizar routerboards da mikrotiK pela preço e maior facilidade de configuração.
    As dúvidas são quanto a quais equipamentos utilizar para aguentar (o tráfego e as regras de BGP e firewall que serão necessárias) e como deverei configurar tais equipamentos (para funcionarem de acordo com o projeto e melhorar o desempenho da rede).
    Minha idéia original era utilizar 8 RB450G e uma RB1100AH2. Elas dariam conta do tráfego?

  2. Levantando a rede de L2 para L3 voce não vai ter a mesma performance nestas transferencias.

    o melhor desempenho seria L2 .. como é LAN, não justifica voce rotear o trafego todo, uma maquina do lado da outra por exemplo, em redes separadas, vai precisar ir e voltar, consumindo sua rede duas vezes.. onde ela poderia encaminhar de uma porta a outra no switch.

    o ideal é voce deixar o switch e cada maquina 'se falar' diretamente..e somente controlar o trafego de internet utilizando algum servidor para isto (ou mikrotik) ou melhor, tentar implementar firewall tipo Endian ou PFSense,que são excelentes produtos open para este fim.

    o trafego de forwarding L2 eh feito direto na ASIC do switch, eliminando o uso de CPU do mesmo. se voce elevar para L3, alem do trafego L2, ele tera que 'subir' para CPU, analisar e fazer o forwarding conforme a FIB dele (L3).

    Pode isolar alguma rede utilizando VLAN ..talvez., se for realmente necessário...



  3. se for ter router na rede.. nao precisa de switch layer3 (caro). Layer2 com um bom router (mikrotik ou mesmo um servidor conforme indiquei resolve)

  4. Já possuo um 3com Baseline (switch gerenciável de 48 portas 10/100/1000 + 4SPF). O servidor de imagens e DB é um windows server (por conta de alguns programas que não tem versão para Linux). Temos também um servidor de impressão em windows XP (problema de drivers e formato de impressão).
    Já vi que o switch faz vlan e pode implementar rotas. Mas não o configurei ainda. Já amarrei MAC x IP no dhcp server. Estou pesquisando há 2 semanas para chegar na melhor solução. Além de melhorar a performance da rede, preciso deixar que apenas os pcs acessem a internet e somente os sites permitidos.



  5. CCR 1009 + SWITCH 10/100/1000 + cat6






Tópicos Similares

  1. The Dude alto tráfego de SNMP
    Por dbedani no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 10-11-2011, 09:14
  2. Link ptp de alto tráfego
    Por tiagoiw no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 26-07-2010, 19:13
  3. Respostas: 5
    Último Post: 08-08-2008, 21:39
  4. Roteamento de redes
    Por no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 02-05-2003, 18:07
  5. IPTABLES - Problemas com Roteamento de Pacotes
    Por ATNunes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 12-12-2002, 15:14

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L