Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde a todos,

Para atender a seguinte demanda:

- Uma rede wifi para receber 70 conexões dentro de uma sala de aula (tablets, notebooks, Smartphones, etc).
    - O professor irá utilizar um soft daqueles que monta sala virtual em um servidor na nuvem.
    - Todos com o soft cliente instalado em seus equipamentos... o professor envia a pergunta com itens A-B-C-D, os alunos devem responde escolhendo um dos itens com seu equipamento em mãos.

Tenho o seguinte rádio e link de internet:

- RB433GL.
    - Cartão R52Hn.
    - Modo: ap bridge
    - Banda: BGN.
    - Wireless Protocol: any.
    - Fornecendo DHCP com NAT para acessar internet.
    - Utilizando as duas chains do cartão (duas antenas omni de 3dbi).
    - Link de Internet exclusivo de 12Mbs de down e 10% de up (o comum em links de internet).

Perguntas:

01 - O número de conexões deixará lenta a comunicação de todos? Seria melhor, dividir as conexões para dois APs? ou o rádio aguenta?

02 - O link também suportaria todos respondendo praticamente ao mesmo tempo? Lembrando que a resposta dos alunos será apenas texto.

Everton Nunes.
    Grato pela atenção de todos.
    Forte abraço.

2. Coloque 2 Unifi ou 2 TP-LINK WR941 por sala de aula, seu link de 12mb vai sobrar!

Controle tudo com uma boa routerboard e seja feliz

3. Se for somente uma sala de aula, a rb433gl jah resolve o seu problema, basta usar um controle de banda baseado em PCQ.

Se for preciso adicionar mais APs para salas adicionais, monte uma rede com APs Unifi ( eles tem a vantagem de balancear a carga de conexões entre eles e administração centralizada ) e coloque mais uma rb750gl para fazer o controle de banda, de novo, baseado em PCQ.

Link para controle de banda:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...-_PCQ_Examples

4. Boa tarde Arthur,

no exemplo do manual estão definidos os valores:

download ... pcq-rate=64000
    upload ... pcq-rate=32000

antes de tudo desculpe-me se estiver bastante equivocado mas minha dúvida agora é:

como ficariam os valores dessas opção para que eu poça aproveitar o máximo do meu meu link que é de 12Mbps?
    eu teria que dividir o total do meu link por 70?

5. Arthur,

então eu posso colocar 12M de down e 12M de up que ele vai dividir da melhor forma é isso?

Tópicos Similares

1. Limite de Conexoes - Metodo mais flexivel.
    Por AirKing no fórum Redes
    Respostas: 46
    Último Post: 08-02-2008, 17:59
  2. Respostas: 1
    Último Post: 05-08-2007, 22:02
  3. Qual limite de conexões por ip Velox/telemar
    Por faieppi no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 26-06-2007, 13:27
  4. Limite de conexões simultanes no mk por IP
    Por tecnic no fórum Redes
    Respostas: 2