Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Amigos do fórum estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês meu cenario é o seguinte

LINK----RB450G----------->rb750GL---->switch poe Intelbras não gerenciavel-----> antenas setor para clientes e antena ptp para outras 2 repetidoras.

Meu problema é o seguinte minha 450g manda o link para a 750g que tem uma bridge de 2 portas hotspot e uma bridge com 2 portas com entrada do link e saida para a outra repetidora. Porém para eliminar as caixinhas poe optei por esse switch ligado a uma fonte da volt.. para que as antenas que mandam o hotspot para os clientes e as antenas ptp que repassam o link para uma outra repoetidora estejam todas ligadas nesse switch qual configuração devo adotar pois minha 2 repetidora acaba pegando o ip do hotspot ou os clientes pegam o link sem autenticação e controle de banda.
    uma vlan entre as rbs seria uma solução? se sim como gaço? agrdeço desde já

2. Pessoal ninguêm teria um caminho a me indicar?

3. @jmater, você precisa criar 2 interfaces Vlan nessa ether que se conecta no switch. Esse switch é aquele vlan fixa? Se for acredito que ele não vai passar essa Vlan pra frente, tem que colocar um switch sem esse recurso de port isolation.
    Agora a configuração de tag na porta dos rádios vou ficar devendo.

4. A única solução possível é a aquisição de um switch gerenciavel L2 ou então separar fisicamente as redes (usando 2 switchs) um switch estaria ligado a uma porta da RB para HotSpot e outro a outra porta da RB para DHCP.

Port Isolation ou aqueles VLAN Fixa não resolvem seu problema. Nestes casos o que acontece é que os clientes não conversão via L2 entre sí, somente (e se vc permitir) via L3, mais todos os clientes saem pela mesma porta e chegam na RB podendo ainda pegar HotSpot ou DHCP.

Não entendi a necessidade de VLAN nos rádios, se for PTP passa várias VLAN's direto e na outra ponta vc vai precisar de outro equipamento com suporte ao protocolo 802.1Q (VLAN), para receber as VLAN's que vem tagged do seu primeiro switch e são distribuídas aos equipamentos nas portas como untagged.

O conceito de VLAN é muito simples, quando se fala em VLAN Tagged, é porque os pacotes são alterados tendo em seu cabeçalho uma marcação indicando a qual VLAN os mesmos pertencem. Este tipo de pacote trafega por portas General/Hybrid (dependendo do fabricante pode ter uma nomenclatura diferenciada) que permitem a passagem de pacotes com e sem marcação de VLAN, Trunk que permite a passagem apenas de pacotes marcados, e Access onde não passam pacotes marcados.

Imagine que no SW1 vc tem a porta 1 e 2 como access, sendo a 1 na VLAN 10 (untagged) e a 2 na VLAN 20 (untagged), ai vc tem a porta 3 ligada a porta 3 do SW2. As portas 3 no SW1 e SW2 podem ser tanto configuradas como General como Trunk, e por um mesmo cabo entro os 2 SW vc irá trafegar duas redes distintas sem conflitos. No SW2 então, vc configura as VLAN's 10 para a porta 1 Untagged e 20 para a porta 2 também Untagged. Ou seja duas redes uma com HotSpot outra com DHCP por exemplo, entrando no seu SW1 vão até o SW2 (pelo mesmo cabo) e no SW2 vc separa elas novamente. Procure entender o princípio básico de VLAN's, conceitos como Tagged, Untagged, Trunk, General e Access são usados no dia a dia deste mundo e são muito simples, sem contar os inúmeros vídeos no youtube ensinando sobre isso. Uma vez que vc pegue o básico nunca mais se perde.

5. Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    A única solução possível é a aquisição de um switch gerenciavel L2 ou então separar fisicamente as redes (usando 2 switchs) um switch estaria ligado a uma porta da RB para HotSpot e outro a outra porta da RB para DHCP.
    É possível fazer isso sem um switch gerenciável. Um switch comum repassa tudo que chega pra ele como se todas as portas fossem trunk. Inclusive portas trunk podem passar frames untagged (somente uma vlan, claro!). Uso switches comum para passar vlans e configuro o equipamento da ponta para usar ou não elas. Qualquer access point que aceita vlans pode ser usado nesse cenário (uso até o tp-link WR740 com o dd-wrt pra isso). Claro, o correto seria pelo menos uma RB250 na torre como switch.
    Como você disse, entendendo o conceito, dá pra fazer, desde que nas duas pontas tenho equipamentos que "falem Vlan".

Tópicos Similares

1. Cliente em dhcp com 3 ips diferentes no mesmo mac
    Por djjeantechno no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 04-11-2010, 10:40
  2. Lan e Wan no mesmo switch
    Por danistation no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 29-01-2010, 11:41
  3. Respostas: 45
    Último Post: 29-05-2009, 15:50
  4. Respostas: 4