Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá.

Então, pessoal, aqui na minha região, a única operadora que existe é a Oi. Estou pesquisando a viabilidade de abrir um provedor aqui, porém um dos problemas é que o Mb dedicado está saindo a altos R$400. Então pensei no serviço de transporte da Oi.

Vi que a Oi se conecta a alguns PTTs. No de São Paulo, estranhamente, ela está listada duas vezes, sob os nomes Oi e OI Internet, sendo que o primeiro só faz tráfego IPv4 e o segundo faz ATM IPv4 e IPv6. Em alguns outros ela só faz ATM e outros só tráfego IP.

É trabalhoso ficar chamando consultor da Oi só para fazer perguntas, além de que nem sei se cobram por isso, então quero a ajuda de quem aqui conhece a Oi, ou conheça qualquer outra coisa que possa ajudar. Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Transporte IP é cobrado pela quantidade de tráfego de dados também ou só cobram um valor fixo para usar a rede, sem limitações?

1.1 - Se for considerado o tráfego no transporte IP, as operadoras costumam exigir tráfego mínimo para disponibilizar serviço de transporte?

2 - Poderiam me indicar a média de preço do serviço de transporte IP dessas operadoras? Gostaria que indicassem também o valor do link dedicado com a mesma operadora, para eu poder enxergar a diferença de preços.

3 - Existe operadora que vende trânsito pelo transporte da Oi, sem precisar conectar ao PTT?

4 - Se eu quiser me conectar ao PTT por meio do transporte da Oi, ou qualquer outra operadora já conectada lá, eu também vou estar sob aquelas restrições que eles colocam de tráfego mínimo (100Mbps, se não me engano) ou isso só se aplica à conexão física com o PIX?

5 - É preciso pagar alguma coisa para se conectar ao PTT por meio do transporte da Oi ou o custo de adesão é só para a conexão física?

Pelo que vi, é necessário ser AS para conectar a PTT. Minha próxima dúvida é sobre obter ASN:

6 - Se não me engano, é obrigado ter no mínimo 2 conexões com a Internet por operadoras distintas para tirar o ASN, certo? E quando na região só há uma operadora, como faz?

É isso aí, obrigado pela atenção.
    Até mais.

2. 6 - ASN pode ser só com 1 provedor sim, já tive essa duvida. Caso uma empresa que não se enquadre como provedor tenha 2 links distintos ela pode requerer um bloco de ASN afinal ela teria IP's zoneados na rede.

Cuida com os consultores da OI, prometem maravilhas, no contrato vem outro valor mas dizem que DEPOIS vão baixar o preço, querem vender plano de celular pra chegar na cota deles, enfim, consultor da OI aqui no interior só faz cagada, raramente 1 plano (E quando eles vem vendem 200 planos na semana) vem do jeito que foi prometido. Eu tive duzias de problemas com isso, sempre com conta bem acima da cotação (E os cornos não entregam uma cotação oficial, é uma porcariazinha escrita num papel, ou um PDF escaneado escrito a mão sem valor posterior nenhum. O uqe tem valor é o que o consultor informou, uma cotação ou contrato manual não serve pra nada pra provar pra OI que o consultor passou outro preço, é um bando de analfabeto que não se entende, tanto consultores como analistas de cobrança da OI). Enfim, se ficar claro que você não tem opção e vai ter que contratar link com o consultor designado, é bem provavel que ele não faça muita coisa pra oferecer um bom preço. Então tenha em mãos cotação de algum link proximo, nem que envolva construir umas torres pra levar até aí, link grande tipo R$ 10 ou 15 mil compensa.
    (Também é bom evitar links escalonados, tipo "Esse mes só tem xdsl, então a gente instala 2M pra você e quando estiver disponível instala o resto", seria bom SE viesse conta com valor proporcional e SE essa disponibilidade fosse coisa tipo menos de 2 anos...)

3. Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Olá.

Então, pessoal, aqui na minha região, a única operadora que existe é a Oi. Estou pesquisando a viabilidade de abrir um provedor aqui, porém um dos problemas é que o Mb dedicado está saindo a altos R$400. Então pensei no serviço de transporte da Oi.

Vi que a Oi se conecta a alguns PTTs. No de São Paulo, estranhamente, ela está listada duas vezes, sob os nomes Oi e OI Internet, sendo que o primeiro só faz tráfego IPv4 e o segundo faz ATM IPv4 e IPv6. Em alguns outros ela só faz ATM e outros só tráfego IP.

É trabalhoso ficar chamando consultor da Oi só para fazer perguntas, além de que nem sei se cobram por isso, então quero a ajuda de quem aqui conhece a Oi, ou conheça qualquer outra coisa que possa ajudar. Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Transporte IP é cobrado pela quantidade de tráfego de dados também ou só cobram um valor fixo para usar a rede, sem limitações?

1.1 - Se for considerado o tráfego no transporte IP, as operadoras costumam exigir tráfego mínimo para disponibilizar serviço de transporte?

2 - Poderiam me indicar a média de preço do serviço de transporte IP dessas operadoras? Gostaria que indicassem também o valor do link dedicado com a mesma operadora, para eu poder enxergar a diferença de preços.

3 - Existe operadora que vende trânsito pelo transporte da Oi, sem precisar conectar ao PTT?

4 - Se eu quiser me conectar ao PTT por meio do transporte da Oi, ou qualquer outra operadora já conectada lá, eu também vou estar sob aquelas restrições que eles colocam de tráfego mínimo (100Mbps, se não me engano) ou isso só se aplica à conexão física com o PIX?

5 - É preciso pagar alguma coisa para se conectar ao PTT por meio do transporte da Oi ou o custo de adesão é só para a conexão física?

Pelo que vi, é necessário ser AS para conectar a PTT. Minha próxima dúvida é sobre obter ASN:

6 - Se não me engano, é obrigado ter no mínimo 2 conexões com a Internet por operadoras distintas para tirar o ASN, certo? E quando na região só há uma operadora, como faz?

É isso aí, obrigado pela atenção.
    Até mais.
    1 - Isso é uma regra de negócio praticada por cada operadora, mais no geral ainda não ví nenhuma que cobrasse taxa fixa mensal, o valor é fixado de acordo com a banda contratada, quanto mais banda geralmente menor o valor por mega cobrado.

1.1 - Desconheço essa informação, acredito que não seja dessa forma, mais como disse acima, quanto menos manda maior o valor por mega.

2 - Aqui tenho transito com a Oi e com outra operadora a qual também tenho transporte até o PTT-SP. Valores não adianta passar por que vai depender do custo da operadora para chegar até vc. A Oi por exemplo classifica as regiões de acordo com concorrência, infra necessária, etc e de acordo com essas e outras métricas pratica uma tabela de preço diferenciada. No geral o máximo que vc vai pagar pelo transporte é 50% do valor do trânsito (tendendo a diminuir).

3 - Desconheço também. Mais novamente isso depende da operadora e da região. Aqui por exemplo tem a Level 3 que não atende diretamente mais atende via transporte da GVT. Dependendo do interesse da operadora em atender uma determinada região e da negociação dela com outras operadoras que já estão nesta região é possível que elas pratiquem este tipo de serviço.

4 - Estou conectado ao PIX da Eletronet, e por coincidência inicie minha conexão com 100M de transporte (no mesmo dia pulei pra 200 e já estou estudando a ida para 400), mais não é 100% do tempo que fico acima dos 100M de opcupação. Quando contratamos não impuseram nenhuma restrição deste tipo, talvez por que como falei iniciamos com 100M. Se vc se conectar diretamente ao PTT (via transporte L2) o PTT vai enxergar diretamente vc e a operadora que vc vai usar como transporte vai ficar transparente ao PTT, no nosso caso não precisamo solicitar porta, somente nos conectamos no PIX da Eletronet com uma VLAN repassada pelo PTT.

5 - Como falei acima não precisamos de nenhuma infra que já não estivesse disponibilizada no PTT, por isso não tivemos custo de adesão e desconheço qualquer cobrança por parte deles também. Que eu saiba o PTT é gratuito e o seu custo é somente com transporte para chegar até lá.

6 - É recomendado ter no mínimo 2 operadoras de transito em qualquer cenário em se tratando de ISP, mais não é obrigatório. No seu caso vc irá informar ao Registro.br que sua região é atendida somente pela operadora X e que vc está estudando outras opções para futuras conexões em regiões próximas ou algo assim. É importante que vc deixe transparecer a eles que vc entende a necessidade desta segunda operadora e que está inclinado a conseguir ter essa infra no futuro.

É isso, qualquer outra dúvida manda ai.

4. Pegando carona (se não tiver nada a ver podem me falar) não seria possível ao amigo @TsouzaR já pegar mais outra operadora nesse mesmo transporte no PTT? Sei que do ponto de vista de redundância é problemático (somente uma rota física) mas do ponto de vista lógico não existe nada que impeça, correto @marcioelias?

5. Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Pegando carona (se não tiver nada a ver podem me falar) não seria possível ao amigo @TsouzaR já pegar mais outra operadora nesse mesmo transporte no PTT? Sei que do ponto de vista de redundância é problemático (somente uma rota física) mas do ponto de vista lógico não existe nada que impeça, correto @marcioelias?
    PTT é um ponto de troca de tráfego, interconexão L2 entre ASN's, por isso nada impede a contratação de transito pegando o mesmo no PTT. Inclusive vi a uns dias em uma outra lista, (acho que sobre FiberHome) pessoal anunciando link a 18,00/Mega para pegar no PTT-SP contratando a partir de 500M.

Agora, como o @alexrock colocou, o problema é o ponto único de falha.

Tópicos Similares

1. Provedor colocou antenas na torre da oi
    Por dmnetcatende no fórum Redes
    Respostas: 20
    Último Post: 30-10-2012, 12:46
  2. Link dedicado da OI em Brasilia
    Por jviana2004 no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 09-03-2012, 19:29
  3. Respostas: 4
    Último Post: 24-07-2010, 10:39
  4. Respostas: 11