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  1. Olá amigos, vi uma foto no Facebook que me deixou curioso e interessado.

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    Qual a vantagem de usar um controlador de carga solar ao invés de uma fonte no-break?

    Fiquei interessado nisso e tenho algumas dúvidas.

    No caso de eu ter duas baterias em série de 12V/70Ah me rendendo 24V, qual o controlador de carga e fonte chaveada com a corrente (A) ideal para carregar corretamente minhas baterias?

    Encontrei essa fonte chaveada 24V/10A (http://produto.mercadolivre.com.br/M...-8a-9a-10a-_JM), o que me diz?

    Olhando no eBay, encontrei esse modelo e gostaria de saber se ele é indicado para trabalhar juntamente com a fonte citada acima:




    No caso de eu usar uma fonte de 7A, poderei usar esse controlador de 10A sem problemas?


    O que é mais vantajoso: Usar fonte chaveada + controlador de carga solar ou uma fonte no-break?

    Também percebi que algumas fontes não fixam em 24V, e sobem para 27,6V; isso danificaria um UBNT/MK da vida? O que posso fazer para estabilizar a saída em 24V?

    Desejo alimentar via PoE 2 RB1100AHx2 e 4 Basebox 5, qual a autonomia em horas e que devo conseguir?

    Obrigado à todos.
    Última edição por ab5x2; 15-09-2014 às 20:07.

  2. Estou aguardando ele. Ele nos dá uma aula.




  3. O problema é que eu gosto de tralha, e não gosto de custo alto.
    Quem não tem espaço, e não tem escorpião no bolso, nem precisa ler o resto :P

    A bateria precisa chegar a mais de 27V pra não desequalizar nem sulfatar com o tempo, então a fonte precisaria pelo menos 27V, mas o controlador de carga tem uma pequena queda de tensão, algo tipo 0,5 a 1,5V, então precisaria fonte de 27,5 a 28,5V, essas fontes 24V tem ajuste mas nunca tive uma que passasse de 26V (Comprava na Cinestec, 50, 100 e 150W, mas também peguei umas de US$ 10 do Ebay, de 50W).

    O controlador só precisa limitar a tensão, esses mais baratos são pra painel mesmo, que é uma carga praticamente ciclica e não flutuação, então eles permitem que chegue a 28 ou 28,8V, e não é nada bom fazer flutuação em tensão tão alta. Teria que ver que modelos tem controle em tensão mais baixa, no Ebay geralmente está na descrição, ideal seria 27V.

    Nobreak DC queimando anda muito comum, sei lá que problemas de fabricação eles tem mas sempre tem muita gente reclamando deles, eu direto reparo alguns, são circuitos que não me inspiram confiança, prometem carga tipo 5A mas o circuito é muito menor e de aparencia mais fragil que as fontes 24V 2A (50W), não que essas fontes sejam perfeitas, mas pelo menos não custam R$ 200.

    No Ebay você encontra carregador 24V, são pra bicicletas eletricas e scooters eletricas, são geralmente de 1,6 a 2A, são circuitinhos frageis, mas poxa, custam US$ 10 a 15, aguentam tranquilo um par de baterias de 7Ah e 3 ou 4 NS ou airgrid por meio ano, agora até tem nobreak DC mais barato, mas ano passado as opções pra esse uso (20W de consumo meio) ficavam na casa dos R$ 200, é no mínimo absurdo um preço desse, a proteção contra descarga profunda acaba não compensando pra quem tem poucos blackouts (Eu tenho muitos mas são curtos, 10 minutos no maximo).

    UBNT tem CI controlador de tensão pra 27V nominalmente (29V em curtos periodos), mas tem diodo e mais alguma coisa no caminho, de modo que suporta 27,5 ou mesmo 28V nalguns aparelhos (NS Loco é o mais simples, 27V + 0,5V dum diodo dá 27,5V), teria que ver que com qualquer 10m de cabo PP de 1,5m teria queda de tensão, então mesmo tendo 27,5V nas baterias, não teria mais que uns 27V nos aparelhos lá no alto. Nessa hora o uso de cabo PP mais fino, ou de POE, ajuda ao invez de atrapalhar.
    MK aceita 29V em toda a linha, esse é bem tranquilo.


    Essa opção aí é mais pelo custo, você compra fonte industrial 24V por US$ 15 a 20, um controlador razoavel por US$ 15 a 20, e pronto. Controlador raramente dá problema, eles usam mosfets razoaveis, e prometem coisa tipo 10A quando via PWM poderiam fornecer 20A, e você não vai usar mais que 5A em controlador de 10A, as chances de dano no controlador são mínimas (Só lembro de controlador pifado por raio ou ferrugem). A fonte dará problema, consumo alto 24x7 sempre detona as fontes baratas, ventilar com um fan de 80mm ajuda, mas por US$ 15 não dá pra esperar muito. A vantagem é: Nobreak DC de R$ 200 precisa substituição completa, por outro de R$ 200, enquanto a fonte de US$ 15 precisa substituição só dela, por outra fonte de US$ 15, ou se quiser aumentar equipamento você compra uma fonte mais potente e pronto.

    Mas isso não é a melhor opção, eu preferiria não fazer flutuação nas baterias, manter uma fonte industrial alimentando os equipamentos, e via rele acionar as baterias (Carregadas via carga ciclica). O problema desse controlador solar é exigir uma fonte única e que vai sofrer mais, nobreak DC DECENTE tem uma fonte pra bateria, de digamos 0,7 a 5A, e outra pra alimentação do equipamento, com digamos 6 a 10A.

    Se você tem acesso facil ao local pra trocar a fonte quando pifar, se não quer gastar muito, se pode fazer flutuação em tensão menor que o ideal, essa opção te serve. Não recomendo fonte tipo 250W porque se tiver consumo alto assim você TEM QUE ter dinheiro pra uma opção melhor, essa é a opção "baixo custo" e não a opção pra quem tem alto consumo.

    (Eu tenho isso com 1 (UMA) bateria 12V 7Ah hoje, vai bem porque onde uso isso é só RB e airgrid, pra mim seria burrice comprar nobreak DC de R$ 189 pra um local desse, gastei US$ 20 ao todo (Porque fonte 15V é mais barata) e dia que tirar de uso vou poder usar a fonte noutro lugar, ou vou poder colocar fonte maior, bateria maior, e aproveitar o controlador, é um investimento muito bom, afinal tenho controlador desde 2004 quando eu nem sonhava em ter provedor, e a primeira fonte que usei nesse controlador foi uma de notebook de 16V de (Acreditem!) 1993.

    Se é pra ter corrente alta, seria melhor usar controlador de carga muito bom, MorningStar ou Xantrex, porque esses baratos usam um PWM muito escroto pra controlar a carga, dependendo da fonte usada e dos estado das baterias ocorre o que tem no começo, a luz vermelha em baixo é um led vermelho ligado na alimentação, ou seja, se o led pisca é porque a alimentação não está perene:

    (No final baixei pra tensão ideal (Pra bateria naquele instante) por isso parou de piscar e normalizou, pwm tem desses problemas, tem que colocar filtro LC se for alimentar com tensão meio alta e corrente alta em bateria pequena)
    Carregador mais caro não faz isso, pode meter fonte de corrente bem alta, 3 ou 4V acima do ideal, que a alimentação e a carga serão bem limpos.

  4. Normalmente todo aparelho suporta até 50% da tensão nominal de trabalho, fiz testes e foi conclusivo, tema que aprendi quando fiz curso técnico 30 anos atrás e que precisamos levar em consideração ainda hoje em regiões remotas do país. Os roteadores domésticos funcionam com 5, 9, 12 volts, ou seja pode atingir até 7,5 ,13,5 , 18 volts sem problema nenhum. Aparelhos que funcionam diretamente via PoE trabalham a partir de 12, 18, 24, 36 e 48 volts então podem atingir até 18, 27, 36 e 72 volts e particularmente prefiro usar com 20% a menos da tensão de trabalho, mas tudo depende do comprimento do seu cabo PoE(rede) onde no manual especifica e tensão mínima de trabalho na entrada do aparelho e acrescente mais 20 %, é bom chamar um técnico ou um engenheiro e emitir ou te dar um relatório. No final a economia de energia pode ser surpreendente.

  5. Meu amigos, vamos resumir um pouco?

    - CONTROLADOR DE CARGA SOLAR - o nome ja diz tudo, indicado para uso junto com placa solar, e , existem controladores para cada modulo especifico, de acordo com a capacidade da placa; junto vc pode colocar uma ou mais baterias, tb de acordo com a capacidade de produção de energia da placa.

    - FONTES NOBREAK - usamos ligado a energia elétrica. Existem vários modelos no mercado e preços variados. podemos tb colocar uma ou mais baterias para suprimento de energia quando faltar energia da concessionária. tb de acordo com a capacidade da fonte.







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