+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Torre estaida!!!!!

    Olá galera,, pra colocar um torre estaiada de 6 a 12 em cima de uma laje precisa registrar em algumm lugar?
    Ou pode colocar tranquilo????
    Existe altura minina pra registrar torre estaiada ou alguma coisa assim???

    Tou precisando urgente!!!!!!!

  2. #2

    Padrão Re: Torre estaida!!!!!

    Pelo que sei a ANAC manda sinalizar acima de 18 metros (altura total ta, se a laje tem 10 mt de altura e a torre tem + 12 tem que sinalizar sim) registrar dai acho que ja não tem a ver com a altura e sim com o uso que vai fazer dela, vi varias fazendas que tem torres de 22 e 25mts para ter celular rural e não precisou de nada, mas todas são sinalizadas

  3. #3

    Padrão Re: Torre estaida!!!!!

    Sempre que alguém pensar em instalar uma torre, deve consultar a prefeitura local, os bombeiros, a Anac mais proxima, ou de algum aeroporto, para saber do balizamento de vôo dos aviões, tem locais que a Anac vai analisar se a tua torre não esteja numa altura inadequada, e de que o balizamento noturno, se deve a torre acima de 20 metros de altura, se a laje tem altura X e tua torre altura Y soma as duas alturas e veja se chega a 20, ai deverá ter o balizamento noturno, e do aterramento também é a segurança da torre e de quem esteja nos arredores, aproveitando a deixa aqui, é bom lembrar que a torre deve ser projetada por um bom fabricante, deve ter memória de cálculo, ou que foi projetada com um bom software, que especifica ela para a carga de antenas que irá suportar, e de acordo com a isopleta da região, assim temos discutido muito, que tem gente fazendo torres finas, esqueléticas e altissimas, ou seja daqui uns anos vai cair, e quem irá responder na justiça será o dono, o fabricante, o montador, e quem fez a manutenção sardinha, e o engenheiro não, por que o engenheiro com ART ele libera serviços, não assina projetos, e se assinar ele é co-autor de autoria, o responsável será o dono da torre, que aceitou a porcaria que instalaram, por que acredito, e confiou em certas pessoas que querem lucro, mas um dia vão pagar em dobro, e vão mesmo, e não adianta jogar a culpa no engenheiro, hoje mudou, não estamos mais na década de 90, estamos em 2014 existem tecnologias e peritos judiciais, assim que digo a todos façam por merecer, ou paguem mais tarde de outra forma. Consulte prefeitura, bombeiro, Anac, Inmetro, Abnt, Telebrás, Anatel, CREA de sua região, tenha documentos de tudo, não faça meia boca, por que senão vai morrer pela meia boca.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Torre estaida!!!!!

    Acho que toda a torre deveria ser sinalizada ou melhor balizamento noturno independente da atura em relação ao solo, sobre uma construção, mastro(no meu caso só para captar canal TV loca por conta de uma construção nos fundos e com 10 metros do solo) Me denunciaram alegando que tinha sido levantado ocupando o espaço do vizinho(estais), onde foi considerado improcedente. Tenho procurado na NET para instalar um balizamento de LED mas não achei nenhum adequado.l

  5. #5

    Padrão Re: Torre estaida!!!!!

    Sr. Nilton Nakao. Bom dia, e para todos aqui do portal. Neste teu caso, dou uma dica que fiquei sabendo estes dias, e creio que seja bem mais seguro para este teu caso ai, e também para as demais torres estaiadas em geral, não que isto vai ter carinha usando esta dica, e esquecer os estaios não, por que elas são responsáveis para segurar o baque de um temporal nas forças laterais e que são tracionadas para segurar o rojão, então tente colocar dentro da torre do topo até a laje, um cabo de aço 3/16" ou de bitola maior se assim preferir, este cabo bem tracionado, ele vai fazer com que cada módulo é comprimido no outro, assim na falta por flambagem (alongamento) dos estaios se forem de arame ou de cabo de aço, já da cordoalha nem tanto, mas vai fazer com que a torre se mantenha ereta, por que se imagina se tiver tipo lá em cima um peso de até uma tonelada, informo que este cabo 6x7 com alma de aço, ele tem de ruptura em 1.380 kilos, se tu prétensionar ele com pelo menos 500 kilos, sei que vai alongar, vai mas ele tendo 50% de alongamento, deverá ficar dentro da região elástica do metal, isto é a Lei de Hooke, ai é elástico, desde que tu possa então encapar ele, ou que seja um galvanizado, é caro é mas pode te resolver em parte este teu problema com vizinhos, e dos estaios te aconselho por um poste no cálculo da hipotenusa, se tu me passar as medidas do teu terreno e altura da tua torre, á partir da laje qual está altura eu posso fazer no autocad os cálculos para ver de quanto deve ser a altura do poste na divisa, e também atender a norma da telebras que tem um valor de distância da torre e ãngulação em termos das condições climáticas, feito isto teus vizinhos nada pode alegar, por que vai ela estar dentro das normas, se quiser uma ART minha e desenho em autocad do projeto dela, vai te alicerçar contra quem fica ai criando casos, eu faço tudo, é lógico que tudo tem um valor ninguém trabalha de graça certo. Se mudar algo, me conte, eu gostaria também de ter vistas as soldas na torre, fotos tiradas a 10 cms e dos parafusos, é bom ver como estão para ver se esta torre é bem segura, dá ai para uns 15 anos sem ferrugem. aguardo contato.