Postado originalmente por
criatv
Boa noite a todos, estou estudando para criar um enlace que leve internet de um ponto na cidade até uma fazenda, não é muito longe, cerca de 14,2 km em linha reta, a dificuldade esta na visada que esta totalmente obstruída.

Trabalho com TI, principalmente infraestrutura de servidores e redes cabeadas, esta parte de wireless estou começando e por isso estou com algumas dificuldades, não entendi muito bem como funciona a relação frequência e dBi, pois minha ideia, como mostra a imagem é colocar um Rocket 900Mhz trabalhando junto com uma antena de 25dBi, mas não encontrei muitas antenas que trabalhem com essa frequência, apenas com 5.8.
Porém, se eu colocar este rádio com esta antena, funciona normalmente? Ou ela não tem capacidade de captar esse espectro?
Acredito que o custo benefício deste conjunto de equipamentos seja bom, existe outras opções melhores? Algo que possam me recomendar?
Outra dúvida é quanto ao resultado da simulação, neste teste funcionou bem até demais e isso me preocupa, este sinal (caso funcione mesmo estes equipamentos trabalhando em conjunto) tem essa capacidade toda de driblar uma barreira tão alta?
Agradeço a quem puder me ajudar, obrigado.