Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Estava pesquisando preços de fibra e achei essa noticia de 2013:
    http://blogs.estadao.com.br/link/a-f...-diz-inventor/

  2. Diria que é uma tradução ruim. Seria mais adequado falar algo tipo "Em 10 anos haverão tecnologias com outros meios de transmissão mais rapidas ou baratas que fibra".

    802.11AC está aí com 3,4Gbps em 4T4R, deve dobrar em uns 4 ou 5 anos, mas meio difícil que chegue aos 40Gbps de fibra atuais.
    A faixa dos 60GHz não tem canal muito largo, então talvez o futuro de conexão mais rapida venha de frequencia ainda mais alta.

    O problema do futuro da fibra nem é o custo dela, mas sim as intervenções urbanas necessarias, do mesmo modo que RF tem problemas devido a falta de nivelamento na altura dos telhados a fibra ou opções cabeadas tem problemas com falta de padronização em postes, ruas, pontes, estradas, a falta de planejamento da metropoles é que atrapalha, não as tecnologias.

    Com melhorias nos sistemas de armazenamento (Flash ou disco) a nuvem no futuro pode estar bem perto de você, tipo no roteador, de modo a exigir menos velocidade de rede entre você e seu serviço na web atual. Fora a possibilidade de fazer broadcasting unidirecional pro cache por parte de alguns serviços, conteúdo http não se preocupa com segurança então pode ser transmitido de modo unidirecional, hoje isso é possível, não é questão de tecnologia necessaria, mas sim de simplesmente chegar a concenso no padrão.
    (E onde a fibra perderia é em trajetos tipo atravessar SP, via radio digital hoje é facil conseguir gigabit, em 10 anos vai ser facil conseguir 50 gigabits provavelmente (A 10 anos os radios digitais mal passavam dos 15Mbps). Isso não vai matar a fibra, só vai indicar que a capacidade dela chegou ao limite, isto é, que não tem mais o que extrair dela, enquanto via radio, laser direto, ou cabeamentos com RF de alta frequencia (Um cabo coaxial pode levar varios GHz de banda, pelo ar você mal consegue canal de 500MHz hoje) parede que ainda tem muito o que melhorar/conseguir.

    Pra pesquisador de lab. ou pra gerente de grandes projetos talvez a fibra tenha "matado" a rede ethernet, mas... ela está aí em todas as casas, nem chegamos ao ápice do uso da velha ethernet 100M, que dirá ter motivos pra ter roteador 4T4R em casa, ou ter fibra em casa, a questão é que com baixa demanda de fibra as pesquisas recebem pouco investimento, vão encolhendo aos poucos, se o mercado sinalizar que TV paga vai continuar via satelite e não por fibra, e que a nuvem pode ser pulverizada de maneira mais uniforme pelo mundo, isso vai desanimar ainda mais os investimentos em melhorias na tecnologia.



  3. @albinogenivaldo ele diz apenas a capacidade total (Velocidade de Transmissão) vai se esgotar em 10 Anos, acho que chega mais :0. Muitas vezes e puro marketing para criar especulação sobre novas tecnologias.
    Segundo a Wiki, uma unica fibra (Filamento) alcança 40Gbps, então "acho" que não temos com o que se preocupar.
    Retirado da Wikipedia "Tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexação de vários comprimentos de onda em um único pulso de luz chegando a taxas de transmissão de 1,6 Terabits/s em um único par de fibras."
    Ler isso...
    http://www.tecmundo.com.br/internet/...es-60-tbps.htm
    Daqui 1, 2, 3 Anos podemos ta lendo algo como, cabo submarino com 600tbps.
    Então isso que o inventor quis relatar, que vai chega uma hora que vão achar extrair o ultimo "mega" da tecnologia de fibra otica...
    Veja essa noticia.
    26Tb Por segundo.
    http://www.tecmundo.com.br/conexao/1...a-alemanha.htm

    Até o cobre tem salvação.
    http://www.tecmundo.com.br/banda-lar...s-de-cobre.htm

    E Um artigo muito bom sobre Cabos Submarinos de Fibra.
    http://www.tecmundo.com.br/internet/...a-o-outro-.htm

    Então concluindo, a "bagaça" ainda tem muito chão pra andar.

  4. Pow @rubem, por 1 Minuto, essa fibra sua ta "boa" em...



  5. Acho que esse pessoal tem medo do uso de multiplas fibras, é facil sabotar isso em postes porque demora quando precisa ressoldar quando tem muitas delas.

    Imagina o bolo de meio metro com fibras, deve dar umas 10000 lambdas, a 40Gbps cada dá 400Tbps ao todo, isso fica bem caro mas resolve todo e qualquer problema de conexão europa-america. Mas... se fosse só instalar e daqui 20 anos quando apodrecer fazer a troca estaria tudo bem, o problema são os rompimentos, depender tanto assim de tanta lambda num mesmo bolo gera problemas caros de se indenizar as vezes.

    Pescador pode acertar fibra toda semana, mas ainda não tivemos baloeiro ou piloto de avião acertando satelite, por isso tem gente que aposta muito mais neles pra interligação mundial.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 5
    Último Post: 14-01-2008, 17:26
  2. Respostas: 16
    Último Post: 07-12-2007, 11:52
  3. Rede em portes com fibra óptica!!!
    Por marcoscx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 18-11-2007, 16:01
  4. conversor para fibra optica multi modo.
    Por marquinhoscx no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 15-03-2006, 19:27
  5. Fibra optica
    Por marquinhoscx no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 06-11-2005, 20:05

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L