Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Colegas, possuo uma rede cabeada e hoje mais do que nunca estou sentindo a necessidade de monitorar todo o trajeto dela, daí me veio a ideia de colocar RBs 750g em alguns cruzamentos no intuito de solucionar problemas e aprimorar o serviço. Daí me vem a dúvida: Como posso fazer isso? Preciso criar uma Vlan no meu servidor e dentro da RB de monitoramento criar uma Vlan cliente?. Preciso que o link entre na porta 1 e saia nas outras portas, como se a RB fosse um switch gerenciável. Nunca fiz isso, agradeço aos colegas que possam compartilhar seus conhecimentos e até mesmo links ou vídeos, estudarei todos, obrigado.

ESQUEMA;
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB MONITORAMENTO.png
Visualizações:	332
Tamanho: 	183,7 KB
ID:      	55303
    Última edição por juniorsantana; 16-10-2014 às 11:08.

2. Citação Postado originalmente por juniorsantana Ver Post
    Colegas, possuo uma rede cabeada e hoje mais do que nunca estou sentindo a necessidade de monitorar todo o trajeto dela, daí me veio a ideia de colocar RBs 750g em alguns cruzamentos no intuito de solucionar problemas e aprimorar o serviço. Daí me vem a dúvida: Como posso fazer isso? Preciso criar uma Vlan no meu servidor e dentro da RB de monitoramento criar uma Vlan cliente?. Preciso que o link entre na porta 1 e saia nas outras portas, como se a RB fosse um switch gerenciável. Nunca fiz isso, agradeço aos colegas que possam compartilhar seus conhecimentos e até mesmo links ou vídeos, estudarei todos, obrigado.
    Olá juniorsantana. Não sei exatamente o que quais parâmetros da rede você deseja monitorar, mas para monitoramento de rede, tanto para desempenho como para disponibilidade dos elementos, para redes mikrotik e ubiquiti você pode usar o the dude e o airControl;

Ou poderá instalar sistemas de monitoramento de rede que funcionam com qualquer dispositivos de redes usando SNMP como o Zabbix, MRTG ou CACTI.

Basta ativar o agente SNMP nos equipamentos que deseja monitorar e pronto. Você terá acesso a gráficos de volume de tráfego de cada interface, uso de cpu, memória, sessões ativas, quantidade de broadcast e etc...

Já a VLAN é usada para segmentar sua rede e como consequencia otimizando o tráfego da sua rede e melhorando a segurança. Mas não precisar implementar VLAN para poder monitorar sua rede. Mas uma VLAN exclusiva para rede de gerênciamento dos equipamentos é uma boa prática utilizada em redes.

Espero ter ajudado.

Abs

Rafael
    Telmetrics Soluções em TI & Telecomunicações
    http://www.telmetrics.com.br

3. Faça uma bridge entre as portas e monitore com o Zabbix.

4. @juniorsantana,

posta pra gente como esta mais ou menos o esquema de sua rede.

dependendo de como esteja, basta colocar uma rb na "central" e da pra monitorar tudo!

com mais informações a galera do under vai poder auxiliar melhor!

5. olha como façoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2014-10-15 às 16.33.05.png
Visualizações:	722
Tamanho: 	342,2 KB
ID:      	55298

Tópicos Similares

1. thunder cache com duas RB na mesma rede
    Por david emanuel no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 20-03-2015, 06:56
  2. Repasse de IP valido para cliente PPPoE de outra RB na rede
    Por ricardomonteiroSL no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 11-08-2014, 22:00
  3. Acesso a outra rb na rede
    Por ruanserver no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 17-07-2013, 07:47
  4. Problema para acessar outra RB na Rede!
    Por rjmathias no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 30-09-2010, 22:40
  5. Mikrotik com latência alta na rede cabeada
    Por tekinowaza no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 17-06-2008, 23:01

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L