Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,
    Procurei um pouco na net, assisti alguma aulas da cisco, vi alguns manuais mas, no geral não consegui sanar minhas duvidas para tanto peço auxilio a vcs pra que me indiquem algum material de estudo ( se for video melhor) para sanar algumas duvidas iniciais de quem esta começando e desbravar o mundo da Vlan, vejam, óbvio que como todo Back bone temos nosso Core, porém, como muitos aqui acredito, logo percebemos que nosso core não tem portas suficientes para tudo que se faz, aliás, nem é indicado, o correto mesmo acredito ser ter no core apenas o cache, o autenticador algumas NAS da vida, em fim, só o básico mesmo, tudo o resto saindo por outro router ou switch, porém tenho duvidas em Vlan, por exemplo:

1 - como trablahar com VLAN?? crio a vlan no core e ligo ela no switch e neste ultimo faço o gerenciamento??
    2 - Acredito que todos ( ou a maioria) dos switch existentes devem ter seu SO baseado no IOS da cisco, porém sabemos que este ultimo é uma pancada$$$$, seu valor se justifica pela confiabilidade mas as experiencias de vcs tem a relatar qual custo benficio??
    3- Os que tem Poe injetado são boa opção ou travam por conta desse recurso??
    4 - Pessoal, minha maior duvida é justamente na administração da Vlan, como proceder.

Toda equalquer contribuição construtiva é bem vinda.

2. 1 - Lembrei do meu filho me perguntando por que o céu é azul... brincadeiras a parte, ta muito genérica sua pergunta, a resposta seria praticamente um curso.

2 - Não, IOS é uma coisa o resto é outra coisa. Quanto ao valor pode não ser tão pancada dependendo do tipo de ambiente, existem outras marcas (Juniper, Dell, HP, etc). Se vc precisar de um Switch L3 com opções de empilhamento, redundância de fonte, com portas 10G, e recursos avançados vai pagar caro para qualquer fabricante. Agora se seu ambiente requer um switch Gigabit somente com recursos básicos, existem opções inclusive da própria Cisco que tem valor acessível.

3 - Vc está se referindo aos Switches com PoE passivo, que podem alimentar outros equipamentos conectados que tenham suporte a PoE correto? Os que utilizei nunca tive problemas. Vou te dar uma dica para POP's, TOUGHSwitch da Ubiquiti, tem preço acessível, muito boa estabilidade, interface gráfica acessível (ala AirOS) e suporte básico a VLAN (Tagged ou Untaged) e RSTP. Ahhh cuidado, STP e RSTP vão detectar um loop mesmo que 2 cabos conectandos 2 switches utilizem VLAN's diferenciadas, para trabalhar com detecção de loop em VLAN o equipamento tem que ter suporte a MSTP.

4 - Novamente "Bota dúvida genérica nisso!!!" kkkkk, enfim vc não vai proceder com a VLAN, vc vai proceder com o seu cenário e implantar recursos de separação L2 conforme a necessidade.

Resumo básico da coisa (trivial):

As portas de um switch com suporte ao padrão 802.1q podem operar de 3 modos:

• Access - neste modo vc pode conectar qualquer dispositivo sem a necessidade de configuração de VLAN que a comunicação ocorrerá. Este tipo de porta é utilizado para acrescentar a marcação ao header do pacote quando o mesmo entra e precisa sair por uma porta trunk ou general, ou então vai servir para determinar o destino de pacotes entrando por uma interface trunk ou general com uma determinada marcação serem endereçados a esta porta, se a VID combinar. Neste modo somente uma VID (VLAN ID trafega pela interface);
    • Trunk - como o nome sugere é uma espécie de tronco, por onde vc pode permitir a passagem de uma série de VID's diferentes, no entanto o pacote precisa ter uma marcação e bater com alguma das VID's permitidas para a porta, ou seja, ao conectar um computador a uma interface trunk por exemplo, vc tem que configurar uma VID permitida pela interface trunk na interface do computador para poder se comunicar. Este tipo de porta é muito empregado em interligação de equipamentos (Switches, Routers, etc) por que possibilita o uso de uma única porta (ou mais no caso de um link ChannelGroup/PortChannel/etc) para comunicação de multiplas redes separadas na camada 2.
    • General (ou Hybrid para alguns fabricantes) - Mesmo comportamento da Trunk com o adicional de vc poder trafegar ainda nesta porta uma VID em modo Access.

Exemplo:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Native+vlan.png
Visualizações:	2436
Tamanho: 	77,2 KB
ID:      	55327

Dica, a menos que vc esteja muito habituado a trabalhar com Cisco, e também a ler suas documentações, além de sentir-se confortável com Inglês, não use a documentação da Cisco como base inicial de estudo.

Videos no youtube vc encontra vários.

3. Pow ia até responder mais o marcio já disse quase tudo...
    @marcio posso ser seu filho ? kkk

4. Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Pow ia até responder mais o marcio já disse quase tudo...
    @marcio posso ser seu filho ? kkk

kkkkk não é pra tanto rsrs

5. O conceito VLAN esta susficientemente explicado na Internet é muito facil conforme informou marcioelias, Se tiver dificuldade para entender procure assessoramento profisional e dai vai te facilitar a vida e deixar com conhecimento para próximas empreitadas.
    Eu não sou expert porem consegui configurar direitinho minhas VLANS so com manual do equipamento, nesse caso TP-LINK.

Tópicos Similares

1. Ação conjunta pra estudos de OSPF e BGP
    Por int21 no fórum Redes
    Respostas: 50
    Último Post: 15-02-2011, 22:30
  2. Dicas de VLAN
    Por rovilso no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 19-12-2005, 19:32
  3. Dica de squid
    Por Highsea no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1