+ Responder ao Tópico

1. Galera, sei que tem vários tópicos relacionados a esse tipo de assunto no fórum, porém não achei algo que se encaixasse ao cenário que estou enfrentando, então detalhadamente tentarei explicar o que pretendo fazer.
    Seguinte, vou montar uma rede WiFi para uma empresa, algo simples, mas que não haja abusos por parte dos usuários. Pretendo fazer uma rede Wi-Fi com 2 APs em Bridge, porém gostaria que houvesse um controle de banda para todos os usuários dessa rede Wi-Fi, e para isso, estou pensando usar um MikroTik RB750.

A rede ficará assim:
    Link --> RB750(192.168.1.1) --> APs --> Users

A RouterBoard receberá um LINK de 10Mb(Down)/1Mb(Up) e distribuirá DHCP na range 192.168.1.100 - 192.168.1.200 aos usuários.
    Quero limitar 1Mb(Down)/200Kb(Up) para cada usuário dessa faixa de DHCP. Qual seria a forma mais simples de configurar a RB para isso?

E lembrando... Por exemplo, se alguém fixar um IP fora dessa range DHCP(192.168.1.201) ficará com a banda liberada, sem controle.

P.S.: Não terá necessariamente 100 hosts conectados à rede.

Agradeço muito a todos que puderem me responder e espero que esse tópico possa ajudar os demais iniciantes (como eu) nessa área.

Edit: Ou caso souberem de algum outro equipamento menos robusto para fazer esse tipo de controle, também estou aceitando sugestões

2. Citação Postado originalmente por mrdanilotks Ver Post
    Galera, sei que tem vários tópicos relacionados a esse tipo de assunto no fórum, porém não achei algo que se encaixasse ao cenário que estou enfrentando, então detalhadamente tentarei explicar o que pretendo fazer.
    Seguinte, vou montar uma rede WiFi para uma empresa, algo simples, mas que não haja abusos por parte dos usuários. Pretendo fazer uma rede Wi-Fi com 2 APs em Bridge, porém gostaria que houvesse um controle de banda para todos os usuários dessa rede Wi-Fi, e para isso, estou pensando usar um MikroTik RB750.

A rede ficará assim:
    Link --> RB750(192.168.1.1) --> APs --> Users

A RouterBoard receberá um LINK de 10Mb(Down)/1Mb(Up) e distribuirá DHCP na range 192.168.1.100 - 192.168.1.200 aos usuários.
    Quero limitar 1Mb(Down)/200Kb(Up) para cada usuário dessa faixa de DHCP. Qual seria a forma mais simples de configurar a RB para isso?

E lembrando... Por exemplo, se alguém fixar um IP fora dessa range DHCP(192.168.1.201) ficará com a banda liberada, sem controle.

P.S.: Não terá necessariamente 100 hosts conectados à rede.

Agradeço muito a todos que puderem me responder e espero que esse tópico possa ajudar os demais iniciantes (como eu) nessa área.

Edit: Ou caso souberem de algum outro equipamento menos robusto para fazer esse tipo de controle, também estou aceitando sugestões
    Cara a solução mais simples e a RB, lá vc tem a opção QUEUES, ai vc vai criar uma regra definindo a taxa de UP e DOWN, vc pode criar uma regra geral para a rede depois vc define para os ips individuais,lembre-se que a ordem influi em quem ela vai lê primeiro. Agora só um conselho, é bom dá uma estudada nisso, leia umas tutorais q existem aqui mesmo, caso vc queira montar um servidor, escolha uma distro e use o htb e seja feliz....

3. Muito obrigado! Vou procurar estudar sobre Queues e vou ler alguns tutoriais

4. Neste link tem exemplo com /queue simple e com /queue tree ambos usando pcq.
    Fazendo com pcq é mais eficiente o compartilhamento da banda do que com HTB

http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...-_PCQ_Examples

5. Blz.. se ajudou não esqueçe de marcar resolvido e melhor reesposta... abçs.

Tópicos Similares

1. Controle de Banda por faixa de ip
    Por leonardo100ck no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 23-09-2011, 09:36
  2. Controle de Banda, por grupo de usuários.
    Por Malverick no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 17-11-2008, 14:03
  3. Controle de banda por tempo de uso de download
    Por reginaldotg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 20-08-2008, 13:50
  4. controle de banda por extensão de arquivos com CBQ
    Por portalink no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 01-05-2008, 19:18
  5. Controle de banda por Grupo de Usuario