Postado originalmente por
mrdanilotks
Galera, sei que tem vários tópicos relacionados a esse tipo de assunto no fórum, porém não achei algo que se encaixasse ao cenário que estou enfrentando, então detalhadamente tentarei explicar o que pretendo fazer.
Seguinte, vou montar uma rede WiFi para uma empresa, algo simples, mas que não haja abusos por parte dos usuários. Pretendo fazer uma rede Wi-Fi com 2 APs em Bridge, porém gostaria que houvesse um controle de banda para todos os usuários dessa rede Wi-Fi, e para isso, estou pensando usar um MikroTik RB750.
A rede ficará assim:
Link
--> RB750(192.168.1.1)
--> APs
--> Users
A RouterBoard receberá um LINK de 10Mb(Down)/1Mb(Up) e distribuirá DHCP na range 192.168.1.100 - 192.168.1.200 aos usuários.
Quero limitar 1Mb(Down)/200Kb(Up) para cada usuário dessa faixa de DHCP. Qual seria a forma mais simples de configurar a RB para isso?
E lembrando... Por exemplo, se alguém fixar um IP fora dessa range DHCP(192.168.1.201) ficará com a banda liberada, sem controle.
P.S.: Não terá necessariamente 100 hosts conectados à rede.
Agradeço muito a todos que puderem me responder e espero que esse tópico possa ajudar os demais iniciantes (como eu) nessa área.
Edit: Ou caso souberem de algum outro equipamento menos robusto para fazer esse tipo de controle, também estou aceitando sugestões