Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Buenas colegas.

Estou tentando fechar uma sessão BGP IPv6 com um de meus upstreams, porém no meu lado não consigo sequer pingar o endereço do neighboor.

A informação que me passaram da operadora é que seria utilizada a mesma VLAN em que fecho uma sessão IPv4 com a mesma.

Minha dúvida está ai, pode ser incompatibilidade de equipamento?

Tenho este switch (instalado pela operadora) onde recebo o link da mesma:

http://wiki.overtek.com.br/images/c/...3407SVW-UX.pdf

Ligado a este tenho meu PowerConnect 6248 (esse tenho certeza que suporta IPv6).

Será que meu raciocínio está correto sobre o switch da Overtek e ai está meu problema?

2. Opa então @benerofonte, minha rede não é dual-stack. Essa sessão BGP IPv6 a princípio é para iniciar os testes práticos de IPv6.

Não sei o que tem no lado da operadora. No meu CPD tem esse Switch deles (Overteck), dele liga no meu PowerConnect, e então passa ao meu router.

Meu router de borda principal é um Cisco, o que estou utilizando para estes testes é um EdgeRouter Pro.

No geral o conceito por de traz do padrão 802.1q é basicamente a utilização de alguns bits (4 Bytes) no cabeçalho do protocolo para identificação da VLAN (Tag). Porém como o protocolo IPv6 é um novo protocolo, com o cabeçalho totalmente repaginado, acredito que se o equipamento não tiver suporte ao mesmo, não saberá como tratar esse tráfego.

A tentativa que estou prestes a fazer é remover o SFP deste Overtek e colocar diretamente em um Dell.

Como IPv6 é um assunto novo no meu dia a dia, gostaria de saber dos mais entendidos se meu raciocínio está certo ou se estou falando besteira antes de questionar o equipamento instalado pela operadora.

3. @marcioelias (Monstro, Bom SENTIDO) essa eu nem sei o que falar (Noob Eu), mais tem um cara que vai te responder isso tranquilamente, @telmetrics manda ver aew ;0

4. Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Buenas colegas.

Estou tentando fechar uma sessão BGP IPv6 com um de meus upstreams, porém no meu lado não consigo sequer pingar o endereço do neighboor.

A informação que me passaram da operadora é que seria utilizada a mesma VLAN em que fecho uma sessão IPv4 com a mesma.

Minha dúvida está ai, pode ser incompatibilidade de equipamento?

Tenho este switch (instalado pela operadora) onde recebo o link da mesma:

http://wiki.overtek.com.br/images/c/...3407SVW-UX.pdf

Ligado a este tenho meu PowerConnect 6248 (esse tenho certeza que suporta IPv6).

Será que meu raciocínio está correto sobre o switch da Overtek e ai está meu problema?
    Bom dia @marcioelias!

Seguem meus comentários. Espero te-lo ajudado.

1-Suporte a IPv6 switch Overtek:

Para os switches, independente de marca e modelo, se o L3PDU é um Ipv4 ou Ipv6 é indiferente. Como são dispositivos L2 o overhead do cabeçalho IP nunca será lido, portanto o que será lido pelo Swtich será somente a L2PDU, no caso ethernet, que será extamente igual para IPV4 ou IPv6, a único campo que terá seu valor alterado no cabeçalho ethernet será o campo ETHERTYPE que assumirá o valor 0x86DD(IPV6). Outro tópico importante para o IPV6 que "pode" influir no seu funcionamento é o Maximum Transmission Unit(MTU) entre os peers envolvidos. Por padrão o tamanho mínimo de um pacote IPv6 é de 1280 bytes considerando os overheads de L3PDU a L7PDU. Considerando que você está usando interfaces com marcação de VLAN 802.1q, temos um cabeçalho ethernet de 20bytes adicionados de +4 bytes do rótulo de vlan, considerando que os dispositivos ethernet mais velhos suportam 1500 bytes de MTU, temos (L2PDU=24bytes-1500bytes(MTU)=1476 bytes).
    As L3PDU IPv4 possui 20 bytes, contra 40 bytes do IPV6. Somando tudo

1476 - 40 bytes = sobram 1436 bytes. Com isso chegamos a seguinte conclusão. Se o Switch que estiver usando obedecer as normas 802.x estabelecidas pelo IEEE. Seu pacote IPv6 tem que passar do HUB mais velho ao switch mais moderno existente no mercado.

2-VLAN do Peering:

Acho improvável a VLAN IPV6 ser a mesma qua a IPV4 , uma vez que cada VLAN está relacionada exclusivamente a uma endereço IP.

Para testar a conectividade com o Peer remoto ative o seu endereço IPv6 no seu cisco na interface ISV infomarmada e de um ping com o utilitário pingv6 se pingar ótimo. Senão ligar pro suporte do seu ISP que está fechando o BGPv6 e manda eles se virar pra subir a L2 do IPV6.

Outra coisa que acontece bastante é que em muitos roteadores, até mesmo os Cisco, depois que eu configurava o Inet Address Ipv6 eu tinha de ativar o suporte Ipv6 no modo configure Global para conseguir pingar usando Ipv6.

Bem acho que é isso
    Espero ter ajudado

Qualquer coisa me add no skype

Regards

5. @stevefox
    Vlew meu caro steve!
    Espero ter ajudado o @marcioelias

To aqui nesse domingão, trampando e atendo o provedor com ativação de POP novo.

E blz de programa de domingão

Tópicos Similares

1. IPv6
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 19-09-2017, 11:43
  2. VLAN no switch 3COM 4228G
    Por Mussauer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 07-05-2004, 14:56
  3. Configuração de Vlan "Switch"
    Por Good_speed no fórum Redes