Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal,

Estou começando um projeto em uma cidade pequena. Seguindo as dicas que andei lendo muito aqui no fórum, decidi pela segmentação da rede e minha estrutura será como na imagem mais abaixo.

O provedor parceiro, irá me fornecer o link e oferecerá um bloco de IP´s e a ligação com o POP central deles será via VLAN (Não sei exatamente o que eles usam, (Juniper/Catalyst)... o que sei é que entregarão o link para mim e ligarão uma VLAN até o datacenter deles, onde terei meus equipamentos lá dentro (assim como meu link e rede de saida)

A autenticação em meus clientes será via PPPoE.
    Usarei um software de gestão de provedores (ainda estou testando para escolher.. poderá ser RadiusNet, MK-Auth, etc..)

Minha duvida agora é:

Sei que autenticação PPPoE pode ser um pouco suscetível a quedas e por isso estou em dúvida:

- Fazer toda autenticação no ponto final (RB1100AHX2) ou fazer a autenticação em cada torre buscando dados no RADIUS do servidor?

Estou tentando organizar bem a rede para que eu possa expandir sem dor de cabeça no futuro.

O que acham?
    Alguém poderia dar alguma dica?

Abraços

Nome:      WM9uMIR.gif
Visitas:     50
Tamanho:  28,7 KB

2. Olha pela banda e quantidade de clientes que vc vai ter nesse cenario.

PTP 25 km.
    Eu usaria 2 enlaces colocando 2 rb 450G, uma em cada torre fazendo Bonding Bckp.
    OU
    Substitui o ptp em 5.8 por radio licenciado da SIAE ou we2be. devido a qualidade do enlace.

3. Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Olha pela banda e quantidade de clientes que vc vai ter nesse cenario.

PTP 25 km.
    Eu usaria 2 enlaces colocando 2 rb 450G, uma em cada torre fazendo Bonding Bckp.
    OU
    Substitui o ptp em 5.8 por radio licenciado da SIAE ou we2be. devido a qualidade do enlace.
    Realmente o PTP é algo que já me preocupa.
    Mesmo que a operadora me entregue uma conexão VLAN eu posso fazer o bonding com o mikrotik, correto?

No caso, você acha que a autenticação ficaria nas torres também? fazendo nas 450g que estaria fazendo o bounding? ou melhor deixar tudo no ponto final dentro do datacenter?

Obrigado pela dica!!!

4. Use autenticação nas pontas sem sombra de dúvidas, cliente no backbone JAMAIS!

5. Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Use autenticação nas pontas sem sombra de dúvidas, cliente no backbone JAMAIS!
    No caso eu poderia usar 01 RB450g cada torre... e "linkar" ela com meu servidor RADIUS para autenticar os clientes?

No caso o gateway dos clientes e controle de banda continuaria sendo a RB1100AHX do backbone, correto?

Vlw pela dica!

Tópicos Similares

1. Dúvidas refentes a análise do nmap
    Por Wolverine72 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 25-06-2010, 17:20
  2. Projeto Inicial Para Smc
    Por guimaranhao no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 28-05-2008, 20:54
  3. Analise do servidor proxy
    Por mantunespb no fórum Servidores de Rede