Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal,

Estou começando um projeto em uma cidade pequena. Seguindo as dicas que andei lendo muito aqui no fórum, decidi pela segmentação da rede e minha estrutura será como na imagem mais abaixo.

O provedor parceiro, irá me fornecer o link e oferecerá um bloco de IP´s e a ligação com o POP central deles será via VLAN (Não sei exatamente o que eles usam, (Juniper/Catalyst)... o que sei é que entregarão o link para mim e ligarão uma VLAN até o datacenter deles, onde terei meus equipamentos lá dentro (assim como meu link e rede de saida)

A autenticação em meus clientes será via PPPoE.
    Usarei um software de gestão de provedores (ainda estou testando para escolher.. poderá ser RadiusNet, MK-Auth, etc..)

Minha duvida agora é:

Sei que autenticação PPPoE pode ser um pouco suscetível a quedas e por isso estou em dúvida:

- Fazer toda autenticação no ponto final (RB1100AHX2) ou fazer a autenticação em cada torre buscando dados no RADIUS do servidor?

Estou tentando organizar bem a rede para que eu possa expandir sem dor de cabeça no futuro.

O que acham?
    Alguém poderia dar alguma dica?

Abraços

Nome:      WM9uMIR.gif
Visitas:     50
Tamanho:  28,7 KB

2. Olha pela banda e quantidade de clientes que vc vai ter nesse cenario.

PTP 25 km.
    Eu usaria 2 enlaces colocando 2 rb 450G, uma em cada torre fazendo Bonding Bckp.
    OU
    Substitui o ptp em 5.8 por radio licenciado da SIAE ou we2be. devido a qualidade do enlace.

3. Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Olha pela banda e quantidade de clientes que vc vai ter nesse cenario.

PTP 25 km.
    Eu usaria 2 enlaces colocando 2 rb 450G, uma em cada torre fazendo Bonding Bckp.
    OU
    Substitui o ptp em 5.8 por radio licenciado da SIAE ou we2be. devido a qualidade do enlace.
    Realmente o PTP é algo que já me preocupa.
    Mesmo que a operadora me entregue uma conexão VLAN eu posso fazer o bonding com o mikrotik, correto?