Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde, peço ajuda para o estudo deste caso que esta me tirando o sono.

A alguns meses tenho planejado uma mudança em um provedor que atendo, ele usa uma grande bridge e estamos querendo "segmentar" esta grande redes em redes pequenas, usando Vlan, a idéia é manter centralizados os concentradores PPPoE e fazer chegar todas as bordas internas até eles com Vlan, ai que entra o problema, em laboratório criei o cenário que está em anexo, e para minha surpresa, e que surpresa, fechado um loop do lado da borda ontem não tem contato "físico" com a rede do "meio" o loop se espalha rapidamente por toda a rede do provedor, verifiquei varias vezes a bridge no lado no mikrotik que atende o PoP (ether5), e dentro da bridge esta apenas a interface vlan e a ether5, sendo que eu fecho (tagged vlan) na porta ether1, alguém já passou por isso?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ProblemaVlan.jpg
Visualizações:	130
Tamanho: 	37,9 KB
ID:      	56181

2. Vlan não bloqueia loops, somente impede que ele afete outros segmentos da rede. Nesse caso um loop na Vlan 100 não chega na 101 e vice versa. Mesmo assim ele pode derrubar a rede (lentidão e alto processamento).

3. Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Seria interessante usar (R)STP nesse caso? Como deveria ser implementado?
    Na experiência prática que tenho o STP somente segura o loop que "nasce" entre as portas do equipamento onde ele roda. Se o loop vir gerado por um switch encore, por exemplo, ele não segura.

4. Se me lembro bem o STP também faz o roteador perder um pouco de performance, devendo ser ligado somente em caso de problema e desligado logo após a resolução deste.

Particularmente não vejo vantagem em fechar VLAN dentro do backbone... Entre seus MKs crie as rotas estáticas para os IPs que serão distribuídos para os PPPoE de cada ponta ou já crie uma rede em OSPF mesmo...

No caso do seu desenho, transformaria os Mikrotiks 1 e 2 em PPPoE servers logo de uma vez...

Mas cada cabeça é uma sentença!

Abraços!
    Fabricio

5. Olá, amigo uso algo parecido aqui, tenho aqui um servidor pppoe para cada saída de cada painel, onde todos são separados por vlan, não tenho problema nenhum de loop;
    na minha rede utilizo mais ou menos assim:

servidor > saída sfp >vlanidx > sfp Port. Crs mk > ether X > vlanidx > ether X 493g painelx (defaut forward [ ])
    > saída sfp >vlanidy > sfp Port. Crs mk > ether y > vlanidy > ether y 493g painely (defaut forward [ ])
    > saída sfp >vlanidz > sfp Port. Crs mk > ether z > vlanidz > ether Z rocket
    Etc...

onde no servidor a interface vlanidx, vlanidy e vlanidz e demais são arp reply-only, não participam de bridge e cada uma possue seu próprio pppoe server; na crs ficam cada vlan que chega em uma bridge e cada bridge com duas vlans (uma das que entrou vinda do servidor, e outra criada na mesma setada para porta de saída do respectivo equipamento, não havendo interface física nenhuma em bridge. Obs no caso de saída de rocket em bridge não há a necessidade de saída por vlan da crs, neste caso coloco a porta de saída do rocket em bridge somente com a vlan que vem do servidor referente a esta saída.

bom, não sei se ajuda mais ta ae a dica

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 19-03-2010, 07:55
  2. Respostas: 6
    Último Post: 04-02-2009, 19:16
  3. Problema com joystick do psx na porta paralela
    Por nozey no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 01-12-2005, 13:13
  4. Problema com conexão na porta 21
    Por Eli Jr. no fórum Servidores de Rede