Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite pessoal.

Estou estudando para implementar Ospf com Mpls na minha rede e tive uma duvida em relação aos PtP's com Mikrotik que interligam os POPs ao Concentrador, onde nesses PtP's teria a possibilidade de rotear em vez de deixas as interfaces em Bridge devido a serem com Mikrotik. Achei interessante rotear por poder usar a interface de Loopback que é criada no roteamento para monitorar os devidos equipamentos também, mas fico na duvida se isso realmente trás alguma vantagem no desempenho e se não vai aumentar a tabela de rotas desnecessariamente.

Gostaria da opinião de quem manja mais no assunto já que não tenho muito conhecimento nesse lado. Meu cenário ficaria bem parecido com o esquema abaixo.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ixqbv9.jpg
Visualizações:	649
Tamanho: 	122,9 KB
ID:      	56486

Vlw!

2. No PtP não precissa roteamento!!! vai rotear para onde se so tem uma opção de rota em cada extremo?
    Use bridge com WDS que é a opção com menos processamento e vai te dar maxima performance.

3. Se vc for usar uma rede vpls vai precisar de roteamento,nada tem haver com aumento de processamento e rotas pois se usar ospf poderá sumarizar as rotas.
    a proposito esta imagem e de um post meu sobre mpls/mpls melhora muito o desempenho do trafego nos enlaces.

4. Uso Bridge Transparente com VPLS nos meus Enlaces a muito tempo e nunca tive problemas, não teve nenhum aumento de processamento e nem perca de desempenho.

5. Se usar PtP com mikrotik, aconselho vc a usar ap-bridge<->station-bridge com os protocolos proprietarios NV2/NSTREME que vc obtém a transparencia desejada e as vantagens dos protocolos. Essa decisão de roteamento do PtP ou não, é mais uma questão gosto e gerenciamento de rede do que desvantagens e vantagens, principalmente se for usar MPLS. Acho decida pelo que for menos complexo de gerenciar para você.

Tópicos Similares

1. Ponto-Multiponto com Mikrotik
    Por charlyton no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 12-01-2007, 10:35
  2. Ponto a Ponto em 5.8 com StarOs e Mikrotik
    Por Good_speed no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 26-12-2006, 10:15
  3. Ponto a Ponto MIKROTIK
    Por dougmoraes no fórum Redes
    Respostas: 1