Página 1 de 25 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico





  1. Bom dia doutores, por causa do fim do ano estou tento mais tempo no momento e resolvi assistir alguns videos sobre o 802.11ac e comentarios, " mini-cursos " como no caso do nosso ilustre Zé Alves creio ele acertou em varios pontos mas como ele mesmo disse o conhecimento dele e limitado na área . O ponto principal que todos nos estamos correndo atrás seria "MAIS BANDA" no caso " throughput " em TCP real, creio eu que ele se equivocou um pouco em colocar os niveis de banda em throughput em niveis tao baixos, meus irmãos acho que o principio do equivoco foi quando disse:"ele disse 80MB real em 40mhz" meus irmaos vamos la quantos de nos em situaçoes criticas conseguimos 80MB em 20mhz na tecnologia 802.11N e "não 40 mhz" LOGICAMENTE que em radios com enlaces em 40mhz nao conseguirmos mais que 90MB reias nao seria por causa da tecnologia 802.11N E SIM POR MOTIVO DE BAIXA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DOS RADIOS e logico RADIOS QUE DAO TX/RX Rate 300/300 em 40mhz MAS TEM PORTA /100 MEUS IRMAO LOGICAMENTE QUE NAO EXISTE MILAGRE, e temos exemplos que varios amigos que em 802.11N e radios com porta /1000 conseguiram em seus enlaces 120 a 150MB reais em tcp logicamente que os radios tem porta /1000 mas nao tem processamento entao quando chegam em velocidades acima de 110MB o processamento do radio ja esta em 100% entao nao da para trabalhar em tais velocidades . Creio que faltou foi dricriminar que ieee 802.11 sim pode fazer o que se promete mas com radios com capacidades de processamento superiores do que nos encontramos no momento no mercado entao o problema nao esta na TECNOLOGIA IEEE 802.11 e sim na baixa capacidade de processamento dos radios e portas /100, meus irmaos so para simplificar em termos simples 802.11N EM RADIOS COM baixa capacidadede processamento e porta /100 seria a mesma coisa de que se vc tivesse uma porta de 100cm e tentar passar um bloco de 300cm sobre a mesma, TEM COM? uma noçao basica de logica de fisica né ...

    Os niveis de throughput real em TCP na 802.11AC vao variar dependendo da area e niveis de interferencia entao creio eu que trabalhar em 80mhz nao sera necessario em situaçao alguma simplesmente pq os novos radios tem capacidade de processamento maior mas em velocidades acima de 350mb real ja vao dar 100% de processamento, e como disse antes em varios outros topicos trabalhar em AC para PTMP sera uma tarefa árdua e teremos que esquecer a metodologia aplicada em quase 90% dos provedores hj e começarmos a trabalhar em pequenas CELULAS de 300m a 1.5 km e somente; Creio eu que se fizermos este modelo de aplicação poderemos ter mais nivel de sinal e com isso um nivel de SNR melhor e asssim poderemos trabalhar em 40mhz e creio que em 40mhz cada setor terá por volta de 200MB a 250MB reias em tcp para se compartilhar e lembrando que o maior cosumidor de banda e terror de todo o provedor sao os servidores da google de VIDEOS e VIDEO STREAMING se podermos prover altas velocidades os Videos assistidos por nossos clientes tem uma taxa de ocupaçao de nossa rede muito menor do que em baixas velocidades lembrem disso entao a taxa de compartilhamento de megas de um provedor com altas velocidades como por ex. 10, 15, 20MB PODERAO CALCULAR SUA TAXA DE COMPARTILAHMENTO DE MEGAS PARA CIMA e nao para baixo e logico isso nao é um padrao tem provedores que tem mais sorte com cliente do que outros .

    Sabemos que o padrao 802.11AC sera uma revoluçao para todos nos e creio que nos se soubermos trabalhar com a tecnologia poderemos ir longe e fazer frente com toda certeza as grandes teles com planos e velocidades mais altas e com isso poder prover um serviço de melhor qualidade para nossos clientes e sermos competitivos ao mesmo tempo e de forma alguma quis tirar a credibilidade de nosso colega ZÉ ALVES mais foi meu ponto de vista em termos de velocidades reais em throughput que é o proposito principal de nossa mudança para a nova tecnologia.

    Eu fui um dos primeiros aqui no forum e no Brasil em começar a divulgar CPE em 802.11AC PARA LONG RANGE e já informava bem antes que os principais fabricantes e mostrei a aqui para os colegas que la fora ja existia CPE´S em AC disponiveis e ai bem depois foi que os principais fabrincantes começaram a produzi-las e por este motivo nao posso deixar que algum comentario possa desanimar os colegas sobre a nova e revolucioanria tecnologia 802.11AC .

  2. Speed, entendo o seu ponto e o que você quis dizer mas vou criticar a tecnologia 802.11 novamente só para não perder o costume.

    Antes que o pessoal fique bravo comigo vamos lá: Eu TAMBÉM uso equipamentos UBNT e Mikrotik sim e faz ANOS, porém, estou deixando de usar aos poucos e faço questão de dizer e explicar o por que. Eu não ganho NENHUM centavo para falar bem de quem eu vou falar, tão pouco sou revenda. Quero que foquem nas diferenças de tecnologia e estudem ela.

    Se analisarmos bem, essa necessidade de usar o 802.11 nasceu do cara que recebia um link de 256k ADSL metia uma antena de rádio com pigtail e etc e compartilhava. Nunca foi uma solução profissional a começar que o 802.11 e TODAS AS SUAS VARIANTES incluindo o AC são para uso INDOOR ou seja, confinado dentro de casas e edifícios. O uso outdoor desta tecnologia traz todos os problemas que todo o dono de provedor que preze pela qualidade conhece.

    Ai surgiram as duas empresas (UBNT e MK) e focaram nisso. A UBNT revolucionou SIM com equipamentos POE, instalação e configurações rápidas e fáceis e etc. Todo mundo cresceu, ganhou dinheiro, expandiu e etc. Até ai tudo bem.

    O slogan de "Connecting Everyone, Everwhere" realmente tem que continuar pois ele apenas CONECTA. Não conecta com qualidade, não conecta com bandas altas e continua com os mesmos problemas que sendo repetitivo conhecemos.

    A UBNT fez aquele "case" com a Sling Broadband de Miami com numeros imensos: 5000 Nano, 3000 Rockets e etc. Pesquise 2 minutos no google sobre o serviço da Sling e veja a QUANTIDADE IMENSA de reclamações que essa empresa tem bem como a quantidade de criticas dos usuários a problemas relacionados com desempenho dos equipamentos UBNT.

    Zucchi, onde você quer chegar?

    Quero chegar em um ponto muito simples: Uma coisa é você atender a cidadezinha ou uma aldeia no cú do mundo onde 1MB é o mesmo que 200MBPS. Outra é atender e concorrer de igual para igual em uma grande cidade.

    Da mesma forma que a Sling tem problemas imensos em MIAMI (tanto que ela vem substituindo por fibra sua rede) nós temos problemas para acompanhar as operadoras. Não conseguimos NEM acompanhar o ADSL2, quem dirá as novas redes de FIBRA que vem por ai.

    Ai veio o AC e todo o estardalhaço de mercado com ele eeee...?

    I L U S Ã O !

    AC não passa de ilusão. Mais caro com pouca coisa de diferença. Com CPE de VSWR PIOR do que a linha anterior. Que evolução é essa? A UBNT pode estar fazendo um software lindo e maravilhoso com 200 mil funções diferentes e etc, porém, não passa de ilusão. Não passa de algo que o mercado PROFISSIONAL faz bem antes de 2006 e que a linha AC vai continuar NÃO fazendo em 2014/2015 para frente e avante. É um protocolo que NÃO foi feito para fazer o que faz.

    Por que não gastar tempo e dinheiro desenvolvendo algo REALMENTE com foco no uso outdoor? Pq não um equipamento mais robusto e com maior throughput possivelmente utilizando protocolo WIMAX ??? Séria o Sonho de qualquer um e ela venderia como agua.

    Digo isso pelo simples fato:

    Os famosos Motorola Canopy fazem 1GPBS por POP desde 2006.

    Os irmãos mais novos dele - a linha EPMP 1000 - da Cambium Networks (que adquiriu a linha Canopy da Motorola) fazem 1,5 GBPS por POP com sincronização por GPS, 120 assinantes por SETOR com 200mbps de throughput com canal de 40mhz. Seleção automática de frequência e troca das mesmas sem que o cliente tenha quedas. UBNT e MK faz isso? Não...

    Em uma célula de 2km com EPMP, você atende 88 clientes de 25mbps de down por 10mbps de up...

    Possibilidade de fazer QoS nativamente em cima do equipamento, latência de 15ms praticamente fixa (são raríssimas as oscilações deste equipamento) dentre tantas outras coisas. Poderia dedicar horas puxando o saco deste equipamento (cujo qual possuo em minha rede) mas vou parar.

    Até hoje não entendi o que a UBNT quis fazer com o GPS em cima do Rocket. Hora... já não existe o AIRMAX (que é o TDMA)? Para que o GPS? Para corrigir um erro no Airmax?

    Peguei aqui 1 par de SXT AC e um par de 921AC e digo: Se arrependimento matasse eu não estaria escrevendo para vocês hoje

    (ainda não peguei os Rocket AC mas quero testa-los)



  3. Zucchi, o Canopy ( hoje Cambium) tem alguma versão que seja compatível com o que já está instalado e sendo usado?
    Antes eles eram de protocolo proprietário, o que pode impedir uma expansão se pensarmos em acessos diretos com equipamentos móveis.

  4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Zucchi, o Canopy ( hoje Cambium) tem alguma versão que seja compatível com o que já está instalado e sendo usado?
    Antes eles eram de protocolo proprietário, o que pode impedir uma expansão se pensarmos em acessos diretos com equipamentos móveis.
    Vc se refere a questão se é compatível com UBNT e Mikrotik ?

    Eu vi que na ultima firmware que subi nos meus ele tinha um modo "WIFI" mas confesso que não perguntei ainda para nenhum especialista nem para o pessoal da Cambium para o que ele serve pois ele não tinha esse modo até a versão 2.3, tão pouco a segunda porta ETH do equipamento estava liberada.

    Pesquisando agora encontrei a seguinte matéria:

    http://www.prnewswire.com/news-relea...279116121.html

    O que entendo é que ele passa a operar no modo Wifi 802.11 - desde que protocolos como Airmax, NV2, Nstreme - estejam desligados, porém, a beleza do equipamentos é o protocolo proprietário da Cambium e sua integração com as bases com GPS. Mas para uma migração "sem correria" é o ideal.

    Vou passar um e-mail para a Adriana da Cambium perguntando sobre. Assim que ela me responder, posto aqui.

    Pode me cobrar.



  5. Olá! Ótimo post!

    Você saberia me informar quanto custa um rádio para colocar no cliente? Eles ainda vendem licença por velocidade?

    Cada rádio colocado na sua torre, consegue atender em média quantos clientes?

    Obrigado!
    Fabricio






Tópicos Similares

  1. Enlace usando Netbox5 Rb 911g-5hpacd-nb Dual 802.11ac
    Por warllock01 no fórum Mikrotik
    Respostas: 16
    Último Post: 05-01-2017, 16:36
  2. Respostas: 1
    Último Post: 09-04-2016, 12:23
  3. QUE VENHA O 5G Wifi, 802.11ac !!!!!!!!!
    Por sidicol no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 23-03-2012, 17:47
  4. Respostas: 7
    Último Post: 13-12-2009, 10:48
  5. a versão do squid 2.4 em alguns segundo stop
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 15-05-2003, 07:50

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L