Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Estou com problema de interferência em uma de minhas torres devido a roteadores wifi das casas na cidade, trabalho na polarização vertical e gostaria de saber se eu mudar meus painéis 2.4ghz para horizontal e mudar as grades nos clientes tbm(claro) irei resolver meu problema?? ou seja os roteadores trabalham na polaridade vertical?

2. Mas só escanear um monte de SSID não é necessariamente um problema, a etapa de RF tem capacidade de separar isso.
    Ela só vai ficar com desempenho reduzido se for muito dado pra separar, e muito dado só existe com rede cheia, tipo 30 clientes simultaneos num hardware meio defasado tipo Bullet M2, RB com cartões antiquados tipo XR2, EMP8602 ou mesmo R52H (R52-350).

Mudando a polarização você teria um rejeito de uns 30dB nos sinais, mas lembra que a maioria dos roteadores tem antena na vertical mas anteninhas de 2 ou 3dBi tem emissão toda torta e escrota, se alguém faz a gigante besteira de meter 700mW em anteninha de 2dBi não adianta virar polarização que vai escanear igual.

Enfim, ajudar ajuda, mas se está com baixo desempenho sua rede deve ter outros problemas, poluição por roteador de mesa só é problema quando se usa setorial aberta demais (Tipo 120º), cpe aberta demais (60º pra um sistema que devia ser direcional é exagero), datarates altos, ack time baixo, essas coisas.

Está usando equipamento B/G? Se sim, que tal testar G com canal de 10MHz em datarate alto? Algo tipo marcar datarate de 24M ou 36M e usar canal de 10MHz (que na prática vai significar 12M e 18M respectivamente), deve permitir a mesma sensibilidade que B a 11M.
    Está usando equipamento B/G/N? Que tal testar N com canal de 10MHz? Algo tipo MCS3 (26M) ou MCS4 (39M), que com canal de 10MHz vem a ser datarate de 13M e 19,5M respectivamente.
    Se vende bandas maiores (Em 2,4Ghza não se vende nada mais que 1Mbps)

Porque 10MHz? Porque permite sensibilidade melhor que 20MHz, e pega só metade dos pacotes de cada conexão padrão de roteador domestico, não pegando todas as portadoras fica mais fácil pra etapa de RF isolar o que é útil e inútil.
    10MHz é gambiarra, mas AS VEZES é o único jeito. SE não houver problema de ruido não tem motivo pra usar 10MHz e deve usar 20MHz.

Só teria que ver bem se alguns hardwares usados na sua rede (CPE's de clientes ou roteadores) não aceitam canal de 10MHz, acho que só firmware capado não escaneia, firmware domestico, a maioria escaneia e conecta sem problemas.

3. Pois então utilizo r52hn, estou migrando para 5.8ghz porém ainda quero deixar parte dos clientes em 2.4ghz e para isto precisaria que melhorasse e voltasse a passar 4 megas como antigamente, nao tenho interferencia de concorrentes meu problema acredito ser somente dos roteadores e passando para horizontal creio que eu resolveria isto com pouco dinheiro... será que vale a pena tentar?

4. Mas está usando B?
    Se for G, tem que ver sinal, ele é sensível demais a cliente com sinal baixo.

Alias... se for B tem que ver sinal também, o CCQ de todos os clientes está bom? Se tem 2 ou 3 com CCQ baixo tipo 50%, derruba eles e veja se no geral não melhora. Cliente sem visada, com sinal cehgando por reflexo em em conexão sem zona de fresnel limpa, faz muito reenvio de pacote, consome muito tempo da etapa de RF, atrapalha a conexão dos outros.

Acho mais fácil uns clientes seus estarem com sinal ruim te atrapalhando do que os roteadores de mesa da vizinhança. Veja como está o CCQ dos seus clientes, e se não tem clientes demais.
    (Antigamente com pacotes de 300Kbps uma rede B ia bem, hoje o consumo aumentou, se vender 300Kbps ainda presta, mas deve estar vendendo pacotes maiores, pra manter a qualidade tem que reduzir o limite de clientes por cartão.

R52HN aceita modo N, em MCS3 dá pra pendurar uma duzia com sinal -70 tranquilo, sem degradação, com uns 6 ou 7Mbps de trafego agregado. Mas só ter sinal -70 não basta, tem que ser sinal direto, sem obstrução na zona de fresnel,

5. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas só escanear um monte de SSID não é necessariamente um problema, a etapa de RF tem capacidade de separar isso.
    Ela só vai ficar com desempenho reduzido se for muito dado pra separar, e muito dado só existe com rede cheia, tipo 30 clientes simultaneos num hardware meio defasado tipo Bullet M2, RB com cartões antiquados tipo XR2, EMP8602 ou mesmo R52H (R52-350).

Mudando a polarização você teria um rejeito de uns 30dB nos sinais, mas lembra que a maioria dos roteadores tem antena na vertical mas anteninhas de 2 ou 3dBi tem emissão toda torta e escrota, se alguém faz a gigante besteira de meter 700mW em anteninha de 2dBi não adianta virar polarização que vai escanear igual.

Enfim, ajudar ajuda, mas se está com baixo desempenho sua rede deve ter outros problemas, poluição por roteador de mesa só é problema quando se usa setorial aberta demais (Tipo 120º), cpe aberta demais (60º pra um sistema que devia ser direcional é exagero), datarates altos, ack time baixo, essas coisas.

Está usando equipamento B/G? Se sim, que tal testar G com canal de 10MHz em datarate alto? Algo tipo marcar datarate de 24M ou 36M e usar canal de 10MHz (que na prática vai significar 12M e 18M respectivamente), deve permitir a mesma sensibilidade que B a 11M.
    Está usando equipamento B/G/N? Que tal testar N com canal de 10MHz? Algo tipo MCS3 (26M) ou MCS4 (39M), que com canal de 10MHz vem a ser datarate de 13M e 19,5M respectivamente.
    Se vende bandas maiores (Em 2,4Ghza não se vende nada mais que 1Mbps)

Porque 10MHz? Porque permite sensibilidade melhor que 20MHz, e pega só metade dos pacotes de cada conexão padrão de roteador domestico, não pegando todas as portadoras fica mais fácil pra etapa de RF isolar o que é útil e inútil.
    10MHz é gambiarra, mas AS VEZES é o único jeito. SE não houver problema de ruido não tem motivo pra usar 10MHz e deve usar 20MHz.

Só teria que ver bem se alguns hardwares usados na sua rede (CPE's de clientes ou roteadores) não aceitam canal de 10MHz, acho que só firmware capado não escaneia, firmware domestico, a maioria escaneia e conecta sem problemas.
    Duas omni de 15dbi perto uma da outra?

Tópicos Similares

1. Dúvidas quanto o Star-OS .
    Por hawk23 no fórum Redes
    Respostas: 20
    Último Post: 25-12-2005, 17:07
  2. Respostas: 3
    Último Post: 30-05-2005, 12:14
  3. Dúvida quanto a porta 8080!
    Por luiz_nando no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 01-04-2005, 10:41