Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Boa noite pessoal,

    Estou com uma dúvida aqui e preciso da colaboração de vocês.

    Possuo uma torre de 10 metros instalada no prédio de 3 andares de minha mãe onde se recebe internet da minha casa através de uma STX, desço com um cabo UTP até um roteador intelbrás WRN 240i ( Esse está no AP de minha mãe ) onde distribuo conexão cabeada para 3 apartamentos;

    Agora surgiu 2 clientes próximo a esse prédio e não dá para atender com a torre que fica localizada na minha casa, pois não tem vista limpa.

    Coloquei um groove 52Hpn em modo station + painel setorial wirelink nesta torre do prédio de minha mãe e desci com um cabo UTP até uma das portas LAN do roteador WRN 240i, coloquei a CPE no cliente e nada, nada mesmo...

    O que será que esqueci? Tenho uma roteboard RB 750 parada aqui, tem ela utilidade nesse esquema ?

    Não sei se fui bem claro... Mais o não entendimento de vocês fará com que eu explique melhor, por isso colocarei algumas imagens para tentar deixar bem claro.

    Abaixo segue umas imagens de como está configurado o WRN 240i:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	259
Tamanho: 	109,6 KB
ID:      	56740Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	994
Tamanho: 	133,8 KB
ID:      	56741Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	149
Tamanho: 	115,0 KB
ID:      	56742Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	147,5 KB
ID:      	56743Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	129,2 KB
ID:      	56744Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	140,4 KB
ID:      	56745

  2. Trate os roteadores como AP e cliente.
    O modo "station" do Groove é o modo cliente, no modo cliente você usa ele como seu pc ou smartphone, usa ele pra se conectar numa rede que está transmitindo um SSID.

    O WRN240 está como AP, ele está transmitindo um SSID dentro da sua casa.

    A rede wifi do seu WRN240 não tem NADA a ver com a red wifi que DEVIA ser criada no Groove.

    Se é pro Groove transmitir (Pra que a CPE no cliente escaneie e conecte) tem que colocar ele no modo de operação AP (Acess Point). Definir um SSID (DIFERENTE do SSID no seu WRN240, a rede wifi de um não tem nada a ver com a rede do outro, o que há entre eles é um cabo ethernet, o roteador SEPARA ethernet de wifi), selecionar frequencia (2412, por exemplo), datarates na aba datarate (18M, 24M, digamos, não sei que distancias quer atingir e que trafego que ter, ou tem distancia grande ou tem trafego grande, um é inversamente proporcional ao outro), aí sim a CPE irá escanear o SSID desse Groove e poderá conectar.

    Groove é complicado, pra configurar senha precisa ir na aba Security Profiles e cria um perfil com senha wpa2 tkip aes, só assim terá rede com senha.

    Se comprou um Groove A52HPN com licença level3 (No Winbox vai em System > Licences, lá tem o level, é 3 ou 4) terá que criar colocar a parte wireless em modo Bridge, nesse modo só 1 cliente pode conectar, aí terá que ir no + e criar um VirtualAP (Com SSID diferente) pra cada novo cliente que for conectar. Se for licença level4 põe no modo AP BRIDGE e configura nome, canal, datarates, potencia, segurança, e pronto.

    Enfim, a configuração do WRN240 não tem nada a ver com a do Groove. Se é o Groove que está ligado no painel setorial é ele que você tem que configurar, Mikrotik é meio trabalhoso aprender (Pra que nunca mecheu com redes (Crimpar cabo não é mecher com rede, é serviço de pedreiro) é muuuuito complexo), dá uma googlada por "custo mikrotik", apostila mikrotik, ou mesmo no Youtube se preferir video-aulas, terá que configurar seu Groove como AP pra que a CPE de seus clientes conecte no Groove.

    (Mesmo que fosse um Bullet M2 ao invez do Groove, teria que configurar o Bullet M2 como AP, configurar SSID, potencia, datarate, enfim, seja lá qual for o AP, não importa se tem 10 AP's ligados via cabo, a rede via cabo não tem nada a ver com a rede wifi, é como você ter um receptor de parabolica ou TV via satelite, se a imagem sai do receptor e vai pra uma TV de tubo, pra uma TV LCD, pra uma TV LED, isso não tem nada a ver com a antena lá fora, o receptor pega uma rede (Via satelite, por RF igual wifi) e "converte" pra um tipo de sinal que as TV's entendam, o fato de conectar no satelite A ou no satelite B não tem nada a ver com o tipo de TV usada, ou o tipo de TV usada não te obriga a conectar nesse ou naquele satelite, sempre que tem interfaces diferentes pode ter certeza que existe isolamento.



  3. Bom dia Rubem,

    Meu groove é o modelo 52Hpn ( licença level 3 )...

    No caso terei que colocar ele em modo bridge e criar os AP's Virtuais para cada novo cliente ?

    Assim:

    Ele recebe o sinal de internet via cabo do meu WRN240i, ai eu configuro ele em modo bridge para transmitir em wireless esse sinal recebido via cabo ? Ai crio para cada novo cliente um AP virtual ?

    Posso testar isso mais tarde e depois te passar o resultado se funfou bem ou não...

    A configuração do groove é basicamente essa do link abaixo ?



  4. Não tenho como ver vídeos (Nem tempo), mas é isso, se é level 3 coloca em Bridge, no SSID "inicial" você conecta um cliente, e pra cada novo cria um VirtualAP, pra cada VirtualAP você só pode configurar SSID, então a configuração inicial de canal, datarate, e potencia, vai valer pra todos.

    Vai ter que criar uma bridge também, e atribuir endereço pra ela, isso deve estar no vídeo. Se não achar video específico sobre o Groove, busca por coisa tipo mikrotik rede bridge, mikrotik configuração wireless, termos mais genericos, porque o routerOS de um Groove L3 é igual uma RB433, ou um SXT, ou qualquer produto da Mikrotik com licença level3.



  5. Boa noite,

    Mexendo e configurando aqui a RB750 que disse ter, deixei ela 100% funcionando com PPPOe... Criei os profiles, planos, etc.

    Criei um discador aqui no meu notebook ( windows ) de acordo com o login e senha que cadastrei na RB750... A RB possui licença level 4, como consegui configurar ela todinha em PPPOe e esta funcionando aqui a net em meu note, queria agora usar o groove 52Hpn level 3 + painel setorial wirelink conectada a ela ( RB ) para transmitir um sinal wifi que deverá ser criado pelo groove né isso ?

    Pergunto: Tem como fazer isso ?

    Lembrando que a RB está conectada ao roteador WRN240i via cabo e tudo funcionado legal.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 9
    Último Post: 25-11-2014, 06:14
  2. WOM 5000 + Roteador intelbrás WRN 240i
    Por isac13 no fórum Intelbras
    Respostas: 3
    Último Post: 19-11-2014, 14:41
  3. Respostas: 0
    Último Post: 19-03-2014, 11:19
  4. Groove 52hpn 600mhz alguem usa ou ja usou??
    Por leonardotcnet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 09-03-2014, 23:30
  5. Roteador intelbras wrn 240 + tp link wa7510n
    Por gugubomba no fórum Intelbras
    Respostas: 5
    Último Post: 08-03-2014, 10:59

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L