Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Se eu fixar o data rate do ap em 120mbs por exemplo, ele só vai conectar os clientes a 120mbs ou aceitaria conexão inferior?
    Pretendo fixar o data rate em um ponto de acesso porém tenho um cliente com sinal péssimo, os outros estão com sinal bom somente um com sinal ruim se eu fixar o rate em 120mbs como disse, esse cliente de sinal baixo poderia conectar em data rate menor ou no caso ele nem vai conectar?

  2. @Arthur Bernardes;

    @
    delegato;
    Você pode conferir a tabela de MCS aqui:
    www.mcsindex.com

    Como isso funciona, o MCS define a modulação que o rádio irá transmitir.
    Quanto maior a modulação mais fácil de perder dados no caminho, a constelação fica muito grande.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3gfigure3-2.gif
Visualizações:	264
Tamanho: 	3,4 KB
ID:      	56804

    Veja que quando falamos em transmitir, estamos falando do seu respectivo TX!
    Então, basicamente cada rádio só controla seu TX, sua transmissão.
    Pensando em um cenário onde você geralmente tem um download no cliente maior que upload, você pode deixar um MCS maior no equipamento que envia o download ao cliente ou seja, na torre e no cliente pode deixar um MCS menor..

    Para poder te ajudar melhor, compartilhe conosco:
    Qual equipamento usa na torre e qual usa nos clientes?
    Quais planos você vende;
    Quantos clientes tem conectado nesse painél hoje;
    Qual MCS atual;
    Qual largura de canal;
    Potência no cliente e na torre;

    Att.



  3. Aqui mais um feliz após não usar modo auto nos clientes:
    https://under-linux.org/showthread.p...436#post737436

    O resumo que dou é: Não ESPERE que o modo auto funcione. Se ele funcionar seja feliz, mas se tiver problemas TESTE configurações manuais.

    Seja lá qual datarate selecionar (26M, 59M, 120M) o cliente de pior sinal vai consumir tempo de processamento do radio, vai dar uma piorada na conexão dos outros. O "quanto" vai atrapalhar depende da capacidade de processamento e da quantidade e qualidade das conexões.
    Mas o cliente de pior sinal também será penalizado, ele vai perder pacotes (Se tiver sinal insuficiente) mas o radio da torre não pode ficar atendendo só ele, tem outros clientes, e o CCQ dele vai cair (Porque o pass throughput cai).

    Um cliente sozinho com sinal -80 consegue digamos 20Mbps num datarate, se colocar ele ao lado de 10 clientes com sinal -65 esse mesmo cliente vai conseguir 2Mbps e olhe lá.

    Pra cliente desequalizado acho que não tem configuração mágica.
    Eu insisto no uso de datarate baixo pra que você possa limitar a potencia dos clientes proximos, de modo que TODOS fiquem com sinal "baixo", equalizados em digamos -75 ao invez de ter 5 com -45, 5 com -50, 10 com -65 e só 1 com -75.

    120M é datarate de 40MHz, isso? Lembra que 20MHz tem 10dB a mais de sensibilidade, e um MCS10 tem MAIS 10dB a menos (Portanto é melhor) de sensibilidade que MCS15, sem falar que MCS10 exige SNR uns 5dB MENOR (Portanto é melhor) que MCS15. Ou seja, comparando 40MHz com MCS15, se mudar pra 20MHz com MCS10 você pode ter sinal 25dB mais baixo! (Um precisa -50, outro precisa só -75, pra que todos tenham algo tipo -75 é só reduzir a potencia dos clientes proximos (Habilitar acesso via wan é fundamental nessa hora).

    Se o cliente tem sinal ruim e ele nem precisa tanta banda, testa setar o TX rate dele pra MCS0, vai permitir um pass trhoughput de uns quase 2Mbps mesmo com sinal -80. TESTE um acktime (Nele, não na torre) de uns 50uS ou mais. Isso vai "desperdiçar" o espectro? Vai, mas o desperdício será muuuuuito menor do que um MCS12 em 40MHz PERDENDO 30% dos pacotes, reenviando esses 30% as vezes 3 vezes! Isso sim é um grande desperdício, cria retrabalho pra torre, trabalho que deveria estar sendo dividido igualmente por todos os clientes.
    (O cliente vai subir o ping de digamos 4-60ms pra um ping fixo de uns 10ms, se o plano for de uns 5 ou 6M de download esses 2M de passtrhoughput trafegarão broadcast suficiente pra uma taxa de download dessa, não vai atrapalha a navegação ou download do cliente, e não causar transtorno na rede)

    Você sempre tem um conexão desequalizada. Torre a MCS12 com 19dBm com antena de 21dBi, são 40dB EIRP (Limite legal, respeitem ele!), já o cliente tem NS Loco que em MCS12 tem 22dBm de maxima (Mas na torre tem que ERRONEAMENTE use o maximo do modo, isto é, uns 25dBm, resultando em 45dB EIRP), com a anteninha de 8dBi você chega só em 30dBm EIRP, ou seja, tem 10dB a menos de poder de transmissão que a torre, não tem como a CPE receber sinal a -70 e responder de modo que a torre receba -70, nesses casos a torre recebe uns -75, que é insuficiente pra MCS12 (Vejam datasheet, o datasheet existe pra ser lido, e as sensibilidades e potencias estão no datasheet porque são dados IMPORTANTES pra OTIMIZAR as redes, lembrem de aplicar um SNR necessario pra cada datarate, cada datarate tem SNR mínimo diferente, MCS0 roda com SNR de uns 6dB, MCS7 (Ou MCS15) precisa SNR de quase 30dB!))

    Se todos os clientes tem sinal (cliente>torre) suficiente pode usar MCS15 pra todo lado, mas quem tem todos os clientes entre -45 e -55? Quem tem tá de parabens, mas o que vejo é sempre post com prints mostrando clientes a -75, isso não dá certo pra datarate tão alto, datarate alto EXIGE sinal alto e não tem como contornar isso. Se não tem como melhor nível de sinal, então não pode usar aquele datarate.

    É quenem você escrever uma "carta" (Livro, texto) de 5 mil páginas, embalar ela e tentar jogar ela pro outro lado de um rio de 20m, você não tem força pra transmitir esses dados nessa distancia, é muito peso, vai cair no meio, na beirada e molhar (Metade vai ficar ilegível). Ou você arranja alguém mais forte, ou você divide esses dados em pacotes menores de 100 folhas cada e faz 50 jogadas menores que você consegue com sua força, ao invez de um pacotão que você não consegue.

    Não tem como brigar, se tem sinal -75 não dá pra usar MCS15, ou arranja coisa mais forte (Antena, etapa de RF), ou baixa o datarate.

  4. Obrigado pelas dicas, no caso aqui não tem como passar em todos os clientes para deixar o data rates em manual.

    De qualquer sorte, eu fiz foi baixar o rate do ap, deixei o canal em 20mhz não houve melhor de sinal chegando no ap, e diminuiu para metade o tráfego nos clientes.

    Deixei o data rate do ap mais baixo voltei para os 40mhz melhorou um pouco, já que não tenho planos altos, no máximo 3Mbs.



  5. Quando altera o datarate ou largura de canal o que muda é só a sensibilidade, não muda o nível do sinal.

    Se tem -65 vai continuar com -65, o que muda é que com canal de 40MHz a sensibilidade do hardware é de digamos -75, e com 20MHz a sensibilidade é digamos -85. Onde tinha só 10dB de SNR passa a ter 20dB de SNR.

    Se já tinha SNR suficiente, realmente não vai fazer diferença.

    Mas a grande diferença acho que só é bem visível quando baixa o datarate nos clientes, comparado a usar o datarate maximo. No datarate maximo as CPE's comuns tem limite grande de potencia, baixando o datarate a potencia no modo auto aumenta, aí sim se vê mudança no nível de sinal.

    Pra ver se tem SNR suficiente é só ver o CCQ, se tem digamos -65 e o CCQ está em 80% com MCS5, baixa pra MCS4 e verá o mesmo nível de sinal, mas o CCQ subirá pra uns 95%, porque com datarate menor a sensibilidade é melhor e o SNR requerido diminui um pouco.






Tópicos Similares

  1. Dúvida na criação de partições do Trustix 3.0
    Por roggy no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 24-06-2005, 16:03
  2. Dúvida na implementação de um anti-virus para e-mail
    Por TiagoCruz no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 31-08-2004, 13:59
  3. Duvida na configuracao de um servidor ldap
    Por Zeh no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 29-06-2004, 08:47
  4. Duvida na instalação de um Servidor de Correio
    Por Elvis no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 14-05-2003, 08:06
  5. duvidas na configuração de email
    Por pensador-ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 19-10-2002, 09:44

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L