Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Galera boa tarde

    Preciso saber da experiência de vocês com relação a problemas com mikrotik e ubiquiti com relação ao tempo que demoram a apresentar o primeiro problema que gera tanta dor de cabeça.

    Ou seja, se comprarem ambos novos neste exato momento, em quanto tempo vocês acham que apresentará qualquer um dos problemas insolúveis que vejo o pessoal aqui com tanto desgosto..??

    E por favor coloquem detalhes pra mim como por exemplo, se dão problema ao conectar o unt com mk por cabo de rede. Ou vice e versa. E se compraram py ou original.

    Estou coletando informações para fazer uma base estatística.
    Assim saberei de qnt a qnt tempo terei que trocar meus equipamentos, antes que apresentem falhas. Principalmente em datas mais complicadas que a manutenção se complica, poderia já ir trocando antes.

    Obrigado pela colaboração

  2. RB estufa capacitor dependendo da temperatura. Se a caixa hermetica for preta deve estufar mais cedo. Mas com caixa hermetica cinza ou bege tive capacitores estufando em RB depois de 4 a 5 anos, seja RB433, 600, 800, ou mesmo 133. 4 anos dá 35 mil horas, é pouco pra estufar capacitor, o que quer dizer que as RB's dentro de caixas hermeticas passam dos 70ºC quando tem sol forte!

    UBNT só "perdi" pra tempestades, por falta de aterramento ou para-raios. Ela usa VRM diferente, não ví problema por tempo ainda (Só tenho a 4 anos) tipo mosfet alterando rds_on ou capacitor estufando.


    Componente eletronico em geral tem vida que depende da temperatura, dependendo da incidencia de sol na caixa hermetica ou equipamento (Rocket na lateral da torre versus "escondido" atras/debaixa de um rocket dish ou setorial basestation, dependendo do angulo e região do país ele pode ficar sem sol por 330 dias do ano. E outra posição pode receber sol todos os dias do ano, isso muda muito a durabilidade dos componentes. Mas componente fala em vida útil em temperatura tipo 60ºC geralmente em numeros tipo 50 mil horas, 80 mil horas, não são produtos descartáveis tipo roteadore de mesa, com capacitores pra algo tipo 20 mil horas a 60ºC, e... 15 mil horas é menos de 2 anos.



  3. outro fato que pode interferir na vida util do equipamento e a qualidade da rede elétrica, a fonte que alimenta os equipamentos, cabos. umidade

  4. Pelo que percebi, a intenção desse levantamento estatístico seria para elaborar um Plano de Manutenção Preventiva baseado no MTBF (Tempo médio entre falhas) dos equipamentos, não e isso?

    Também já pensei em fazer algo parecido, entretanto, constatei a mesma coisa que o Rubem colocou. Na realidade são muitas variáveis envolvidas e a conclusão que eu cheguei é que a melhor opção é adotar a manutenção Preditiva, onde um servidor de monitoramento analisa o funcionamento dos rádios e quando detectar algum funcionamento fora do normal, procedemos a manutenção ou troca do equipamento.

    Realizar a manutenção preventiva com base unicamente no tempo de utilização não será tão eficiente, ocorrerão muitos casos em que um equipamento em bom estado foi substituído e outros casos em que a vida util se esgotará antes da tempo previsto.

    Portanto, minha opinião é de que trabalhar na estruturação de um bom servidor de monitoramento te dará melhores resultados.



  5. É, vocês chegaram bem perto, mas pergunto isso considerando que vocês também citem as melhores condições da alimentação, se os equipamentos alimentados pela rede elétrica ou pelo sistema autônomo de energia como placas fotovoltaicas, informando qual seria menos propensos a causar danos nos equipamentos, por exemplo. E também as condições climáticas, se é em período muito quente, muito frio ou chuvoso.
    Mas meu objetivo com isso não é apenas ter uma previsão de problemas por tempo de uso do equipamento e fazer a prévia substituição. Tenho um projeto que pode ser muito útil, mas preciso de levantar esses dados para melhor adaptar meu projeto.
    O que puderem contribuir agradeço muito.






Tópicos Similares

  1. problemas com o mikrotik
    Por proecommerce no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 07-02-2010, 01:41
  2. Problema com DHCP - Mikrotik seria solução?
    Por otavioacosta no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 21-01-2009, 14:25
  3. Problemas com Bridge Mikrotik
    Por plugnow no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 19-05-2008, 09:13
  4. Problema com o mikrotik
    Por dasilvawinck no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 02-10-2007, 21:25
  5. Respostas: 2
    Último Post: 28-03-2007, 15:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L