+ Responder ao Tópico

1. Andrio,

Fazer o ASN sair por um link é fácil (sair = upload). Basta fazer um filtro de IN nesse fornecedor, selecionando por AS-PATH, e aplicar um localpref maior. Esses e outros macetes (vou fazer um merchã) eu ensino no meu treinamento de BGP

Att,

2. Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Andrio,

Fazer o ASN sair por um link é fácil (sair = upload). Basta fazer um filtro de IN nesse fornecedor, selecionando por AS-PATH, e aplicar um localpref maior. Esses e outros macetes (vou fazer um merchã) eu ensino no meu treinamento de BGP

Att,
    @uesleycorrea, caso se utilizasse da forma que expliquei com prepend, tornando um link "ruim" e outro "bom" e ao invés de utilizar PREFIXO, usar AS-PATH funcionária da mesma forma correto?

Veja abaixo:

OPERADORA SEM PRIORIDADE! (NÃO QUERO QUE PASSE POR LA)

---Matchers---
    Chain: in (entrada) - recepção de prefixos

---Actions---
    Action: Accept

---BGP---
    BGP AS Path: 65535

---BGP Actions---
    Set BGP Prepend: 3

-----------------------------------------

OPERADORA COM PRIORIDADE! (SÓ VAI PASSAR POR LA)

---Matchers---
    Chain: in (entrada) - recepção de prefixos

---BGP---
    BGP AS Path: 65535

---Actions---
    Action: Accept

---BGP Actions---
    Set BGP Prepend: 0
    -----------------------------------------

3. @alissonx, se você fizer o que propôs em cima, vai piorar o download. Prepend influencia diretamente no download. O sair, na linguagem de bgp, relacionado a tráfego, é correlato a upload (do ponto de vista do roteador, o tráfego que sai dele para a Internet, é upload). Nesse caso, um localpref resolveria, porém, jogaria TODO o tráfego para cima do circuito com maior localpref. A minha proposição é de aumentar o localpref SOMENTE para o AS-PATH solicitado. Nesse caso, teria preferência de upload para esse circuito informado.

Espero ter sido claro . Novamente merchã, rs. Esses conceitos de BGP são ensinados (independentemente de plataforma) em meu treinamento de BGP (que por ser necessário uma solução para os labs, é usado o VyOS). Temos turmas agendadas em Fortaleza, Porto Alegre e em breve em Salvador.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_FORTALEZA - Cópia.png
Visualizações:	90
Tamanho: 	1,32 MB
ID:      	56901Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TREINAMENTOS_PORTO_ALEGRE (1).png
Tamanho: 	1,03 MB
ID:      	56902

4. Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    @alissonx, se você fizer o que propôs em cima, vai piorar o download. Prepend influencia diretamente no download. O sair, na linguagem de bgp, relacionado a tráfego, é correlato a upload (do ponto de vista do roteador, o tráfego que sai dele para a Internet, é upload). Nesse caso, um localpref resolveria, porém, jogaria TODO o tráfego para cima do circuito com maior localpref. A minha proposição é de aumentar o localpref SOMENTE para o AS-PATH solicitado. Nesse caso, teria preferência de upload para esse circuito informado.

Espero ter sido claro . Novamente merchã, rs. Esses conceitos de BGP são ensinados (independentemente de plataforma) em meu treinamento de BGP (que por ser necessário uma solução para os labs, é usado o VyOS). Temos turmas agendadas em Fortaleza, Porto Alegre e em breve em Salvador.

E São Paulo? Tem previsão?

5. Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    @alissonx, se você fizer o que propôs em cima, vai piorar o download. Prepend influencia diretamente no download. O sair, na linguagem de bgp, relacionado a tráfego, é correlato a upload (do ponto de vista do roteador, o tráfego que sai dele para a Internet, é upload). Nesse caso, um localpref resolveria, porém, jogaria TODO o tráfego para cima do circuito com maior localpref. A minha proposição é de aumentar o localpref SOMENTE para o AS-PATH solicitado. Nesse caso, teria preferência de upload para esse circuito informado.

@uesleycorrea concordo, porém a dúvida do amigo la em cima, era pra passar totalmente upload/download por um determinado link.

Por exemplo ASN 65535 192.168.0.0/20, recebo esses anúncios pela Operadora A e B.

Porém quero sair somente pela B, simplesmente seria piorar o link da operadora A (com maior prepend/ sem localpref) e melhorar o link da operadora B (sem prepend, com maior localpref), dessa forma não funcionaria também?

Tópicos Similares

1. NV2, AP e Clientes, Postem suas experiências
    Por klabundee no fórum Mikrotik
    Respostas: 25
    Último Post: 19-09-2017, 10:24
  2. Respostas: 19
    Último Post: 27-04-2017, 14:54
  3. micro-setorização ideias !! postem suas opiniões
    Por carloshenriquedj no fórum Redes
    Respostas: 26
    Último Post: 15-11-2014, 12:16
  4. Tire suas dúvidas aqui !!!