Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal,
    Vou colocar aqui um tutorial de load-balance + fail-over para 2 LINK de internet e saída para clientes.
    OBS: Já deve ter algum tutorial por ai no fórum, mas é sempre bom ter mais conteúdo.
    Vamos lá.

Cenário a ser configurado.
    Código :
    Interfaces

Ether1 – LINK 1
    Ether2 – LINK 2
    Ether3 – CLIENTES

Adicionando IP as interfaces.
    Código :
    ip address add address=192.168.10.2/30 interface=Ether1 comment="********* LINK 1 *********"
    ip address add address=192.168.20.2/30 interface=Ether2 comment="********* LINK 2 *********"
    ip address add address=10.0.0.1/24 interface=Ether3 comment="********* CLIENTES *********"

Agora vamos as regras para configurar o balance.

Mangle

Essa regra é conhecida como policy router, onde estamos criando uma regra que a entrada dos clientes vai sair pela rede 192.168.10.0 ou pela rede 192.168.20.0.
    Código :
    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting dst-address=192.168.10.0/30  action=accept in-interface=Ether3
    add chain=prerouting dst-address=192.168.20.0/30  action=accept in-interface=Ether3

Aqui estamos marcando as conexões para sair e voltar pela mesma rota, evitando perda de conexões com alguns sites e ocasionando erros.
    Código :
    add chain=prerouting in-interface=ether1 connection-mark=no-mark action=mark-connection new-connection-mark=ether1_conn
    add chain=prerouting in-interface=ether2 connection-mark=no-mark action=mark-connection new-connection-mark=ether2_conn

Aqui vamos fazer o mark-routing, onde é capturado todo o tráfego que está indo para o próprio router, e dividir todo o tráfego entre os links.
    Código :
    add chain=prerouting  in-interface=Ether3 connection-mark=no-mark dst-address-type=!local per-connection-classifier=both-addresses:2/0 action=mark-connection new-connection-mark=Ether1_conn
    add chain=prerouting  in-interface=Ether3 connection-mark=no-mark dst-address-type=!local per-connection-classifier=both-addresses:2/1 action=mark-connection new-connection-mark=Ether2_conn

É preciso marcar os pacotes com uma própria marcação, para ele sairem e retornarem no mesmo link, também para politica de roteamento.
    Código :
    add chain=prerouting connection-mark=Ether1_conn in-interface=Ether3 action=mark-routing new-routing-mark=to_Ether1
    add chain=prerouting connection-mark=Ether2_conn in-interface=Ether3 action=mark-routing new-routing-mark=to_Ether2
    add chain=output connection-mark=Ether1_conn action=mark-routing new-routing-mark=to_Ether1
    add chain=output connection-mark=Ether2_conn action=mark-routing new-routing-mark=to_Ether2

Vamos criar roteamento agora.

Antes na regras de mangle nós criamos marcação para usar no roteamento, e logo abaixo vamos criar rota já usando marcação de roteamento criado acima.
    Código :
    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.10.1 routing-mark=to_Ether1 check-gateway=ping
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.20.1 routing-mark=to_Ether2 check-gateway=ping

Aqui vamos habilitar o fail-over, caso uma rota caia, partir para segunda rota que é calculado na distance, isso acontece pois logo na regra anterior habilitamos o check gateway
    Código :
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.10.1 distance=1 check-gateway=ping
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.20.1 distance=2 check-gateway=ping

Agora crie o mascaramento dos links.
    Código :
    / ip firewall nat 
    add chain=srcnat out-interface=Ether1 action=masquerade
    add chain=srcnat out-interface=Ether2 action=masquerade

Obs: Espero ter ajudado alguém, alguma dúvida pergunte que vamos respondendo na medida do possível para todos ter conhecimento dessa configuração e implantar em seu provedor ou empresa.

Att.

Everton Luigi

OBS: Essa configuração de balance está sendo utilizado em meu cenário real, com as configurações parecidas.

2. Caso de modens em modo bridge nao precisa de failover
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3-gvt.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	190,3 KB
ID:      	56925

e neste outro pcc com servidor pppoe na mesma rb (o que recomendamos)

Nome:	         Julio_QOS.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	389,0 KB
ID:      	56926 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ballance-4 linhas.jpg
Visualizações:	108
Tamanho: 	334,1 KB
ID:      	56927

3. Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Caso de modens em modo bridge nao precisa de failover

Nome:	         3-gvt.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	190,3 KB
ID:      	56925

e neste outro pcc com servidor pppoe na mesma rb (o que recomendamos)

Nome:	         Julio_QOS.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	389,0 KB
ID:      	56926 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ballance-4 linhas.jpg
Visualizações:	108
Tamanho: 	334,1 KB
ID:      	56927
    Bela OBS, fui acrescentar o failover em meu pcc modem em bridge, e as navegações caíram imediatamente.

4. Modens Bridges nao precisa de Fail Over basca colocar check ping @JOSEVAL1

5. Só uma dúvida como já tenho um Rb 2011uias-rm para utenticar os clientes vou usasr uma 750gl para reber o meu link atual mas um outro link então essa é a dúvida;

tenho Link de 4M e vou colocar mas outro link de 5M os meus 20 clientes que tenho vão poder usar todos os 9M ou vão usar quando um cair o outro entrar? essa é a duvida.

Tópicos Similares

1. Respostas: 25
    Último Post: 26-01-2015, 13:58
  2. Tutorial Load Balance 2 links e 1 saida
    Por hdfuture no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 04-09-2008, 10:01
  3. Load Balance, link aleatório?
    Por EdilsonLSouza no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 26-04-2008, 19:33
  4. Load Balance Link dedicado + Adsl