Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, bom dia.

Tenho conhecimentos básicos no assunto então gostaria da ajuda de vocês.

Possuo NET Vírtua, 10MB. Modem Motorola.

Possuo um WOG 212 da Intelbrás, ligado ao Modem citado acima. Através do WOG 212 compartilho a Internet com os vizinhos, uso como segurança, além de senha WPA, filtro de MAC.

Tenho aproximadamente 30 clientes, estes usam seus próprios equipamentos para conectar, via wireless, o WOG 212.

Funciona muito bem até travar o Wifi do WOG 212, o que acontece com frequência, principalmente a noite. Desligo o WOG 212 e ligo e volta a funcionar. Pesquisando, a Intelbrás informa que o WOG 212 não deve ser usado como AP e sim como CPE, logo, entendi que preciso de um AP mais profissional para fazer o que foi citado acima.

Os equipamentos que eu possuo e não estão em uso são:
    • Linksys WAG 200G
    • Intelbrás WIN 240

Citei esses equipamentos pois não sei se posso fazer algo com eles que me ajude.

Estou pensando em comprar um AP outdoor, a princípio:
    • APC 2M-90 da Intelbrás (R$ 800);
    • TL-WA7210N (R$ 300);

Estou buscando:
    • Melhoria de sinal, todos os meus clientes estão satisfeitos. Exceto um novo que preciso melhorar um pouco, fica com "duas barras" de sinal de wireless no windows, indo para a porta do apartamento ficam quatro barras, ou seja, quase cheio pois são 5 barras total. Emprestei uma antena USB que ele coloca na janela, o sinal fica cheio, funcionando bem, oscilando de 3M a 7M.
    • QoS, para eu poder controlar o download e upload por cliente, hoje não tenho esse recurso e estou precisando. É possível fazer esse controle por MAC ou somente IP? Pois hoje uso DHCP e não queria ficar controlando os IPs. Ou é possível configurar qual IP o cliente irá receber através do MAC? Afinal, continuarei filtrando por MAC os clientes.

Acho que eu escrevi o que era necessário.

A diferença entre os APs que citei é de R$ 500,00! Falam muito bem do
    APC 2M-90 da Intelbrás mas achei salgado, se não tiver jeito compro parcelado. No entando este, pelo que vi, não dá para expandir com outra antena, isso não é uma desvantagem?
    O
    TL-WA7210N é bem mais barato e também possui QoS, além de poder acoplar antena. Parece que a única desvantagem é o sinal pois é de 12dbi e oAPC 2M-90 da Intelbrás é de 16dbi.
    Enfim, estou com dúvidas, aceito outras opções de AP!

Podem me ajudar em uma solução?

Muito obrigado!

2. Alguém?

3. Esse negocio de ficar usando QoS de roteador projetado pra ser cliente não dá futuro, é quebra galho pra começo de empresa, roteador de mesa e CPE é pra ambiente residencial ou soho, pra controlar consumo de meia duzia de funcionários em empresa. Provedor de internet precisa equipamento melhor.

O que mais se usa pra autenticar cliente é mikrotik nos pequenos provedores, uma RB750 vai atender 30 clientes tranquilo. Põe ela pra rotear a rede, e como AP põe algo tipo um Groove 52HN level 4, um Bullet M2 (Nunca um Bullet 2), um Rocket M2, uma RB711 2HN, ou qualquer hardware Ubiquiti ou Mikrotik. Liga eles num painel setorial, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ada-anatel-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-14dbi-120-_JM

A RB750 está uns R$ 150, um Groove Level 4 uns R$ 300, e a antena de R$ 250 fazem o preço total chegar em R$ 700, mais em conta que o APC 2M-90 e não precisa ficar nesse amadorismo de controlar cliente na propria antena.
    (QoS é pra ambiente soho ou residencial, não é jeito profissional de controlar banda)

Quando a rede crescer você coloca mais uma setorial 120º, depois mais uma, se precisar troca a RB750 por uma RB450G, se um dia partir pra 5,8GHz você aproveita o Groove ("52" porque trabalha tanto em 5GHz como em 2,4GHz) e a RB750 e só troca setorial, enfim, é equipto modular.

Configurar uma RB750 e um Groove dão trabalho, não é setup pra noob igual roteador de mesa, mas... todo trabalho pra aprender compensa, é equipto extremamente versátil (Seguir receita de bolo não ajuda, tem que aprender mesmo), dá pra tirar leite de pedra com um Groove 52hn level4 bem configurado.

Se quiser usar Bullet M2 como AP o setup é mais simples, é setup tipo roteador de mesa, bem simples configurar, mas é bom fazer a autenticação fora dele.
    (E Bullet 2 evite a todo custo, muito noob que ainda vive em 2004 recomenda essa velharia, seria como "Assiste aquele filme novo, Avatar". Bullet 2 é velharia, se achar um usado por um bom preço ok, mas comprar novo pelo mesmo preço de um Bullet M2 é bobeira. Mas Bullet M2 ainda é equipto pobre pra usar em provedor, se quiser usar Ubiquiti (Marca com setup's iguais roteadores de mesa) seria bom usar Rocket M2, é bem caro porque é equipto bem poderoso. Não reclame do preço, já montei torre de 30m com RB, 3 cartões, 3 setoriais e Airgrid como PTP em local que NEM 30 clientes teria! Precisa investir em equipto profissional)

4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Esse negocio de ficar usando QoS de roteador projetado pra ser cliente não dá futuro, é quebra galho pra começo de empresa, roteador de mesa e CPE é pra ambiente residencial ou soho, pra controlar consumo de meia duzia de funcionários em empresa. Provedor de internet precisa equipamento melhor.

O que mais se usa pra autenticar cliente é mikrotik nos pequenos provedores, uma RB750 vai atender 30 clientes tranquilo. Põe ela pra rotear a rede, e como AP põe algo tipo um Groove 52HN level 4, um Bullet M2 (Nunca um Bullet 2), um Rocket M2, uma RB711 2HN, ou qualquer hardware Ubiquiti ou Mikrotik. Liga eles num painel setorial, tipo:
    ou

A RB750 está uns R$ 150, um Groove Level 4 uns R$ 300, e a antena de R$ 250 fazem o preço total chegar em R$ 700, mais em conta que o APC 2M-90 e não precisa ficar nesse amadorismo de controlar cliente na propria antena.
    (QoS é pra ambiente soho ou residencial, não é jeito profissional de controlar banda)

Quando a rede crescer você coloca mais uma setorial 120º, depois mais uma, se precisar troca a RB750 por uma RB450G, se um dia partir pra 5,8GHz você aproveita o Groove ("52" porque trabalha tanto em 5GHz como em 2,4GHz) e a RB750 e só troca setorial, enfim, é equipto modular.

Configurar uma RB750 e um Groove dão trabalho, não é setup pra noob igual roteador de mesa, mas... todo trabalho pra aprender compensa, é equipto extremamente versátil (Seguir receita de bolo não ajuda, tem que aprender mesmo), dá pra tirar leite de pedra com um Groove 52hn level4 bem configurado.

Se quiser usar Bullet M2 como AP o setup é mais simples, é setup tipo roteador de mesa, bem simples configurar, mas é bom fazer a autenticação fora dele.
    (E Bullet 2 evite a todo custo, muito noob que ainda vive em 2004 recomenda essa velharia, seria como "Assiste aquele filme novo, Avatar". Bullet 2 é velharia, se achar um usado por um bom preço ok, mas comprar novo pelo mesmo preço de um Bullet M2 é bobeira. Mas Bullet M2 ainda é equipto pobre pra usar em provedor, se quiser usar Ubiquiti (Marca com setup's iguais roteadores de mesa) seria bom usar Rocket M2, é bem caro porque é equipto bem poderoso. Não reclame do preço, já montei torre de 30m com RB, 3 cartões, 3 setoriais e Airgrid como PTP em local que NEM 30 clientes teria! Precisa investir em equipto profissional)
    Beleza, muita informação, RS. Vou estudar. Obrigado!

5. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Esse negocio de ficar usando QoS de roteador projetado pra ser cliente não dá futuro, é quebra galho pra começo de empresa, roteador de mesa e CPE é pra ambiente residencial ou soho, pra controlar consumo de meia duzia de funcionários em empresa. Provedor de internet precisa equipamento melhor.

ou

Rubem, estou pesquisando sobre as informações que você colocou. E estou gostando muito, muito obrigado! Peço ajuda em umas questões abaixo.

Roteador:
    Achei o RB750 no ML por R$ 146:

APs:

Achei o Groove 52HN level 4 por R$ 300:

Achei o Bullet M2 por R$ 320:

Achei o Rocket M2 por R$ 380:

Não achei o RB711 2HN no ML.

Dúvida sobre os APs:

• Gostei do Groove pelo fato "52", no entanto, não sei quando e nem sei se usarei. Outro fato é a minha insegurança em relação a configuração, se essa for minha escolha, acredita que eu possa configurar? Gosto de pesquisar na Internet e sou paciente.
    • Gostei do Bullet M2 pelo fato do setup ser mais simples. Quando você diz a autenticação ser fora dele, está dizendo para o filtro de MAC, Associação IP/MAC, WPA2, QoS ser no RB750, certo?
    • Rocket M2 parece legal, pelo que eu entendi é possível colocar duas antenas, certo?
    • Ainda sobre o Rocket M2, o setup dele é mais simples? Tipo de mesa como mencionou?

Antenas:
    Pensei e acredito que precisarei de duas antenas, pois estou no meio, tenho clientes a direita e a esquerda. Estou no segundo andar, minha antena fica na direção da janela, do lado de fora. Tenho um cliente no quarto andar do meu bloco e outro no quarto andar do bloco a esquerda. O que acha? Preciso de duas antenas ou devo comprar Omni (em pesquisa entendi que a Omni irradia 360º)?

Estou muito perdido em relação as antenas e o esquema de posição que devo usar, seguem as que achei mais interessantes, incluindo as que indicou:

Antena Painel Setorial 21dbi 180º H 120 V Pigtail 1m Grátis por R$ 229, R$ 450 duas:

Antena Painel Setorial 21dbi 120° Vertical Ou Horizontal por R$ 180:

Painel Setorial Waveguide Slotted 17dbi 120° por R$ 279:

Painel Setorial Waveguide Slotted 14dbi 120° por R$ 249:

Antena Painel Setorial 17dbi 120° Homologada - Anatel por R$ 170:

Antena Painel Setorial 12dbi 120° Homologada Anatel por R$ 150:

Por que que a Waveguide é mais cara? É a marca? É melhor? O que justifica essa ser R$ 100 mais cara que outras de mesmo dbi e angulação?

Penso que deveria comprar duas "Antena Painel Setorial 17dbi 120° Homologada - Anatel" o que daria um total de R$ 340. Ou compro duas "Antena Painel Setorial 21dbi 180º H 120 V Pigtail 1m Grátis" o que daria um total de R$ 450. Ou seja, R$ 110 de diferença mas estaria irradiando sinal 360º. O que você acha?

Peço desculpas pelo tamanho da resposta e quantidade de dúvidas, mas acredito que isso irá ajudar muitos!

Obrigado por tudo!

Abraços!

Tópicos Similares

1. Ajuda.. Escolha de equipamentos 23km
    Por marcosx no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 13-04-2009, 20:50
  2. Ajuda sobre escolha de Link Telefonica.
    Por felilogo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 30-04-2008, 00:34
  3. Ajuda Para Escolha De Equipamentos Help Por Favor.
    Por leandrosleal no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 06-06-2007, 16:47
  4. Ajuda na escolha de equipamentos
    Por japan no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 30-12-2005, 20:45
  5. Preciso de um AP Outdoor
    Por nataniel no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 19-09-2005, 07:51

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L