Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. olá amigos bom dia, estou com uma duvida aki, tenho no alto da torre uma sxt que tem a saída para o aterramento, minha duvida é a seguinte, posso ligar o fio de aterramento do cabo de rede blindado nessa saída e embaixo da torre ligar a outra ponta do fio no aterramento ou tenho que fazer um aterramento separado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         routerboard-sxt-lite5-ou_2880.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	56,3 KB
ID:      	57007  

2. Faça um fio que suba toda a sua torre e após aterre neste cabo os equipamentos, tem gente que utiliza a própria torre, eu não recomendo, pois pode ocorrer descargas na torre que não afetariam teu equipamento e caso estejam aterrados nela poderá sofrer.

3. Nem sempre amigo, a tendencia da descarga eletrica é percorrer o caminho com menor resistencia ate o aterramento, agora é importante que se tenha um bom aterramento, dai você pode aterrar os equipamentos na propria torre.
    Aqui tenho uma torre com 26 astes. Ficou muito bom.

4. O problema é quando tem torre modular e a pintura isola os modulos, aí obviamente não terá condução até a terra.

Não dá pra saber no olhometro se a pintura em todos os modulos ("gomos"... péssimo nome) está isolando eles ou se riscou o suficiente pra ter contato entre os modulos ou se os parafusos riscaram a tinta tocando o metal e criaram um contato entre os modulos.

POR PRECAUÇÃO eu colocaria um cabo a parte, afinal medir no multimetro de a torre de 20 ou 30m tem condutividade boa dá trabalho, teria que subir um fio pra fazer isso, e... já que subiu o fio pra medir isso, deixa ele lá.

Pode usar estaio pra isso também. Num torre tenho para-raio caseiro com fio descendo isolado da torre e não queimada nada a 4 anos (Antes queimava 2x ao ano), na torre aqui onde estou não coloquei nada e tive varias queimas em tempestades, ano passado coloquei umas astes ao redos de cada estaio e liguei nos estatios, pra que eles sirvam de caminho pro terra, e nessa temporadade de chuvas não queimou nada na torre, na casa abaixo queimou muita coisa mas na torre não, então considero suficiente.
    (Mas tem torre proxima mais alta, a chance de raio em estaio é mínima. A outra torre é 50% mais alta então eu que não seria louco de aterrar estaio nela!)

E foco no que o @netuai comentou: 26 astes! Pessoal as vezes coloca só 2 astes e acha que isso é suficiente, mas CADA solo tem condutividade diferente, na maior parte do brasil a resistencia é alta e precisa aste pra caramba! Aqui um para-raios decente precisa mais de 40 astes em malha, é inviável! Mas... só 3 ou 4 astes em terra úmida são melhores que nada, só que o caminho do equipto até essas astes precisa ser facilitado, com fios muito grosso e com contatos muito bons (Nada de emendar fio torcendo quenem eletricista porco faz rede eletrica domestica, tem que soldar ou prensar pra ter contado excelente). Se a pintura entre os modulos isolar eles não terá o caminho facilitado até o terra, e sim dificultado, aí obviamente a descarga vai pro caminho mais fácil, que é ir via fonte até o neutro (Aterrado nalgum poste) ou por uma fase (Que sai de um trafo aterrado nalgum poste proximo).

5. A torre estando com aterramento de acordo com as normas, pode aterra-los sim; mas é importante que se faça a verificação do(s) aterramento(s) a cada seis meses e até menos conforme a região com essa estiagem prolongada.

Tópicos Similares

1. Ajuda com Problema de Firewall
    Por AirKing no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 02-02-2005, 16:32
  2. Ajuda com regra de compartilhamento iptables
    Por n1nj4 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 06-12-2004, 09:54
  3. ajuda com topologia de rede + iptables
    Por thiagog no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1