
Postado originalmente por
rubem
Você pode colocar ele em serie, ficando balance>cache>servidor de autenticação. Isso vai exigir servidor de cache bem poderoso pois ele vai analisar tudo.
Você pode colocar ele ao lado/no servidor de autenticação, com ele pegando conexão do servidor de autenticação. Isso vai exigir servidor de autenticação bem poderoso, pois ele vai requisitar pro cache, o cache vai passar por ele pra ver link, e vai responder pro servidor de autenticação se cacheia aquilo ou não, resulta em desempenho pior.
Você pode colocar ele ao lado/no servidor de autenticação mas com conexão própria ao balance ou a sua entrada de internet. É o jeito mais usado. Seu servidor de autenticação precisaria 3 ethernet, 1 pra link direto do balance/modem, outro do cache, e outro de saída pros clientes. O balance precisaria 2 ethernet, uma pro servidor de autenticação e outro pro balance/modem. E o modem/balance precisaria 2 ethernet de saída, uma pro servidor de autenticação e outro pro balance.
Se você não tem balance, é apenas 1 conexão dedicada de alta velocidade, e pode gastar com servidor de cahce bom (Xeon e cia, servidor decente mesmo, nada de i5 em placa-mãe com plaquinha gigabit em chipset de dona-de-casa tipo B75, exceto se for link tipo 2Mbps) acho que fica mais interessante colocar ele em serie. Link dedicado > cache > servidor de autenticação.
Se tem balance com varios links pequenos, acho melhor colocar o melhor link pro cache, e deixar os outros no balance, aí teria o balance paralelo ao servidor de autenticação. Dá pra colocar o cache num balance sem problemas, mas balance sempre tem seu tempo de resposta, quanto mais puder otimizar o tempo de resposta no cache, melhor.
Lembra que cache só atua praticamente na porta 80, pra outras funções não serem afetadas é bom usar paralelo, com nat no servidor de autenticação jogando pro cache só conexões na porta 80, isso desafoga bastante o cache.