Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde, tenho um ponto a ponto que rodava a 4 anos sem problemas com airgrid m5, comprei duas nanobem 300 22dbi para colocar no lugar das airgrid. PTP de 6km com visada ambas as antenas a 18metros de altura, moro no litoral e a altitude é 0.
    Imagens de uma delas:

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp1.jpg
Visualizações:	466
Tamanho: 	116,3 KB
ID:      	57214

Nome:	         ptp2.jpg
Visualizações:	311
Tamanho: 	90,7 KB
ID:      	57215

Imagens da outra:

Nome:	         ptp4.jpg
Visualizações:	308
Tamanho: 	129,2 KB
ID:      	57219
    O que já tentei:

Canal em 20 e 30 MHz

Frequências: 5300, 5400, 5500, 5700, 5745, 5800, 5805 (com e sem DFS)

A Potência está em 20dBm e 26dBm outra

Tentei MCS de 0 a 12

Ativei e desativei Airmax.

Nos testes com TFTP está passando 10megas Down e 5megas Up

Preciso de pelo menos 20 o que sempre tive.

Já troquei as duas antenas por outras iguais, já mexi no alinhamento, já troquei switch e fonte ubnt por patch poe, cabos.

As antenas que passam por esta problemática acesso normalmente. Somente ela própria não acesso.

Acho que é isso.

Alguém pode ajudar por favor?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp1.jpg
Visualizações:	250
Tamanho: 	155,7 KB
ID:      	57213   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp3.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	94,0 KB
ID:      	57218  
    Última edição por VNInfo; 06-02-2015 às 22:44.

2. Alguém por favor?

3. Você tem sinal pra ir muito além de MCS3.

Mas porque MCS3? Nanobeam tem dupla polarização, coloca as 2 em MCS de dupla-polarização, tipo TX Rate em MCS8 a MCS15 (entre MCS0 e MCS7 você usa só 1 das 2 polarizações, perde desempenho mesmo!).

Esse sinal daria pra MCS12 em 20MHz tranquilo. Coloca os 2 lados em MCS12 então. Testa 5760MHz ou mais alto mas sem DFS (DFS é só pra abaixo de 5725MHz). E coloca o Datarate Module em alternative.
    (Eu só usaria airmax ativo com o datarate module em alternative)

Na aba advanced fixe a distancia um pouco maior que o correto, se a distancia exata é de uns 6Km coloque 7Km (Mas desmarque o ajuste automatico, senão não adianta fixar valor manualmente).

Lembra de fazer esses ajustes nos 2 lados, se um estiver usando só 1 polarização (MCS3) você vai ter conexão péssima, ambos precisam configuração mais igual.

Depois que estabilizar, comece a REDUZIR a potencia, se precisa só 20Mbps pode até usar MCS10, acho que em 6Km fica bom com 17dBm. Porque? Porque potencia alta a toa só polui o espectro, se não precisa mais que 20Mbps de tráfego não tem nenhum motivo pra poluir a vizinhança toda com 26dBm de potencia, os limites LEGAIS são bem rígidos porque poluição atrapalha muito, então procure trabalhar com a potencia necessaria apenas pro datarate que precisa, sem exageros.

(Airgrid tem 1 polarização, nele um MCS3 talvez era uma boa, mas Nanobeam tem 2 polarizações e é melhor usar elas (Não só melhoram a banda passante, melhoram a estabilidade também), o equivalente mimo de MCS3 é o MCS11, tem o dobro do datarate de MCS3, e o dobro da banda passante (Acho que dá pra tirar uns 30Mbps de MCS11).

4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Você tem sinal pra ir muito além de MCS3.

Mas porque MCS3? Nanobeam tem dupla polarização, coloca as 2 em MCS de dupla-polarização, tipo TX Rate em MCS8 a MCS15 (entre MCS0 e MCS7 você usa só 1 das 2 polarizações, perde desempenho mesmo!).

Esse sinal daria pra MCS12 em 20MHz tranquilo. Coloca os 2 lados em MCS12 então. Testa 5760MHz ou mais alto mas sem DFS (DFS é só pra abaixo de 5725MHz). E coloca o Datarate Module em alternative.
    (Eu só usaria airmax ativo com o datarate module em alternative)

Na aba advanced fixe a distancia um pouco maior que o correto, se a distancia exata é de uns 6Km coloque 7Km (Mas desmarque o ajuste automatico, senão não adianta fixar valor manualmente).

Lembra de fazer esses ajustes nos 2 lados, se um estiver usando só 1 polarização (MCS3) você vai ter conexão péssima, ambos precisam configuração mais igual.

Depois que estabilizar, comece a REDUZIR a potencia, se precisa só 20Mbps pode até usar MCS10, acho que em 6Km fica bom com 17dBm. Porque? Porque potencia alta a toa só polui o espectro, se não precisa mais que 20Mbps de tráfego não tem nenhum motivo pra poluir a vizinhança toda com 26dBm de potencia, os limites LEGAIS são bem rígidos porque poluição atrapalha muito, então procure trabalhar com a potencia necessaria apenas pro datarate que precisa, sem exageros.

(Airgrid tem 1 polarização, nele um MCS3 talvez era uma boa, mas Nanobeam tem 2 polarizações e é melhor usar elas (Não só melhoram a banda passante, melhoram a estabilidade também), o equivalente mimo de MCS3 é o MCS11, tem o dobro do datarate de MCS3, e o dobro da banda passante (Acho que dá pra tirar uns 30Mbps de MCS11).
    Rubem, desculpe a tela com 2 MCS diferentes, postei em dois momentos diferentes através da edição, porém tinha muito o que mexer nas configurações para seguir suas dicas, vou testar e posto os resultados.

5. Acertei aqui com mcs11, 5700 com dfs e daterate alterntive rubem, vlw

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 17-05-2015, 09:26
  2. PTP NanoBeam M5 300 Oscilando
    Por mayconff22 no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 14-05-2015, 07:42
  3. Respostas: 22
    Último Post: 30-03-2015, 08:14
  4. PTP com duas NanoBeam M5 400 5G
    Por fabiooberdorfer no fórum Redes