+ Responder ao Tópico

1. Olá forum. lembrando a voces que sou do paraguai peço disculpas pelo mal portugues.

Estou com uma interrogante, eu uso Simple Queues para administrar a banda, mais tenho problemas com clientes que usam Steam e jogam CS,Dota, entre outros jogos.

Eu quis implementar umas regras no mangle marcando os pacotes e administrando todos os protocolos por meio de prioridades com o uso de Queue Tree

O problema e que tenho clientes que quer uma banda especifica, querem 5M de velocidade, outros 2M etc. e estou um pouco confuso de como se faz ja que no queue tree que achei no forum muitos administram as prioridades mais nao entendo como limitar por IP a velocidade como eu faço agora com o simple queues.

Me explico:

Quero por as prioridades assim mais ou menos

Total Uplink: Prioridade 2
    Total Downlink: Prioridade 1
    |_ (Embaixo de downlink)
    |a- Games (Steam em geral, PS3, etc): Prioridade 1
    |b- Browsing (HTTP Port 80, etc): Prioridade 2
    |c- Download (.rar .exe): Prioridade 3
    |d- Outros (P2P): Prioridade 4

E a banda poder limitar por Pool de IP.
    de172.18.1.1 até 172.18.1.254: 1 Mega /512k up
    de 172.18.2.1 até 172.18.2.254: 2 Mega /768k up
    de 172.18.3.1 até 172.18.3.254: 4 Mega /768k up

Quero saber se isso e possivel fazer

Espero poder ter explicado bem, o fato e que eu estou confundido de como fazer o controle de banda com prioridades para cada cliente, porque tem cliente que quer asistir filme e a esses clientes quero colocar prioridade para streaming, e ter outras prioridades para jogos, e os clientes que jogam botar tudo nessas prioridades e tal.

Desde já fico grato pela atenção

2. Se vc fizer essas marcações e controle no mesmo Router que controla a banda dos clientes, terá problema.
    Essa marcação será uma velocidade a mais para o cliente.

Ou seja, se ele tem 2Mega (plano contratado), ele terá a mais a velocidade que você configurar para esse serviço.

3. Então o que recomenda e fazer o QoS e prioridades em um routerboard só e depois fazer em outro o controle de banda? o controle da banda posso fazer com simple queues depois? ou nao e recomendavel?
    Agora uso um RB só (RB2011iL-IN), poso adquirir um bem potente só para os QoS e priorização de trafego se recomenda, mais como fazer sem ter problemas e a questão

4. @xenyx lie rápido se entendi bem vc quer fazer um queues porém pesquise por Queues HTB é um pouco lógico porém dar para desenrolar.

5. Na verdade agora testei usar um servidor PPPoE e usar um profile para os clientes.

Vamos ver como vai a coisa, eu to gostando muito do PPPoE porque configurar e fácil e as IP são dinámicas então se eu fuçar nas coisas nao tenho que ir a mudar a ip do cliente. E as Queues são dinámicas tambem então posso fazer um monte de modificaçoes que elas mudam sem ter que mexer muito, agora o que eu nao sei é se eu posso fazer traffic shaping nos p2p. Ainda nao testei, vou ler um pouco na wiki pra ver se posso.

Tópicos Similares

1. QoS com Queue tree
    Por wesleydialmeida no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 05-07-2011, 15:56
  2. Respostas: 3
    Último Post: 01-06-2011, 18:07
  3. Duvidas com QUEUE
    Por wcoelho no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 24-05-2011, 11:52
  4. Problema com Queue Tree e Cache Full