Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal estou usando uma RB750GL pois para mim seria melhor que usar o PC ligado 24 horas a economia seria muito melhor.

A minha dúvida, pois ainda não consegui e não encontrei na Net cono usar a RB750GL com um switch para usar sua 5 portas LAN.

Já configurei o básico para teste ainda não esta em funcionamento completo na rede.

A topologia desta rede é a seguinte

1 modem NET Virtua de 10MB
    1 Roteador Wireless
    1 RB750GL
    3 Desktop
    1 Notebook
    7 Smartfones (Família grande kkkkkkkkk)

Hoje minha rede Doméstica trabalha deste forma:

O modem NET VIRTUA fica Num quanto fundo da casa onde chamo de meu Data Center kkkkkk de onde partem od cabos de rede para o resto da casa.
    Na Sala tem um Roteador Wireless que distribuem o sinal para os Smartfones.
    Nos quartos tem cabos de rede(redundância) projeto antigo antes da chegada do Wireless.

Estou querendo evitar de comprar um mini switch para trabalhar paralelo ao RB750GL isso é possível usando as próprias porta LAN da RB750GL?

Na RB 750GL as interfaces 1 e 2 eu configurei e já estão funcionando por exemplo:

Na Interface 1 esta o Modem Virtual que rece o IP via DHCP
    Na Interface 2 está conectado o cabo de rede que vai para o Roteador da Sala que também tem DHCP Server Configurado para distribuir os IP 192.168.1.0/24 e no Roteador este só repassa os IP´s

Agora e os demais Interface (3) sobrando o que faço para conectar os restos do cabeamento?

Será que não tem jeito de não usar um Switch ?

Abraço

2. você pode usar as demais portas do roteador wireless para funcionar como switch e deixa esse roteador como bridge ou se preferir usar as demais portas da rb750gl.

3. a configuração padrão da RB750GL permite que você utilize a porta 1 como entrada da internet. No meu caso eu utilizei a porta ligada no modem da NET em modo bridge e consequentemente o IP da internet esta na RB750GL. As outras portas já são um switch por padrão e por causa disto você pode ter mais 4 cabos ligados nela.

4. Pega quer aprender mikrotik, vai em frente. se não,
    pega um roteador tplink. tem 400mhz de processamento atheros e 64 de ram. os mais baratos.
    instala o openwrt (veja antes qual é o modelo suportado)
    e vai "brincando com ele". te dá segurança, te permite usar quase que todas as aplicações que existem no mikrotik (dos que vc pode usar na prática com uma rb750).

todas as configurações vc pode fazer via web gui sem problemas, como instalação de addons e pacotes adcionais.

5. ok galera, obrigado pelas dicas.

Eu prefiro o Mikrokit porque quero aprende usa-lo, por isso estou com uma RB750GL e estou estudando numa rede doméstica, apesar que já tenho uma RB450G e RB750GL com loadbalance e thundercarche 7.1 numa rede que administro voluntariamente.

bom estou usando desta forma no Modem da NET eu pluguei o cabo na porta 1 da RB750GL, as 4 portas restante da RB eu criei rede diferentes ou seja sub redes (até estou achando desta forma interessante).

Todas as sub-rede tem internet, criei bloqueios via WebProxy para todas as sub-redes e controle de bandas para algumas maquinas da rede e dhcp-server para cada classe rede.

Até o momento esta funcionando muito bem, até achei legal porque o modem ficou com 3 portas liberadas que posso usar como uma outra rede do modem alias estou usando neste momento assim com minha maquina.

Uma coisa que estou tentando é fazer que estas sub-redes possa enxergar as demais redes, pois como tem uma impressora compartilhada em maquina rede 192.168.3.x não consigo pinga esta maquina só consigo pinga os gateway das sub-rede.

Tem que fazer algum roteamento?

Abraço

Tópicos Similares

1. Implementar Thundercache 7 em Rede Roteada com OSPF
    Por sgtelecom no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 25-07-2013, 19:51
  2. Controle em rede publica com Mikrotik
    Por robfer no fórum Certificação
    Respostas: 4
    Último Post: 22-05-2013, 09:03
  3. Servidor de paginas em rede interna com DNS