Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, tenho um laboratório montado em bancada com 4 RB's 750 (Routeros 5.26 as 4 rbs).

As quatro RB's estão em uma topologia em anel com rede roteada (dinâmica) com OSPF com nuvem MPLS e tenho um túnel VPLS entre R1 e R3.

Posição das RB's em sentido anti horário R1 - R2 - R3 - R4

Nesta rede conecto um laptop na R3 que autentica PPPoE em um servidor PPPoE na R1. Funciona blz. So que pelo fato de o servidor pppoe rodar encima da vpls quando eu desconecto um dos cabos por exemplo na R2 e o link junto com a vpls cai por alguns segundos e voltam a funcionar vindo em sentido contrario pela R4 o PPPoE não volta a conectar pelo fato que em / ppp pppoe server interface fica como desconhecido pois por alguns segundos o túnel vpls desconecto.

Existe alguma maneira de fazer este meu lab. trabalhar com alta disponibilidade e failover como estou tentando ou sou obrigado a colocar um servidor pppoe em cada rb?

2. Está trabalhando com Loopback?
    Se você montou a VPLS em cima de Loopback e pelos 2 lados as rotas conhecem as loopbacks não tem porque ficar como desconhecido o servidor PPPoE...
    Se subiu a VPLS não pode ficar desconhecida...

Reveja as rotas, as MTUs, veja se está anunciando no OSPF de forma passiva as loopbacks..
    Diminua o tempo do OSPF..
    Experimente mudar o network type..
    Para servidor PPPoE a partir da versão 6.15 está bem estável.. sugiro testar para ver se tem algum resultado diferente.

3. Opa fiz os devidos testes.

Uso loopback tanto para o OSPF como no mpls/vpls, o MTU por enquanto esta tudo em 1500 depois quero chegar no melhor MTU acredito que 1500(TCP/IP) + 8(MPLS/VPLS) + 8(PPPoE)= 1516. Abaixei o tempo do OSPF agora volta muito mais rapido em torno de 15seg no max. O servidor PPPoE nao esta ficando como desconhecido nao e o tunel VPLS não esta mais caindo. Porem logando um cliente PPPoE com windows se eu fazer um link cair ele so volta se eu desconectar e conectar o PPPoE cliente do windows manualmente (sera bug do windows?).

A outra dificuldade que estou tendo é que quando conectado o usuario pinga as rb porem nao pega gateway. como devo configurar o ip local do pppoe usando a vpls?

desde já obrigado pela ajuda

4. Opa ia esquecendo as minhas loopback estao com /32 e sao passivas.

Tópicos Similares

1. Duvida sobre VPLS (Mikrotik)
    Por gamaxs no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 26-08-2014, 02:06
  2. Dúvidas sobre VPLS
    Por dirla no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 23-12-2011, 11:47
  3. PPPoE sobre ethernet usando SMC2602W
    Por joerli no fórum Redes
    Respostas: 2