Postado originalmente por
umbradomini
Caros colegas, venho aqui pedir uma ajuda pois tenho conhecimento teórico apenas em Fibras e preciso de uma ajuda.
Vou comentar primeiramente sobre o cenário. Em uma torre de 80 metros quero quero levar um cabo de fibra optica até o topo e de la derivar com conversores de midia para UTP blindado por que essa torre é de FM e tem muita interferencia e tem acontecido muitos problemas com aquilo que alguns como Luciano Franz chama de cross-talk e por muitas vezes as interfaces LAN dos rádios tem modulado de 100 para 10 e não volta nem a pau. Decidi então levar uma fibra até lá em cima e apartir desta fibra derivar para os rádios com conversores de mídias que ficariam do lado do rádios em caixas de metal. pois bem, minha pergunta é a seguinte:
O que usar ? se eu levar um cabo de 24 fibras, o que eu teria que ligar embaixo ? uma vez que eu não sei se uma fibra envia e recebe ou precisaria de uma pra tx e outra pra rx, como disse sou leigo em fibras e desculpa as perguntas digamos bestas rsrs?
um conversor de mídia envia e recebe na mesma fibra ?
se eu coloca-se um switch em baixo de fibra optica daria certo ?
tenho essas dúvidas e espero que possa obter uma luz com os colegas.
Com isso tudo espero ter um me equipamento todo em baixo da torre como switchs e etc e la em cima apenas rádios e POEs.
Grato.