+ Responder ao Tópico

  1. Amigos peço ajuda a quem entender do assunto...
    Quero montar um sistema fotovoltaico para funcionar uma geladeira normal: 220v, 140w. Gostaria de funciona somente durante o dia, ou quando tiver sol. Lembrando que para o compressor da partida, me falaram que consome 10 vezes a mais. Alguém pode calcular um projeto, por favor? A região que pretendo colocar isso é na Bahia, sol não falta.
    Obrigado.


  2.    Publicidade


  3. Simples amigo, entra no site de algum vendedor de painéis e solicita um dimensionamento de acordo com o que precisa alimentar.
    http://www.minhacasasolar.com.br/
    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....zOKxoCtV3w_wcB
    https://www.brasiled.com.br/?gclid=C...mJixoCJnTw_wcB
    http://www.neosolar.com.br/
    https://www.energiapura.com/

  4. Inversor desperdiça energia pra caramba. Dá uma olhada nas geladeiras já com compressor 12V, são caras e pequenas mas exigiriam paineis menores.
    (Na verdade acho que o mais em conta é compressor 24V, tem modelo de uns 180W, isso é 1/4 de CV, dá pra geladeira de uns 300l tranquilo! Geladeira de 300l geralmente tem compressor de 1/8 de CV (90W), algumas um pouco maiores é que tem de 1/4 de CV)

    A geladeira consome 140W mesmo? Tô por fora desse mercado, mas pra mim que OU ela tem compressor 1/8 ou 1/4 de CV, de 90 ou 180W.

    Mas tá, digamos que são 1/4 de CV, precisa inversor muito bom, senoidal limpo pra motor. Um inversor Xantrex de 600W deve dar. Ou use nobreak senoidal de 1400VA, ou nobreak de dupla conversão de 1KVA, estes geralmente suportam bem um motor de 1/4. Cito o nobreak senoidal e o nobreak de dupla-conversão porque tem deles usados bem em conta. Nobreak pra portão eletronico não confio tanto, eles tem um projeto meio simples, um motor rustico vai bem com eles, mas motor de geladeira é afrescalhado as vezes.

    Inversor nacional de marca generica é barato, mas nem sempre duram com alto uso tipo geladeira. Xantrex é caro mas pelo menos dura 20 anos mesmo no pior uso.

    Geladeira geralmente liga 20 minutos por hora, a primeira ligada do dia seria de uns 35 ou 40 minutos provavelmente, e isso é um problema porque de manhão o sol começa fraco demais, ligar inversores direto nos paineis não seria uma boa, só lá pelas 10 da manhã o sol estaria em angulo bom que permitiria captação de corrente suficiente pra partida do motor, então o jeito é ainda usar baterias. Se juntar preço de uma bateria de uns 70Ah, com o preço de um inversor 600W Xantrex, você chega só nisso no preço de uma geladeira 12/24V
    Dá uma olhada na elber.ind.br , o modelo 180l consome 400W por dia, em 12V são 400/12 = 33A por dia. O painel que capta 33A por dia é o painel de uns 120-130W (Vide: https://under-linux.org/attachment.p...8&d=1362603824 ).
    Então com painel de 130W, bateria estacionária de uns 60Ah, controlador solar comum de 10A, você poderia deixar essa geladeira 180l ligada 24h.

    Se é pra resfriar alguma coisa, que tal algo com pastilhas Peltier?
    São pastilhas pra 15V, mas operam bem com 12V, quando recebe tensão aquecem de um lado e esfriam do outro, a maioria dos bebedouros pequenos e baratos, e das adegas pequenas são uma fonte chaveada de uns 15V 4A e uma pastilha peltier, um dissipador em cada lado da pastilha, um fan pra esfriar o lado quente e pronto.

    Peltier não faz milagre, pastilha de 100W na verdade tem rendimento pior que um compressor de 90W (Porque o calor gerado é energia perdida, não aproveitada), mas as pastilhas tem funcionamento de acordo com a tensão, pode ligar painel direto nas pastilhas que elas esfriam conforme a energia vinda do painel, se passa uma nuvem a tensão cai e a pastilha resfria menos, mas nunca para (Enquanto compressor precisa uma tensão minima pra rodar, só tem rendimento bom se rodar em velocidade alta, e portanto com tensão ideal).

    Com pastilha de 60W meu painel de 65W não consegue muita coisa, ele só entrega 60W pra pastilha quando o sol está a pino, são 4 ou 5 horas por dia mesmo, então o negócio é usar painel maior e armazenar o sobressalente em bateria, e deixar o troço ligado 24x7, porque sai da temperatura ambiente e baixa pra 4 ou 5°C toda manhã é muito trabalho!

    Se a intenção é só agua gelada, mais fácil adaptar bebedouro, eles usam fan 12V ou 15V, pode ligar direto em painel, o painel chega a 18V só em aberto, quando você aplica consumo tipo 60W um painel de 100W vai cai a tensão pra uns 12 ou 13V, vai chegar a 15V só em poucos minutos de sol no angulo certo, eu só não passaria a potencia dos paineis em 50% a mais que o consumo da pastilha, aí sim poderia passar de 17V e queimar o fan.

    Se quer mesmo geladeira AC com inversor: Geladeira de 140W, são 20-30 minutos por hora, na prática dá uns 70Wh consumidos, em 12h dá 840W, em 12V isso são 70Ah, precisaria paineis de uns 200W, e bateria de 45Ah deve dar conta.
    O que ia ocorrer? O controlador solar ia recebendo tensão, lá pelas 10 da manhã a tensão na bateria chegaria em 12V aí sim o controlador solar liberaria tensão pro inversor, o inversor ia alimentar a geladeira, que ia ligar, tentaria ficar 40 minutos ligada (Até chegar na temperatura interna de uns 4 ou 5°C) mas provavelmente ia desligar em meia hora porque a bateria acabou, lá pelas 11 da manhã a tensão atingiria 12V e denovo ligaria, dessa vez provavelmente em 30 minutos a temperatura interna estaria ok e ia desligar e continuaria ligando e desligando até escurecer, quando a bateria acabaria.
    Assim você consumiria 3 ciclos da bateria por dia, bateria estacionária com 600 ciclos perde metade da capacidade então em 200 dias sua bateria ia ter capacidade real de uns 25Ah, esse tempo de resfriamento de manhã ia ficando cada vez pior.

    Pra alimentar o inversor direto com os paineis teria que ser inversor bom, que significa caro, só confio em Xantrex que faça isso, marcas baratas provavelmente queimariam com os 16 ou 18V que os paineis mandaria. Se a geladeira consome 140W e tem pico de partida de uns 500W, precisaria painel de um meio termo, estimo uns 300W. Painel de 140W só teria tensão ideal lá pelo meio-dia, antes disso não teria potencia pra ligar, até poderia queimar o motor com tanta partida falhando, usar bateria seria uma boa SE a bateria não fosse descarregada toda hora, se desligar manualmente a geladeira ao escurecer, e ligar ela no outro dia lá pelas 7 da manhã uma bateria de uns 93Ah em paineis de 140W seria uma boa, mas de qualquer forma fica bem caro (O resfriamento inicial justo no horario sem sol forte é onde o bicho pega!).

    Se especificar melhor a intenção de uso posso dar mais idéias, mas a princípio geladeira comum com inversor é uma péssima opção pra esse uso, exigiria paineis grandes, bateria grande, e desligar e ligar todo dia pra não detonar as baterias, fora que sairia mais caro (Sem contar o custo da geladeira) que geladeira 12/24V. E se a intenção é coisa pouca tipo gelar agua e marmita um bebedouro de R$ 160 adaptado, e uma geladeirinha automotiva de R$ 600 resolvem com custo inicial menor não só neles proprios como sem exigir custo de bateria e inversor.

  5. Olá, sugiro que visite o site http://www.energiapropria.com.br/ e tire todas as suas dúvidas com vendedor.




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L