Olá pessoal,
Enfim, consegui um bom (primeiro) emprego aqui na minha cidade e uma das minhas funções será reestruturar a infraestrutura da rede de toda a empresa tanto fisicamente como logicamente, porém eu possuo algumas dúvidas e por acompanhar o fórum a algum tempo achei que seria o melhor lugar para tirá-las.
Antes de apresentar minhas dúvidas, irei dizer como está atualmente a rede da empresa: possuímos um link de 5MB dedicado e 5MB ADSL (desativado), ou seja, em funcionamento apenas 5MB que é fornecido diretamente a um switch central que fica encarregado de compartilhar com os demais switchs e roteadores da empresa e ao servidor que possuímos.
Entretanto, foi solicitado 10MB dedicado da Embratel (com 16 IPs), que substituirá o atual link de 5MB dedicado, sendo assim eu pensei numa rede da seguinte forma:
Fibra > Roteador > Mikrotik RB750 > Servidor (VMware ESXI com várias VMs) e Switch Central (não gerenciável) > Switchs Secundários (não gerenciável) > Demais equipamentos
RB750 = 2 Interface para entrada dos links, 1 para o servidor que possuímos e 1 para o switch central.
Servidor = O servidor possui apenas uma interface de rede
As minhas dúvidas são:
1º) Como farei para ter os 16 IPs visíveis no meu servidor e possíveis de serem distribuídos entre as VMs?
2º) O meu servidor ele pode virtualizar algumas vLans em sua interface, pois ele virtualiza um Switch, seria necessário a configuração da mesma tendo em vista que não possuímos um Switch Gerenciável?