Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Alguem tem noção de como se constroem esses mastros, pois pensa na praticidade pra montar um ponto a ponto com isso ou microcelulas , a manutenção seria mais facil, mais o preço não deve ser nada barato.


  2. É um projeto de mastro telescopico com catraca como muitos a venda, mas depois de erguer um segmento eles travam ele em cima (Um pino com mola pode fazer isso, depois é só puxar o pino por um cabo até embaixo), soltam o ganho, encaixam outro segmento abaixo, colocam o gancho no segmento dabaixo, e o segmento de baixo vai empurrando o de cima.

    Com isso poderia usar N segmentos em teoria, desde que tivesse gente suficiente pra segurar estaios.

    E isso é extremamente barato, cabo de aço, roldana carretilha, tubos, o preço dos itens é baixíssimo, a montagem/fabricação é que não é tão simples.

    Acho que isso ajuda melhor, veja que tem um gancho "puxando" o cano pra cima:

    Depois de X altura é só travar o cano de cima pra poder baixar o gancho, colocar outro tubo encaixado por baixo do de cima (Não precisa ser mais fino, só precisa ter um encaixe por dentro), e prender o gancho no de baixo.

    Mas os projetos mais usados hoje são com tubos fixos, nesse estilo de projeto:
    http://www.feirinhadigital.com.br/rb...AT/cmastro.pdf
    ou
    http://www.radioamador.com/tecnica/mastro_pp5vx.pdf

    Quadrado pra não girar facilita, os a venda são quadrados:


    Os redondos geralmente pistões, pra erguer com ar, mas aí tem que travar lá no alto, fica meio inviável.

    Se for pra travar manualmente no alto depois de erguer fica mais fácil gastar menos ferro e fazer andaimes desmontaveis, aqueles modulares de 1m de largura e 1,25m de altura (Desses: http://www.engearq.com.br/andaimes-m...cessorios.html ), vão 2 pra cada 1,25m de altura então pra digamos chegar a 6m pra travar um mastro de 6m você precisa só 8 (Ficaria a 5m, mesmo um anão alcança mais 1m acima), se fizer a conta vão só 4 tubos 1 1/2" chapa 14, e uns 8 tubos 1" chapa 17 pra interligação, e isso é sistema que 1 pessoa monta (Andaimes) se precisar na urgencia, dá pra colocar 5m acima de um tubo de 6m e você sozinho fazer manutenção eventual, até poderá subir tudo sozinho se fizer uma base dobradiça em baixo como no projeto do PP5VX. Sai praticamente o preço de uma torre triangular de 12m, mas tem que levar em conta que andaime modular você movimenta fácil e usar em qualquer lugar, se tiver 10 mastros desse aí começa a valer a pena (Comparado a 10 torres de 12m).

    Eu sempre gostei disso porque esse negócio de encher de gente pra "ajudar" só incomoda, 2 pessoas pra subir mastro com 3 segurando estaio, muito incomodo achar todo esse povo, só acho interessante aquilo que você pode mecher sozinho, os andaimes modulares ajudam muito na montagem nessa hora, você sobe, desce, trava e destrava tudo sozinho.



  3. Usei muito mastro telescópico, tipo assim começa com um cano de umas 3" até 1/2" atingindo a uma altura de 18 metros. Orgãos reguladores(prefeitura, crea, anatel, fab etc) não autoriza o seu uso em caráter definitivo por questões de segurança, precisa de no máximo 3 pessoas e precisa estar muito bem estaiada.

  4. Dicas.

    1) Tudo que se refere a uso militar eles compram material de primeira qualidade, ou seja, este mastro militar deve ser de aço inox, ao minimo, de ferro carbono que não é não, e se for deve ser galvanizado (dúvido que seja).

    Assim quem pensa que fazer um mastro deste ao modo "meia boca", vai ter dor de cabeça, devido a corrosão e atrito. Consulte um engenheiro mecânico, que é a praia dele, quem sabe o que lhe seja conveniente ou não!

    2) Ou, um profissional que pode lhe auxiliar de um projetista mecânico, quem irá fazer algo inteligente, com material bom, sistema de deslizamento sem atrito, e com isto barato não fica não. Com supervisão do engenheiro mecânico.

    Dos videos que mostram como içar o mastro, primeiro não tem deslizamento e tem atrito elevado, não foi feito um projeto inteligente, por que é para pequena altura. Bem rústico e, bem grosseiro este treco, nem se diga mastro. Deveria ter dois pontos de apoio e os dois que estão juntos o momento de inércia é muito grande, isto ai pode estourar a parede, tem que ter uma distância maior, se vê que o camarada quiz economizar, nisto não pode economizar ou é qualidade ou, é meio das coxas.

    Quem pensa em altura elevada tem que analisar: se é proporcional ao custo?

    Quanto mais alto, mais vai investir.

    Veja das torres telescópicas. Elas devem ter rodilhos, que podem ser de nylon ou de rolamentos (estes são de custo elevado).

    Se pensa em fazer meia boca esquece, um treco deste dobrar ou cair em matar um, ou acidentar algo, quem paga o peixe é o dono da torre meia boca.

    Por que já não fazem torres tubular assim!!! E, preferem estaidas ou autoportante?

    Por que tudo tem um valor. Se tu pesar na balança custo x beneficio = ai sim tu irá fazer algo decente.

    Já dos mastros para radiomadores é algo de alto investimento, não é algo, tão barato como dizem não e, que vi nestes videos é que não teve projeto.

    O camarada inventa no meio das coxas, e quem compra gato por lebre vai se estrepar.

    Assim, cuidado!

    Peça documento de engenheiro mecânico projetista, com certeza com avaliação de um engenheiro mecânico que é a praia dele, e não a tua, por que os curiosos e os que se metem em praia dos outros, é quem nem o lema:

    - boi em terra de estranhos, é vaca.

    Tenho lido aqui no Under de muitos que são bons em equipamentos de telecomunicações, mas se mostram leigos em estruturas metálicas, alguns se enfiam a fazer algo, de alguns fabricantes de fundo de quintal, sem noção nenhuma de mecânica, e postam contatos para venda, de modo que mostra ser gato por lebre.

    Tudo tem que ter avaliação de quem compra algo, ver origens, de quem fez: se tem algum tipo de qualificação? Se tem uma credencial, se tem algum curso técnico, não é assim: vai comprando e, depois chorar é fácil, e reclamar não é de direito, por que comprou por que não se informou.

    Existem muitas empresas fabricantes de torres clandestinas, sem registro no CREA, e que pegam engenheiros avulsos, ai tudo bem, mas e, das que vendem torres sem nada de documentos do CREA, ai é enfiar a mão num saco sem saber o que tem dentro.

    Se voce procura bem estar, segurança, conforto, satisfação procure por quem esteja registrado no CREA, e que tenha em seu quadro técnico funcionários com cursos profissionalizante em colégios técnicos, dos soldadores se tem Certificado de Curso de Soldagem, por que ir num fabricante é de praxe, eu faço isto desde 1973 sou bem velho, mas tudo que se resume a comprar algo, se tem que ir no fabricante ver seu pátio, seu galpão para ver se tem estrutura, se não é algo meia boca, ou de que veio de fontes estranhas!!!

    Em outros produtos, todos os compradors visitam o show room ou vão no fabricante e, depois vão em cartório e lavram o contrato de compra, ai sim, é um bom negócio, assim aconselho quem comprar algo que exija todos estes documentos, e faça um contrato de compra e venda, enfim uma torre é um produto com garantia, sem o contrato de compra e vendas, se vai na justiça reclamar o que se nem nota fiscal tem, ai tu será cúmplice de quem vende e tá sonegando, uma empresa decente ela tem apontamento, tem contador tem nota fiscal, e pode muito bem lavrar um contrato de compra e venda de uma torre, é o correto.



  5. Seria interessante para clientes, atendo muitos clientes na zona rural que as vezes precisa de uma altura de 10/12m e descer aqueles canos longos esta inviabilizando por motivo de rápida manutenção, mesmo o preço sendo próximo de uma torre, melhor ter uma infraestrutura menor pra evitar gastos futuros de manutenção que as torres precisam (coisa que muitos esquecem).

    Porque alem de tudo, como no meu caso, colocar uma torre pra instalar uma antena de grade em cima é desperdício total.






Tópicos Similares

  1. Mastro militar para antena
    Por wala no fórum UnderLinux
    Respostas: 9
    Último Post: 14-03-2015, 18:52
  2. Onde encontrar mastro de 4" para antena de disco.
    Por julpinheiro no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 04-08-2010, 20:40
  3. Fornecedor de Suportes para Antenas
    Por AZR no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 27-12-2007, 13:55
  4. Cabo para antena Wireless Flexivel
    Por mantunespb no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 28-05-2006, 16:20
  5. Projeto Torre para Antena de Radio
    Por mantunespb no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 01-07-2005, 08:12

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L