+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Oi pessoal,

    Eu sou novo no fórum e, apesar de ser engenheiro de telecomunicações, nunca trabalhei na área ( trabalho com automação industrial).

    Recentemente mudei para uma cidade que considero bem atrasada em termos de serviços de internet de banda larga ( Paulínia - SP).

    O que eu queria saber é o seguinte:

    Vamos supor que eu pense em fornecer serviço de internet banda larga com planos de 50MB/s ou 100 MB/s para os moradores de um condomínio de alto padrão, atendido, até então, unicamente por internet a rádio (até 5MB/s). Supondo que existem 300 casas construídas e com uma adesão de 200 assinantes. Supondo que 150 assinantes optem por 50MB/s e 50 por 100MB/s. Qual seria o link dedicado necessário para atender esses assinantes?

    Acho que a forma mais viável seria trazer o link por um enlace de rádio de São Paulo ou Campinas.

    Para esses planos acho que usar a ultima milha a rádio fique inviável (?) , então teria que partir para uma PON: GePON ou GPON. Pelo que eu já li aqui no forum gasta-se uns R$10,00 por metro para lançar a fibra.

    Supondo que eu precise de um 2km de fibra para cabear o condomínio. Então o investimento total é de:

    Lançar fibra: 2000*10 = R$ 20.000,00
    ONUs: 400*200 = R$ 80.000,00
    OLTs: R$ ?
    Servidores R$???
    Enlace de rádio R$???
    Link dedicado (valor mensal) R$ ????

    Alguém poderia me dar uma ideia melhor do valor total do investimento?

  2. #2

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Lançar fibra: 2000*18 = R$ 36.000,00
    ONUs: 250*200 = R$ 50.000,00
    OLTs: R$ 20.000,00
    Servidores R$ 15.000,00
    Enlace de rádio R$ 25.000,00
    Link dedicado (valor mensal) R$ 5000,00
    Projeto: R$ 2400,00
    SCM: 4000,00
    Aluguel de postes: 500,00
    Equipamentos e ferramentas: R$ 50.000,00
    Responsavel Tecnico: vc

    e mais outras cositas como gasolina, salario de funcionarios, luz, telefone, etc...
    Última edição por nilsondeitz; 17-03-2015 às 22:44. Razão: correção

  3. #3

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Citação Postado originalmente por nilsondeitz Ver Post
    Lançar fibra: 2000*18 = R$ 36.000,00
    ONUs: 250*200 = R$ 50.000,00
    OLTs: R$ 20.000,00
    Servidores R$ 15.000,00
    Enlace de rádio R$ 25.000,00
    Link dedicado (valor mensal) R$ 5000,00
    Projeto: R$ 2400,00
    SCM: 4000,00
    Aluguel de postes: 500,00
    Equipamentos e ferramentas: R$ 50.000,00
    Responsavel Tecnico: vc

    e mais outras cositas como gasolina, salario de funcionarios, luz, telefone, etc...
    Obrigado!

    O que está incluso em Equipamentos e ferramentas?

  4. #4

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Tópico bem interessante e direto.
    Também tenho vontade de montar um rede gpon.
    Mas para atender a estas velocidades acho que gastará mais que 5 mil de link de internet.Pois precisará de muita banda.
    O calculo que uso aqui é 1 x 10,ou seja,1 mega dedicado para 10 clientes de 1 mega.Isso vai depender do perfil dos usuários de sua rede,as vezes 1 x 8 ou 1 x 5.Mas supondo que sua rede seja 1 x 10,consiga 150 cliente no plano 50 megas e vc pegue o link em um pop em SP no valor de 39,00 por mega.Vai ser (150/10)*50*39=29250,00.
    Se estivesse no seu lugar colocaria planos de no máximo 20 megas.Depois vc poderá aumentar.

  5. #5

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    bem lembrado #brunocemeru, faça uma pesquisa na sua região e veja qual a banda ofertada pelos concorrentes, pois isso diminuirá seu custo mensal. Comece por baixo e depois vai aumentando de acordo com a demanda 5, 10 20, 30...... até os 100Mb originais do seu projeto. 5 megas realmente entregue ao cliente. ele vai ficar muito satisfeito.

  6. #6

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    amigo, vale lembrar que o clima financeiro do nosso pais não é dos melhores no momento e que o preço do dólar americano está em alta assim aumentando nossos custos, minha opinião é que antes de meter as caras num projeto assim eu seguraria um pouco pra ver como acabará a historia dessa alta absurda de valores que no final aumenta e munto nossos custos, já na opinião sobre se realmente vale a pena você precisa fazer uma analise do perfil de seus clientes e dos clientes que você quer atender, é um publico exigente?, procuram planos maiores do que você oferece hoje?, pois o investimento é bastante alto pra uma area pequena, abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Tópico bem interessante e direto.
    Também tenho vontade de montar um rede gpon.
    Mas para atender a estas velocidades acho que gastará mais que 5 mil de link de internet.Pois precisará de muita banda.
    O calculo que uso aqui é 1 x 10,ou seja,1 mega dedicado para 10 clientes de 1 mega.Isso vai depender do perfil dos usuários de sua rede,as vezes 1 x 8 ou 1 x 5.Mas supondo que sua rede seja 1 x 10,consiga 150 cliente no plano 50 megas e vc pegue o link em um pop em SP no valor de 39,00 por mega.Vai ser (150/10)*50*39=29250,00.
    Se estivesse no seu lugar colocaria planos de no máximo 20 megas.Depois vc poderá aumentar.
    Então, só esse valor do link já inviabiliza qualquer projeto de GPON para pequeno ISP. O aluguel mensal do link já seria maior que o faturamento mensal esperado.

  8. #8

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Citação Postado originalmente por Kalius Ver Post
    Então, só esse valor do link já inviabiliza qualquer projeto de GPON para pequeno ISP. O aluguel mensal do link já seria maior que o faturamento mensal esperado.
    Oferecer 50mb e 100mb é pra operadora amigo que tem link quase de graça, servidores GGC, Akamai e Netflix em suas estruturas. Ofereça tipo 5, 10, 15 e 20Mb na fibra e com link dedicado fica excelente. Planos acima de 20Mb é pra famílias grandes com vários smartfones e tvs com Netflix rodando em HD funcionando ao mesmo tempo.

    Acho que 50mb e 100mb seu projeto não vira não, só acho...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Oferecer 50mb e 100mb é pra operadora amigo que tem link quase de graça, servidores GGC, Akamai e Netflix em suas estruturas. Ofereça tipo 5, 10, 15 e 20Mb na fibra e com link dedicado fica excelente. Planos acima de 20Mb é pra famílias grandes com vários smartfones e tvs com Netflix rodando em HD funcionando ao mesmo tempo.

    Acho que 50mb e 100mb seu projeto não vira não, só acho...
    Tem razão. So não vejo sentido em usar uma rede GPON para oferecer planos de 5, 10, 15 ou 20MB/. No maximo um cabo coaxial ja seria suficiente

  10. #10

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Citação Postado originalmente por Kalius Ver Post
    Tem razão. So não vejo sentido em usar uma rede GPON para oferecer planos de 5, 10, 15 ou 20MB/. No maximo um cabo coaxial ja seria suficiente
    Essa questão tem um outro pensamento..
    Hoje atendemos esses planos com via rádio.
    Mas o fator fibra vai bem mais além.
    A tecnologia de rádio muda de tempos em tempos e você precisa reestruturar sua rede e trocar equipamento.. investir em POPs atualizados e consequentemente trocar equipamentos dos clientes.

    Veja o exemplo do AC.. ele não é compatível com A/N.

    Quando você faz uma rede GPON e entrega ao cliente uma ONU você está capacitando esse cliente a ter planos muito superiores ao que ele tem hoje..

    Ele não vai querer pagar o preço por isso hoje, mas e daqui 1 ano? 2 anos? 4 anos?
    Você terá como atender essa demanda.

    Em 4 anos você terá trocado pelo menos 1x sua tecnologia wireless.

    Fora que com a fibra você pode transportar TV.. telefone..
    É outro tipo de investimento no final das contas..

    É mais caro? É. Mas as possibilidades são muito maiores.. explore-as.

  11. #11

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Essa questão tem um outro pensamento..
    Hoje atendemos esses planos com via rádio.
    Mas o fator fibra vai bem mais além.
    A tecnologia de rádio muda de tempos em tempos e você precisa reestruturar sua rede e trocar equipamento.. investir em POPs atualizados e consequentemente trocar equipamentos dos clientes.

    Veja o exemplo do AC.. ele não é compatível com A/N.

    Quando você faz uma rede GPON e entrega ao cliente uma ONU você está capacitando esse cliente a ter planos muito superiores ao que ele tem hoje..

    Ele não vai querer pagar o preço por isso hoje, mas e daqui 1 ano? 2 anos? 4 anos?
    Você terá como atender essa demanda.

    Em 4 anos você terá trocado pelo menos 1x sua tecnologia wireless.

    Fora que com a fibra você pode transportar TV.. telefone..
    É outro tipo de investimento no final das contas..

    É mais caro? É. Mas as possibilidades são muito maiores.. explore-as.
    Com certeza, fora a menor interferência que a fibra óptica sofre. Mas acho que isso para quem está começando, para pensar em usar uma PON já tem que ter um link dedicado bom, se não fica inviável, e mesmo assim, se chegar uma grande empresa tipo NET ou VIVO fica muito difícil de competir.

  12. #12

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Eu trabalho com rede wireless mas estou pensando em montar uma rede gpon para atender alguns lugares com velocidades até 20M e com cache a mil rs.Pois não dá para colocar planos das grandes operadoras.
    Hoje não penso em colocar cabo ou wireless porque na teoria a rede fibrada daria menos manutenção,alimentação e seria algo "definitivo".Mas o custo assusta rs.

  13. #13

    Padrão

    Sabe, eu já pensei nesse lance de planos de alta velocidade, tipo 30, 50, 100 mega. Hoje em dia, que perfil de usuário realmente usa em tempo integral 50 mega de tráfego? Só os heavy users.

    A esmagadora maioria dos usuários usa internet em casa para redes sociais, ouvir músicas e assistir vídeos no youtube. Streaming e descarregar fotos/vídeos é algo pontual, carrega e acaba o tráfego pesado.

    Não seria interessante então o usuário carregar o que precisa fazer, de maneira rápida e desocupar a rede? Todos ganham, o cliente por fazer o que bem entende de forma rápida, ágil, e a operadora, que não tem a sua rede ocupada em tempo integral.

    Eu não sei vocês, mas eu prefiro um cliente de alto tráfego puxando 30 mega em 3, 5 minutos do que um cliente que se "pendure" na rede por 20 minutos. E ainda fica bravo e fala mal da operadora porque a internet é vagarosa...

  14. #14

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Hoje a maioria dos clientes utilizam internet pelo celular no WiFi do roteador usando mais é whats APP e facebook uma banda alta para esses clientes que são muitos seria sem precisão.

  15. #15

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Nunca vi todos meus clientes usando a banda toda!Nunca!

  16. #16

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    interessante topico, sou novo por aqui trabalho com cabeamento estruturado para CFTV e estou entrando em FO agora, pretendo montar minha primeira rede gpon para CFTV, mas ainda estou engatinhando, toda ajuda e informações sobre o assunto será muito bem vinda, se alguns dos profissionais aqui ja fizeram este tipo de projeto e gostaria de compartilhar, desde ja agradeço abç

  17. #17

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Essa questão tem um outro pensamento..
    Hoje atendemos esses planos com via rádio.
    Mas o fator fibra vai bem mais além.
    A tecnologia de rádio muda de tempos em tempos e você precisa reestruturar sua rede e trocar equipamento.. investir em POPs atualizados e consequentemente trocar equipamentos dos clientes.

    Veja o exemplo do AC.. ele não é compatível com A/N.

    Quando você faz uma rede GPON e entrega ao cliente uma ONU você está capacitando esse cliente a ter planos muito superiores ao que ele tem hoje..

    Ele não vai querer pagar o preço por isso hoje, mas e daqui 1 ano? 2 anos? 4 anos?
    Você terá como atender essa demanda.

    Em 4 anos você terá trocado pelo menos 1x sua tecnologia wireless.

    Fora que com a fibra você pode transportar TV.. telefone..
    É outro tipo de investimento no final das contas..

    É mais caro? É. Mas as possibilidades são muito maiores.. explore-as.
    Concordo plenamente com o que você disse. Com fibra as possibilidades são infinitas, e se trabalhar sério o negocio só tem a crescer e quando essa hora chegar a rede estará preparada.
    Imagina não se preocupar com ficar mudando de canal nos AP`s, CCQ, só glória.

  18. #18

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Somos provedor via radio e implantamos uma rede GPON aqui na cidade, estamos ainda nos primeiros clientes, mas já posso dizer que a questao manutençao e qualidade sao muito superiores. Hoje oferecemos planos a partir de 5 mb ate 35 mb, sendo que ate agora so um ou outro cliente optou por plano acima de 5 mb, pois já é o suficiente.

  19. #19

    Padrão Re: Rede GPON para pequeno ISP é viável?

    Sei que existe vários perfis de usuários da rede, mas a grande maioria apenas necessita que rode um youtube, netflix e um ping estável e baixo para jogos... As grandes Teles criaram essa ilusão que grandes bandas é o que eles precisam (100,200...500 Mega).
    Já vídeo no youtube gente reclamando que contratava 200 Mega, mas, só chegava 190 rsrssrsrss...
    Enfim, com fibra e um bom link, instalações bem feitas numa rede bem projetada com antendimento diferenciado, não tem erro, venda e entregue o plano contratado e o sucesso é fato.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Sei que existe vários perfis de usuários da rede, mas a grande maioria apenas necessita que rode um youtube, netflix e um ping estável e baixo para jogos... As grandes Teles criaram essa ilusão que grandes bandas é o que eles precisam (100,200...500 Mega).
    Já vídeo no youtube gente reclamando que contratava 200 Mega, mas, só chegava 190 rsrssrsrss...
    Enfim, com fibra e um bom link, instalações bem feitas numa rede bem projetada com antendimento diferenciado, não tem erro, venda e entregue o plano contratado e o sucesso é fato.
    Concordo plenamente com você. O que pesa hoje para a implantação de fibra é a questão de valores, isso deve ser analisado com muito cuidado, fazer o projeto, o levantamento de custos para ver a viabilidade, e muitas vezes até uma pesquisa de campo, para saber como seria a aceitação do publico.