+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Do que formatar, usar imagem com os programas e updates prontos, O que acham disso?

    pessoal sempre tive o pé atrás sobre usar uma imagem de backup de um windows ja todo pronto para uso...
    na epoca do XP era cheio de treta.... se voce trocava de placa mae.. bugava os drivers as vezes...

    hoje... com windows 7 e 8.1, o que os senhores/as me dizem a respeito disso ?!??

    seria uma boa usar o norton ghost ou qualquer programa semelhante para isso ?!

  2. #2

    Padrão Re: Do que formatar, usar imagem com os programas e updates prontos, O que acham disso?

    eu uso e indico o clonezilla quando o hardware é igual, em um laboratório de info por exemplo, poupa tempo e funciona muito bem, você formata uma máquina, atualiza e instala tudo que deseja, depois só clona e altera o hostname.

  3. #3

    Padrão Re: Do que formatar, usar imagem com os programas e updates prontos, O que acham disso?

    achei um topico em outro forum de um cara que usa o Norton Ghost 15

    ele disse ter testado em varios pcs diferentes, e em apenas 1 nao deu certo....

    vou seguir a dica dele.... depois posto os resultados....

  4. #4

    Padrão Re: Do que formatar, usar imagem com os programas e updates prontos, O que acham disso?

    Eu uso o Macrium Reflect porque tem versão gratis, tem live-cd próprio, já tem no Hiren's Boot CD e etc.

    Realmente não dá pra ser ingenuo e achar que 1 imagem vai atender todos os chipsets do mercado, Intel e AMD são mundos diferentes, mas mesmo no mesmo fabricante é só trocar de geração do chipset que a imagem deixa de ser compatível.

    Ter 1 imagem e ficar ajeitando coisa pra que ela rode em todo lugar não é produtivo, melhor guardar uma imagem de cada chipset que encontrar.

    Tenho 6 imagens de XP pra Intel (Socket 478, socket 775 com a desgraça dos chipsets Sis, 945 e G31 em modo ide, g31 e g41 em modo sata, intel mobile express (GMA) e Core-I (Tem louco que compra I5 mas quer XP).
    Pra AMD são 4 imagens do XP.
    São 4 imagens do Win7 64 pra Intel
    Só 2 Win7 32, 1 pra Intel 945 e uma pra AMD acho que nforce 6xx, são porcarias que não rodam sistema 64b (Atom e cia aceitam imagem feita em intel 945).
    Do Win8 por enquanto só 4 imagens Intel e 2 AMD, porque raramente alguém pede win8 (Geralmente pedem pra TIRAR o win8).

    Imagem do XP tem uns 3GB cada, do win7 uns 5 a 7GB, do Win8 uns 6 a 7GB cada, não ocupam tanto espaço assim, e não é tão demorado testar.

    O que tem que prestar atenção é o chipset usado, e o modo SATA na bios, se fizer imagem em modo IDE vai ter que estar em modo IDE no outro micro, senão vai ter que ir no Macrium Reflect, ele tem uma opção de reparar boot (Dá no mesmo bootar com o CD do Windows, ir em Reparar, e depois na primeira opção, Reparo da Inicialização, ele faz imagem feita em modo IDE rodar em modo AHCI e vice-versa, afinal isso é só uma alteração que você mesmo poderia fazer via regedit).

    Imagem feita em chipset 945 roda em g31, g41 e varios mobile desde que em modo IDE. Imagem feita em chipset H61 roda em B75, H77, se feita em modo IDE o outro também precisa, se feita em modo AHCI o outro também precisa. AMD idem, geralmente a imagem feita num chipset da primeira geração de uma familia roda na familia seguinte, desde que o controlador sata seja similar.

    Com Win8 e EUFI a coisa está complicando, Win10 só vai rodar em UEFI, acho mais prático ter imagem UEFI desde agora (Do Win8 64 tenho), porque essas bobeiras tipo Nlite não deverão funcionar. UEFI basicamente usa uma partição a mais, são 100 a 200MB a mais de dados (Que bios), na hora de criar a imagem pelo Macrium você seleciona todas as partições e o fato de ter 3 ou 5 partições não te toma tempo, na hora de restaurar sim toma tempo, precisa restaurar uma partição por vez, é um trabalho que te toma 1 minuto a mais (1 partição a mais), mas me parece que essa parte de modo sata não é mais problema, pelo que usei só preciso 1 imagem AMD e 1 imagem Intel pra UEFI, tá melhor com UEFI então!

    (Com UEFI como gravar imagem por live-cd? Entra na bios, muda de UEFI pra bios, desativando secure boot, e de preferencia passe de ahci pra modo ide (Ou só desativa ahci, mais normal as bios tratarem assim), você acessará o HD por live-cd como IDE emulada, faz backup e restaura imagem normalmente, seja imagem de HD IDE mesmo (Pata) ou seja imagem de instalação em UEFI, depois é só reiniciar, entrar na bios denovo, voltar pro modo ahci, ativar secure boot, e mudar o boot de cd pra uefi e pronto, vai iniciar no windows que você restaurou no HD)


    Depois que pega o jeito você economiza um tempão usando imagem. Em 1 hora faz tudo, enquanto na instalação comum em 1 hora só se entrega coisa porca, com tudo no default, e se é pra deixar no default quem devia fazer isso é o usuario, instalação "recomendada" se faz rapidinho, mas aí inicia com o windows, abre mensagem de atualização toda hora, só incomoda, tem que usar instalação avançada de tudo, isso toma tempo (Exceto se não instalar nada, como uma molecada faz, basicamente windows + office + skype + chrome + driver de video, isso é porquice demais), mas se fizer isso 1 vez, e fizer imagem, vai usar essa imagem em duzias de maquinas.
    (Imagem do XP feita em chipset intel 945 eu cheguei a usar 6x ao dia, 6 dias na semana, uma economia de tempo gigante se somar o ano todo)

    Coisa que tem validade você não instala, tipo antivirus, flash, skype ou java. O resto pode estar 2 anos desatualizado que não tem problema, pacote de codecs de 2013 ainda suporta tudo o que tem hoje. Instalador offline dessas coisas tem, é facil ter eles num pendrive, instalar eles depois de restaurada uma imagem leva 3 minutos no máximo.

    Se vai fazer imagem você não instala drivers, driver demais só atrapalha, pra instalar os drivers depois tem coisa tipo o DriverPackSolution, www.drp.su/download.htm (Tem adwares, apague o conteúdo da pasta "Soft", ou use o modo avançado pra desmarcar as inutilidades).

    Meu tempo é mais ou menos o seguinte: Boot via Hiren's Boot CD, com HD externo plugado, faço imagem pelo Macrium, leva 5 a 10 minutos, particiono direito o troço criando uma partição de dados, abro a imagem que fiz e copio os dados do cliente pra essa partição (Se já tiver a partição de dados passo os dados pra ela, em ambos os casos mais 10 minutos). Aí pelo mesmo Macrium restauro uma das imagens que está no HD externo (Adequada pro micro em questão), mais 10 minutos. Reinicio mas dessa vez pelo HDD interno, o Windows na primeira vez demora pra reconhecer os drivers, leva uns 5 minutos pra ligar. Como o HD externo está plugado abro o DriverPackSolution, deixo ele atualizar e instalar os drivers, leva 5 a 10 minutos, reinicio, e aí instalo o que falta, que é basicamente antivirus, antispyware, skype e flash, instalo java só se pedir porque isso é velharia que só incomoda, atualizo navegador e já aproveito e coloco adblock em todos, ao todo isso leva mais uns 15 minutos.

    A todo é cerca de 1 hora, mas "trabalhando mesmo" são só uns 20 minutos, por isso tenho tanto tempo pra email e forum :-)
    (Usar KVM não é tão bom, se não estiver selecionado alguns teclados e mouses não são reconhecidos ao abrir a imagem pela primeira vez, melhor ter mouse e teclado só pra essas maquinas, seja desktop ou notebook)

    Se for desktop ou note com tampa tira logo o HD e pluga num servidor seu de velocidade decente, aí levo geralmente 15 minutos entre backup e colocação de imagem, um micro com controlador sata avulso faz muita diferença na velocidade de copia ou escrita, HD sata3 ainda mais, nem precisa ser hardware parudo, só precisa controlador sata decente, hd decente, e não perder processamento com bobeira tipo antivírus e cia.

    O que não recomendo de jeito nenhum é fazer instalador frankstein com Nlite, teoricamente teria windows + softwares instalados, mas... os drivers ficam a parte, coisas como dotnet dá pau direto, meio ano depois da instalação pode precisar uma biblioteca visualC ou algo do tipo que vai dar pau na hora de instalar. Pra micro de dona de casa que nunca vai instalar nada (Porque o Facebook roda no navegador) isso é ótimo, mas pra quem precisa instalar software mais complexo depois (Até um controle de estoque simples usa Firebird hoje, que vive dando pau em maquina instalada com frankstein feito com N-Lite) isso é uma bomba-relógio, dá erros bobos meio ano depois de instalado.

    Instalador automatizado pra rodar depois do windows pode ser um problema em maquina meia boca. Já rodou instalador digamos do Office junto com o do Nero? Eu geralmente rodava (Uso em ordem alfabetica, O de Office vem logo depois de N de Nero), na maioria das maquinas modestas dava erro em um, tinha que esperar um terminar pra então rodar o outro. Ou pior, não dava erro na hora, mas depois na hora de abrir o Office tinha algum erro. E mesmo em 2015 o que não falta é maquina modesta, tá cheeeeeeio de trouxa comprando Celeron 1GHz de vendedor burro ou pilantra, só porque está R$ 700, ou porque tem 4GB de Ram. Tá cheeeeeeio de micro pra lá de ruim no mercado, os processadores de ultrabook são um lixo mesmo sendo algo tipo um I5, um I5-3317U (Esse final U é U de Lixo, digo, de Ultrabook, 10x pior que final M, de mobile) de 1,7GHz é uma carroça hoje, tá cheio de note com ele com HD 5400RPM de cache pequeno (8MB!), cujo desempenho é uma porcaria (Mas os noobs acham que por ser ULTRA-alguma-coisa será ótimo, não entendem o que é LINHA, o que é FOCO, que o foco da linha é baixo consumo mas que o custo disso é desempenho de lixo), esse tipo de carroça se dá muito mal com coisa pesada, até o Ninite (Pacote de softwares) dá problema nisso as vezes, ele prevê um tempo X de espera, mas maquina lerda excede essa demora, aí o instalador faz uma instalação por cima da outra, fragmenta arquivo no HD ou mesmo dá erro ao instalar biblioteca. Ah se todo mundo tivesse maquina decente! Ao menos aqui no interior do centro-oeste é bem o contrário, 1% é maquina decente, 99% é carroça com AMD C70 de 1,3GHz, Celeron 847 a 927 de 1,1 a 1,4GHz, ou os malditos processadores de ultrabook de clock ridículo tipo 1,4 a 1,8GHz, e coisa tipo instalador ainda depende totalmente de clock (Afinal é geralmente descompactação apenas, o barramento até o HD também influencia, e quem tem proc. de clock baixo sempre tem HDD lerdo e de cache pequeno).

    Ah, e não recomendo Windows Update (Os bugs de fabrica são tão perigosos quanto os bugs criados pelas atualizações) antes de imagem, essas atualizações além de resolver problemas que não afetam o usuário (SE o WinUpdate fosse ferramente de segurança os usuarios não precisariam antivirus, antispyware, firewall, filtro em browser...) ele ocupa muito espaço, uma atualização de 1GB faz a imagem aumentar 1,5GB, de tanto lixo na partição que essa inutilidade do winupdate gera. Antivirus pesado, tipo suíte, como os inúteis Avast, Kaspersky, ou qualquer suíte grande, pesada, inútil, bonita e cara, também geram muito conteúdo extra na partição, é facil uma imagem simples ter 5GB do Win7 64, mas ela cheia de firulas (Winupdate, antivirus, office completo com coisa que ninguém usa tipo OneNote) é facil passar de 12GB.