Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Boa tarde, hoje fazendo umas mudanças em meus AP, notei que o sinal subiu -12 Dbm a -15 Dbm.

    Exemplo Cliente Com sinal -51 foi para -63 a -66.
    Potencia que uso em clientes, 10dbi a 16dbi. AP potencia 14dbi antena + 6 dbi saida.
    O que fiz de diferente para isso acontecer tirei de MCS15 (Auto) para MCS12 (Auto).
    Clientes todos com MCS2.

    Planos 1 a 4MB.
    Segue print de uma antena de um cliente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estranho.png
Visualizações:	112
Tamanho: 	39,0 KB
ID:      	58014

    Cliente que ficava -74, porem ficava com ccq normal e deixavo em mcs1, foi para -84.

    Alguem ja passou por isso, ou e normal ao mudar a modulação o sinal subir?
    OBS: Ainda não testei voltar igual tava antes.


    Edit ------
    Print ao deixar como era antes.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         normal.png
Visualizações:	144
Tamanho: 	36,6 KB
ID:      	58015

    Analisando aqui parece que não e culpa do MCS no AP e sim deu ter adicionado a potencia da antena, pois antes era 0 e no radio que eu adicionavo 20 ai mudei para 14 + 6, ao voltar 0 + 20 volto o sinal depois testar denovo com o MCS12.

    Porem acredito que esta resolvido o problema. Dou como finalizado, Mais em questão do MCS aguardo relatos se aumenta assim mesmo ou se era por causa da potencia da antena mesmo.
    Última edição por offzinho; 22-03-2015 às 15:11.

  2. O datarate (MCS) nos modos automaticos depende do nível de sinal.

    Cada datarate (MCS) tem sensibilidade diferente, maior o datarate menor é a sensibilidade, conforme o nível de sinal cai o sistema automaticamente deve ir reduzindo o datarate.
    (DEVE, mas falha muito! A primeira coisa a fazer quando tem problema de desempenho é jogar no lixo os modos automaticos, e configurar manualmente)

    Aumentando a potencia total de um lado naturalmente se aumenta o nível de sinal no outro lado. Mas pro espectro não virar ZONA existem limites legais de potencia. Limites bem rígidos, infelizmente pouca gente respeita e a faixa dos 5GHz já está o mesmo lixo que a faixa dos 2,4GHz.

    Quando você diz "a potencia da antena", quer dizer ganho da antena?

    O limite EIRP (Potencia total de saída, somando ganho de antena com potencia do radio) nesses sistemas automatizados depende do ganho que você DIZ que a antena tem. O radio não tem como verificar o ganho da antena (Teria que calibrar), então se você preenche que tem antena de 0dBi, ou de 16dBi, isso muda muito o limite legal de potencia que o radio pode aplicar.
    (E nesse caso não há calibração prévia porque a mesma ponteira é usada em airgrid de 21 e 27dBi)

    O limite legal de potencia em 5,7 a 5,8GHz é de 36dBm EIRP. Se você marcar CORRETAMENTE que o ganho da antena é digamos 21dBi, o radio vai operar com 36 - 21 = 15dBm.
    Se você MENTIR dizendo que o ganho da antena é zero, ele vai levar em conta os 3dBi de ganho da ponteira (Tem um elemento bipolar dentro da ponteira, com 2,4 a 3dBi de ganho) ele vai aplicar a potencia máxima. Ele aplicaria 33dBm de potencia SE o hardware tivesse essa potencia, mas em MCS12 a potencia dele deve estar nuns 24dBm.

    Ou seja, MENTINDO o ganho da antena você está com 24dBm no radio, e 21 ou 27dBi na antena, dá uma potencia EIRP de 24 + 21 = 45dBm, ou então 24 + 27 = 51dBm. Ambos excedem o limite legal de qualquer país no mundo.

    Falo que a potencia está mudando porque provavelmente está marcada a opção "Auto adjusto TO EIRP limit", com essa opção ativa o controle manual que você faz não atua, o sistema vai elevar a potencia até o limite EIRP legal, e como o limite EIRP leva em conta o ganho da antena, mentindo sobre o ganho da antena você consegue emitir em potencia maior que os limites legais (Outro jeito de burlar isso é usando o maldito "Compliance test". Ainda bem que essa porcaria sumiu dos últimos firmwares!).

    Com 36dBm EIRP em 5,7 a 5,8GHz, ou 274dBm EIRP em 5,4 a 5,7GHz, não dá pra ir muito longe. Mas wifi não nasceu pra ir muito longe.

    Se bem que um ponto-a-ponto com 40 ou 50dBm EIRP é o MENOR dos males, grande parte da poluição no espectro vem no uso de malditas antes abertas de 60º (São antenas pra quem tem preguiça/incompetencia de apontar direito antenas de 6°), e do uso dessas potencias absurdas em setoriais de 90 a 120°.

    Mas enfim, "Adjust TO eirp limit" é quem faz seu sinal mudar quando muda o ganho da antena. Se mudar o país (E achar um país cujo limite EIRP seja digamos 40dBm EIRP) o sinal no outro lado também pode mudar, porque a potencia de transmissão muda.

    Alias, o sinal pode mudar até quando troca automaticamente de modulação. Cada modulação tem um sensibilidade diferente, mas cada datarate tem potencia limitada também, olha o datasheet:
    http://dl.ubnt.com/datasheets/airgri...asheet_web.pdf
    Em MCS2 a potencia é maxima, 25dBm.
    Em MCS3 a potência é menor, 24dBm.

    Se preencher corretamente o ganho da antena em ambos os datarates terá a mesma potencia (Afinal 36dBm EIRP menos os 21 ou 27dBi da antena fariam o radio ficar (Em qualquer datarate) limitado a 15 ou 19dBm de potencia), mas como o ganho da antena é baixo o radio usa toda a potencia que tem, afinal nem com a potencia maxima ele chega em 33dBm (Pra somar com os 3dBi da antena e atingir 36dBm EIRP).



  3. @rubem antena 14dBm + 6dBm radio = 20dBm correto? uso essa potencia devido a muitas arvores, porem quando tiro os 14dBm e deixo 0dBm + 20dBm o sinal fica melhor.

    Porem o CCQ continua sempre a mesma coisa na faixa dos 96% a 100% mesmo os que foi pra sinal -84 depois das mudanças.

    Antena dos cliente todas com 3dBm + 5dBm a 13dBm onde daria 8dBm a 16dBm.

    Meu Ponto a Ponto mesmo usa, 3dBm + 7dBm = 10dBm com CCQ 100% Sinal -37 Distancia 1Km, visada limpa.

    Tento deixar sempre a potencia o minimo possivel, pois possuo 2 concorrentes que os mesmo sempre deixam a potencia as alturas.

    Estavo testando aqui ao deixar em 14dBm + 4dBm meu sinal ja começa a cair mesmo nos que tem visada 100% de -48 a -68 estando a 600 metros da torre, estou achando que a potencia dos meu concorrentes esteja me afetando pois fico no meio dos 2.

    A respeito do "Auto adjusto TO EIRP limit" realmente eu deixo ele ativado.

    Faixas que transmito.

    2.4Ghz
    Canal 2457 Omni, Potencia final 13dBm 10+3

    5.7Ghz-5.8Ghz
    Canal 5745 Painel 1 20dBm
    Canal 5765 Painel 2 20dBm
    Canal 5785 Painel 3 20dBm
    Canal 5805 Painel 4 20dBm
    Canal 5825 PTP 10dBm

    Estavo tentando setar o MCS em 10 ou 12 pois 15 acho muito, afinal vendo planos de 1 a 4mb e ao olhar cada painel não passa de 4/8mb e lendo a respeito vi que em 10 ou 12 da uma melhorada no CCQ e afins. Pois nos meus clientes nunca usei mais que MCS2.

    Porem acredito que o sinal indo de -50 pra -70, não foi culpa do MCS e sim da potencia que estavo diminuindo na torre. Acredito que meu vilão está sendo eu ficar no meio dos dois concorrentes e eles estarem com potencia muito alta fazendo meu sinal degradar quando seto um valor meio baixo. Pois meu POP e para um raio de 4,5Km.

    Irei fazer mais um teste com o MCS voltando ele para 12 e ver se fica normal e depois diminuir a potencia do AP em uns 3dBm e ver se vai acontecer como antes.

  4. Uns detalhes: Antena é em dBi. O radio é que é em dBm.

    dBi onde o I é de isotropico, é uma referencia que compara uma antena isotropica teórica (Um ponto no espaço onde toda a energia é transferida do fio pro ar) com uma antena de referencia, um dipolo simples, que tem ganho na casa dos 2,4dBi.

    dBm onde o M é de miliwatt, é uma referencia que compara a potencia emitida em miliwatts.

    Lembre que uma antena omni em pé tem formato de I :-)
    E o dBm é fácil lembrar porque tem relação com os mW de potencia do radio.

    Sobre preencher o ganho no software, no setup você preenche o ganho que a antena tem, você não controla o ganho da antena.
    A antena é uma coisa física, não tem como controlar o ganho dela via software. Você só pode controlar a potencia do radio.

    Se a antena tem 20dBi ela sempre terá 20dBi, independente do que preenche no setup de qualquer radio!
    (Exceto trocando de canal, cada antena tem frequencia ideal, as vezes entre 5,4 e 5,8GHz o ganho muda 4dBi, mas o qualquer que seja o radio em 5,4GHz naquela antena o ganho da antena será o mesmo naquela frequencia)

    Se você coloca 0 no campo de ganho da antena a antena na verdade continuará a ter os 20dBi dela de sempre. Só o que muda é que o software entende que como o ganho da antena é menor (Você disse que a antena é OUTRA, uma de 0dBi), ele pode injetar potencia maior, afinal o limite EIRP é bem grande.

    Ou seja, na prática você está alterando a potencia de emissão do radio, porque a antena NUNCA muda de ganho.

    O ganho tem a ver com a area de disco ou de grade que reflete o sinal pra ponteira, pra mudar o ganho via software ia precisar um mecanismo pra diminuir ou afastar a ponteira de modo que o perca sinal refletido, aí sim mudaria o ganho da antena.

    O setup permite que você selecione qualquer ganho de antena (Em versão mais antiga só selecionava entre 2 versões do airgrid) porque o AirOS é comum a muito hardware. Coisa tipo o Nanostation Loco tem antena fixa, não tem saída pra antena externa, então poderia ter a informação fixa de ganho da antena, mas existem kits offset pra ele, tipo:
    http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=199
    Aí um Nanostation Loco M5 passa de 8,5dBi de ganho na antena pra ganho total na antena de 21,5dBi (8,5dBi do patch do NS Loco + 13 dBi extras do disco. Idem com Airgrid, são 3dBi do dipolo na ponteira + 18 a 24dB das grades, somando 21 ou 27dBi ao todo). Pra fins LEGAIS você deve informar o ganho correto, pra que o limitador EIRP atue corretamente.

    (E o jeito de limitar o EIRP é você informando o ganho da antena em uso, não tem como o software descobrir ganho, nem emissão EIRP, precisaria outro equipamento na frente da antena (E principalmente: calibrado) medindo os sinais totais emitidos)



  5. Sim corretor do celular troca os dBi para dBm hehe adicionei no corretor.

    Em questão da omni, aqui o sinal 2.4 e uma maravilha. O 5.7 e 5.8 que anda doido.
    Porem to reajustando aqui os painel pra testar denovo. pois quero tirar o MCS15 e deixar menor, antes eu definia a potencia da antena e ficava normal agora quando seto os 14dBi da antena e mesma coisa de nada e unica coisa que fica valendo e a potencia do radio. Mais irei testar outro radio as vezes ele pode estar apresentando problemas.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 17
    Último Post: 02-12-2011, 18:59
  2. Respostas: 15
    Último Post: 17-08-2009, 13:33
  3. Melhorando sinal Rádio GTS + Antena Aquarius 12 dbi
    Por rafaelsantosroot no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 18-07-2008, 08:19
  4. Dúvida sobre dBm e sinal
    Por lipeiori no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 16-04-2008, 12:12
  5. Sinal do mk estranho
    Por alanvictorjp no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 17-01-2008, 05:30

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L