Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, estou com muitas dúvidas sobre confuguração de CPE da Ubiquiti.
    Instalei uma nanostation loco M2 a 400 metros da torre, porém a navegação está com muito oscilação. O cliente contratou 3MB, sendo que quase sempre a velocidade está chegando só 1MB p/ baixo ao cliente, sendo que a nano está com visada.
    Em Main, o TX/RX Rate está dando os Mbps baixo, mais confesso que não entendo as informações que aparece nesse MAIN, mais sei que bom não está.
    Já não sei o que faço, pois nunca trabalhei com estes equipamentos, estou iniciando agora e preciso muito da ajuda de quem já é do ramo. (imagem-anexo)

Outro problema é que mesmo esse cliente estando conectado no meu servidor DHCP ele aparece sempre waiting(imagem-anexo), como se não estivesse conectado, porém quando acompanho o traffic no Simple Queues o gráfico me indica que o cliente está em uso na rede(imagem-anexo). Como pouco entendo, desconfio que acabei configurando o cliente com as mesmas configurações de meu AP.
    Obs: Não uso Hotspot, amarro o IP ao MAC no DHCP Server.
    Conto com a ajuda dos amigos.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main.jpg
Visualizações:	403
Tamanho: 	138,5 KB
ID:      	58084Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Nano-Loco-M2-Cliente-dhcp-Waiting.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	47,0 KB
ID:      	58085Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Traffic-Nano-Cliente.jpg
Visualizações:	171
Tamanho: 	117,1 KB
ID:      	58086

2. Boa Noite, O que você ta usando na torre como AP ?

3. Boa noite Amigo!

O AP é um Groove A-52HPN da mikrotik em bridge jogando em 19dBm com uma antena omni de 15Dbi. Faço o gerenciamento pelo RB750.

4. Está usando modo G-only sendo que seu equipamento suporta o modo 1000000 vezes melhor chamado N?
    Se está em modo AUTO, saiba que ele está usando um modo antiquado de 15 anos atras, o 802.11G. Seu equipamento suporta modo mais novo, não tem nenhum motivo pra usar modo antiquado então.

Testa modo N-only no Groove, marca MCS4 (Se tem outros clientes que usam velharias em G vai ter que deixar em G/N auto, o que é uma pena).
    No NS Loco M2 coloque o MAX TX Rate em MCS2, desmarca a caixa automatic do lado, e use o modo N-only também.

802.11G no datarate de 12M permite trafego total de uns 5 ou 6Mbps, mas se você está "divindindo" isso em varios clientes dificilmente consegue 4Mbps, então PTMP com datarate tão baixo só serve pra vender planinho de 512Kbps.

MCS4 no Groove é o datarate nominal de 39M, em PTmP deve dar algo tipo 15Mbps. Com sinal -61 esse modo serve.
    Se outros clientes tem sinal mais baixo tipo -65 seria bom usar MCS3, 26M nominal, na prática dá uns 10Mbps em PTmP.

Em PTmP não se consegue tanta banda dividia quanto PTP, com 18M em G dá pra chegar num 10Mbs talvez, mas em PTmP sei lá de dá pra passar de metade disso, então não dá pra vender plano tão grande tipo 2 ou 3Mbps numa rede cujo trafego em PTmP atenderia algo tipo apenas 2 clientes de uns 10 que parece ter.

Modo AUTO só é uma boa quando tudo funciona, quanto tem algum problema joga ele no lixo e otimiza tudo manualmente. Se tem apenas equiptos moderno opte por modo N-only.

E veja como está a zona de fresnel entre torre e cada cliente, zona de fresnel parcialmente obstruída e modos antiquados exibem CCQ alto mas na hora do vamos-ver circulam pouca banda.

5. Disse tudo rubem,kkk agora só o rapaz refazer a configuração.

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Último Post: 12-11-2015, 21:36
  2. Respostas: 13
    Último Post: 17-07-2015, 13:21
  3. Ajuda com configuração de Nanostation Loco M2
    Por RamonMachado no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 25-04-2015, 14:07
  4. Ajuda na configuracao de Alfa AWAP803
    Por gtomaz no fórum Redes
    Respostas: 1