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  1. Boa noite pessoal,

    Há semanas venho tendo problemas de interferência e oscilação onde durante o dia tenho pings entre 200 e 700 pro gateway (5.8). porém toda vez que ligo no suporte técnico do provedor eles falam que está tudo bem e que o sinal esta otimo. Durante a madrugada, curiosiosamente o ping desce absurdamente (de 5 a 40 no maximo). Já sou cliente desse provedor a 2 anos, e já teve outros "surtos" desse tipo, que foram resolvidos com a troca da cpe que parece não ser de muita qualidade (mesma marca, apenas OUTRA cpe), dessa vez o tecnico veio aqui fez a troca do equipamento mas continuou a mesma coisa, disse que o problema era só aqui e que só resolveria talvez com a troca pra um nano loco m5, ou uma outra opção de 400 reais que não me lembro agora, que seria tipo "isso" ou nao da pra me atender mais, acontece que o orçamento esta apertado pra eu "arriscar" um investimento por minha conta e continuar com a internet ruim, já que uso a mesma para trabalho.

    O que mais me chama atenção nisso tudo é que chegaram a fazer o downgrade pra um equipamento 2.4 e continuou com o mesmo problema, o que presumo que com a troca de tecnologia pra 2.4 o problema de "interferencia" estaria resolvido certo? espero a ajuda de vocês pra saber uma possivel solução.


    Desde já, grato.
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  2. Faltam alguns dados amigo... como distancia entre sua antena e a torre do provedor. A visada é limpa? (sem árvores, edificações, obstáculos entre você e a torre?) A antena está instalada corretamente? (Na beirada da edificação e a 1m acima do telhado?). Verifique também se a antena não está instalada em nenhum local que sofra deformação com o calor (superfícies metálicas, calhas, alambrados, etc)
    Tendo dito isso e admitindo a hipótese de que não há nenhum dos problemas descritos acima, com base nos seus relatos posso afirmar que existem 2 possibilidades de responsabilidade do provedor: 1ª> os equipamentos do provedor estão dando "gargalo" e necessitam de uma reavaliação... 2ª o provedor está "pobre" e não tem link suficiente para seus usuários, já que o pico de tráfego é durante o dia, forçando a rede a trabalhar em sua carga total.

    Soluções: 1ª> Verifique cuidadosamente a instalação da antena, pois muitos "técnicos" de provedor são somente montadores de antena. 2ª> Troque de provedor pois esse está indo de mal a pior.

    Abb

    Rafael



  3. Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Faltam alguns dados amigo... como distancia entre sua antena e a torre do provedor. A visada é limpa? (sem árvores, edificações, obstáculos entre você e a torre?) A antena está instalada corretamente? (Na beirada da edificação e a 1m acima do telhado?). Verifique também se a antena não está instalada em nenhum local que sofra deformação com o calor (superfícies metálicas, calhas, alambrados, etc)
    Tendo dito isso e admitindo a hipótese de que não há nenhum dos problemas descritos acima, com base nos seus relatos posso afirmar que existem 2 possibilidades de responsabilidade do provedor: 1ª> os equipamentos do provedor estão dando "gargalo" e necessitam de uma reavaliação... 2ª o provedor está "pobre" e não tem link suficiente para seus usuários, já que o pico de tráfego é durante o dia, forçando a rede a trabalhar em sua carga total.

    Soluções: 1ª> Verifique cuidadosamente a instalação da antena, pois muitos "técnicos" de provedor são somente montadores de antena. 2ª> Troque de provedor pois esse está indo de mal a pior.

    Abb

    Rafael
    Olá obrigado pela resposta. a distancia é menos de 1km, 1km no máximo, a antena esta fixada na parede, e não esta a 1m do telhado... a visada é limpa, só tem alguns fios e poste na frente... curioso que em uma da torre deles ficava com sinal -53 e com os mesmos problemas. já em outra que fico em média com -66 funciona "menos" pior como pode ver na imagem que postei.

    outra coisa que e chama atenção é pelo fato de as vezes pingando em idle, sem fazer uso de nenhum trafego no computador, o ping fica baixo e estavel, mas aí é só abrir uma pagina por exemplo que vai de 4-5 pra 300, 400 e tendo muita perda de pacotes.

    sao 4 da manhã e olha o que considero "bom" tamanho desespero
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  4. Bom dia, vamos dividir seu problema em pedaços pra saber onde esta o problema, o primeiro e descobrir o ip do rádio que vc conecta na torre. Pinga nele se o ping se mantem baixo, se for isso o problema e que a empresa não tem link suficiente, se ele varia o problema e na conexão da torre pra seu AP, se for esse segundo pode ser que o canal usado esteja poluído. Ou pode ser problema no AP, ou radio cliente, ou ainda o que acho que seja o problema o ack, cada equipamento esta a uma distância da torre e com isso tem um tempo pra cada um, quando vc usa um equipamento que tenha suporte a TDMA (ipol, airmax, nv2) ele resolvi isso, quando não tem vira uma zona, eu acho que seu caso seja isso, e pra resolver não adiantar trocar o equipamento precisa de engenharia de rede, que é de responsabilidade de seu provedor, peça pro seu provedor lhe dar uma explicação tecnica do problema.



  5. Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    Bom dia, vamos dividir seu problema em pedaços pra saber onde esta o problema, o primeiro e descobrir o ip do rádio que vc conecta na torre. Pinga nele se o ping se mantem baixo, se for isso o problema e que a empresa não tem link suficiente, se ele varia o problema e na conexão da torre pra seu AP, se for esse segundo pode ser que o canal usado esteja poluído. Ou pode ser problema no AP, ou radio cliente, ou ainda o que acho que seja o problema o ack, cada equipamento esta a uma distância da torre e com isso tem um tempo pra cada um, quando vc usa um equipamento que tenha suporte a TDMA (ipol, airmax, nv2) ele resolvi isso, quando não tem vira uma zona, eu acho que seu caso seja isso, e pra resolver não adiantar trocar o equipamento precisa de engenharia de rede, que é de responsabilidade de seu provedor, peça pro seu provedor lhe dar uma explicação tecnica do problema.

    olá amigo, obrigado pela resposta!!!

    Bom, os pings que falo é justamente para o radio que conecto, até tirei uma imagem com um print... e o ping varia durante o dia de 300 a 4000, e a noite a conexão fica otima, justamente quando o ping esta baixo para o radio que conecto (de 2 a 50 no maximo)

    o equiapamento que to usando é um pro eletronic 5.8, e o tecnico sugeriu a mudança de equipamento pra um nano loco saindo do meu bolso, logico e nem sequer me da a garantia que ira melhorar ou um rocket que ele sugeriu também.
    e a solução do tecnico foi simplesmente "assim nao da pra te atender, o problema é só em você mas se você comprar um nano oco ou um m5 vai ficar otimo" blabla o que duvido..

    o que me deixa com raiva, é que de madrugada a comunicaçao pro radio fica PERFEITO... o que me parece é que meu ap nao aguenta trafego, porque em idle na maioria das vezes o ping fica bem baixo, e quando abro qualquer pagina começa perder pacotes etc

    ah e outra, eles ja mudaram pra todos canais e torres possiveis, até a tecnologia pra 2.8, o que me coloca essa duvida que seja meu ap o problema, com a mudança de canal a unica coisa que mudou foi o dbi de -53 pra -66






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