Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Pessoal, boa noite,
    Sei que para alguns pode ser uma pergunta boba, mas esses dias resolvi fazer o teste depois de uma experiencia que tive e fiquei sem entender....
    Seguinte:
    Fiz um teste de banda com o Btest da própria mk entre o meu pc (um desktop com rede giga) e minha RB 750UP, ao final do teste tive a media de 85mb de down e 15mb de up. Considerando que a porta dessa RB é fast e não giga, o teste de down esta coerente, mas o de up me deixou muito decepcionado. Dai refiz o teste só que desta vez monitorando a CPU da RB, novamente o resultado praticamente equivaleu-se e vi que o processador da RB tava no pau, 100% direto.

    - Minha primeira duvida e pergunta é: porque a discrepancia tão grande entre down e up, se fosse por causa do processador da RB topar, não deveriam equalizar as velocidades, sei lá, tipo 60/60??

    Obs.: os testes fiz sempre em TCP e alternando entre Both, recive e send, mas mesmo assim ficou sempre praticamente igual, mesmo quando setava só up não passava de 15MB e o processador da RB topava, porque??

    Outra coisa,
    refiz os teste com outra RB, a 2011, que tem um hardware mais robusto que a 750 e mesmo assim os testes supracitados praticamente repetiram-se, Alguma idéia do que possa ser??

    Ultima observação antes que perguntem: todos os testes os fiz com a RB e o pc livre de qualquer carga de rede, ou seja, tudo dedicado unica e exclusivamente ao teste.
    Aguardo

  2. O motivo ao certo não sei, mas me parece limite dos chipsets.

    Parece que são chipset feitos pra trafego baixo tipo 30-40Mbps full, mas uns firmwares dão um jeitinho e priorizam um sentido, já que trafego grande em rede é OU navegação (Com uplaod baixo) OU troca de arquivos em sentido único (Copiando de uma maquina pra outra).

    Radio pra link licenciado e cia, que tem capacidade full-duplex grande, são oooooutro hardware, nada de chipset semi-domestico tipo Atheros 7K (Que 90% dos UBNT e MK usam), são processadores 10x mais poderosos, alias, não costumam usar chipset que integra um monte de coisa, usam CPU poderosa e se comunicam com chipset de RF e de ethernet via PCIE, não tem tudo integrado como umas RB's e produtos UBNT tem.

    No caso da RB750UP é o chipset AR7241, é meio velhinho hoje, tem dele em roteador barato tipo TPLink WR841nd, pra mim que se a RB750up suportasse muito trafego o WR841 também suportaria, mas é um roteador de mesa comum.



  3. Ok é o que estava suspeitando também infelismente, mas então diga-me:
    - Na linha das RB's, qual seria a mais em conta para um up-grade inicial visando a questão do trafego, seria a 1100AHx2?? pelo diagrama me parece que a ETH 12 e 13 são diretas no processador através do PCI??

  4. A princípio qualquer PowerPC vai dar mais tráfego que esses chipsets MIPS comuns.

    RB850G2, RB1200, RB1100, etc.
    (Até as velhas RB600 e RB800, elas tem porta gigabit faz muitos anos)

    Tem esse problema de chipset de switch no caminho, só é problema se você usar digamos a porta 1 como wan e a 2 como lan, aí perde um pouco do desempenho. O maior problema da RB750, 750g, 750up e 450g é que uma porta é nativamente WAN direto no chipset, e as outras 4 passam por um switch 5p (O chipset tem 1 wan e 1 lan, se não me engano só a RB450g é que tem 1 wan e 4 lan), no fim das contas acho que pesa de tudo um pouco, um chipset menos poderoso mas também o switch no caminho.



  5. Rubens,
    Essa questão das portas compartilhadas ja sabia, maso que me intrigou é que os resultados foram parecidos nas duas, mas com uma diferença substancial no hardware, o que traduzindo, pelo que vc explicou acima, seignifica que os chipsets devem ser bem merd@mente parecidos né....
    um detalhe é que nos testes, como disse, não tinha nada mais, nenhum cabo mais espetado nas RB's, era só o cabo do meu pc direto na 2011 (fiz o teste tanto na fast quanto na giga) e na 750..
    Analisando me parece mesmo que tem a ver com a arquitetura né, não da pra esperar muito da MIPS-BEW mesmo não, fator principal sendo o chipset, mas a forma como é feita a ligação e o trabalho de switching entre as diversas arquitetura também "pega" né.
    Dai agora pergunto, o que temos de razoável a preço acessivel??






Tópicos Similares

  1. Respostas: 38
    Último Post: 29-06-2013, 10:49
  2. Como Calcular a Taxa de UP e Down?
    Por morais2707 no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 19-12-2011, 12:50
  3. Up ou Down de placas de rede remotamente
    Por PandaAzul no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 19-01-2005, 01:45
  4. Testes de firewall
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 13-05-2003, 15:50
  5. teste de email
    Por wrochal no fórum Segurança
    Respostas: 0
    Último Post: 06-12-2002, 10:53

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L