+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TEste de UP e Down

    Pessoal, boa noite,
    Sei que para alguns pode ser uma pergunta boba, mas esses dias resolvi fazer o teste depois de uma experiencia que tive e fiquei sem entender....
    Seguinte:
    Fiz um teste de banda com o Btest da própria mk entre o meu pc (um desktop com rede giga) e minha RB 750UP, ao final do teste tive a media de 85mb de down e 15mb de up. Considerando que a porta dessa RB é fast e não giga, o teste de down esta coerente, mas o de up me deixou muito decepcionado. Dai refiz o teste só que desta vez monitorando a CPU da RB, novamente o resultado praticamente equivaleu-se e vi que o processador da RB tava no pau, 100% direto.

    - Minha primeira duvida e pergunta é: porque a discrepancia tão grande entre down e up, se fosse por causa do processador da RB topar, não deveriam equalizar as velocidades, sei lá, tipo 60/60??

    Obs.: os testes fiz sempre em TCP e alternando entre Both, recive e send, mas mesmo assim ficou sempre praticamente igual, mesmo quando setava só up não passava de 15MB e o processador da RB topava, porque??

    Outra coisa,
    refiz os teste com outra RB, a 2011, que tem um hardware mais robusto que a 750 e mesmo assim os testes supracitados praticamente repetiram-se, Alguma idéia do que possa ser??

    Ultima observação antes que perguntem: todos os testes os fiz com a RB e o pc livre de qualquer carga de rede, ou seja, tudo dedicado unica e exclusivamente ao teste.
    Aguardo

  2. #2

    Padrão Re: TEste de UP e Down

    O motivo ao certo não sei, mas me parece limite dos chipsets.

    Parece que são chipset feitos pra trafego baixo tipo 30-40Mbps full, mas uns firmwares dão um jeitinho e priorizam um sentido, já que trafego grande em rede é OU navegação (Com uplaod baixo) OU troca de arquivos em sentido único (Copiando de uma maquina pra outra).

    Radio pra link licenciado e cia, que tem capacidade full-duplex grande, são oooooutro hardware, nada de chipset semi-domestico tipo Atheros 7K (Que 90% dos UBNT e MK usam), são processadores 10x mais poderosos, alias, não costumam usar chipset que integra um monte de coisa, usam CPU poderosa e se comunicam com chipset de RF e de ethernet via PCIE, não tem tudo integrado como umas RB's e produtos UBNT tem.

    No caso da RB750UP é o chipset AR7241, é meio velhinho hoje, tem dele em roteador barato tipo TPLink WR841nd, pra mim que se a RB750up suportasse muito trafego o WR841 também suportaria, mas é um roteador de mesa comum.

  3. #3

    Padrão Re: TEste de UP e Down

    Ok é o que estava suspeitando também infelismente, mas então diga-me:
    - Na linha das RB's, qual seria a mais em conta para um up-grade inicial visando a questão do trafego, seria a 1100AHx2?? pelo diagrama me parece que a ETH 12 e 13 são diretas no processador através do PCI??

  4. #4

    Padrão Re: TEste de UP e Down

    A princípio qualquer PowerPC vai dar mais tráfego que esses chipsets MIPS comuns.

    RB850G2, RB1200, RB1100, etc.
    (Até as velhas RB600 e RB800, elas tem porta gigabit faz muitos anos)

    Tem esse problema de chipset de switch no caminho, só é problema se você usar digamos a porta 1 como wan e a 2 como lan, aí perde um pouco do desempenho. O maior problema da RB750, 750g, 750up e 450g é que uma porta é nativamente WAN direto no chipset, e as outras 4 passam por um switch 5p (O chipset tem 1 wan e 1 lan, se não me engano só a RB450g é que tem 1 wan e 4 lan), no fim das contas acho que pesa de tudo um pouco, um chipset menos poderoso mas também o switch no caminho.

  5. #5

    Padrão Re: TEste de UP e Down

    Rubens,
    Essa questão das portas compartilhadas ja sabia, maso que me intrigou é que os resultados foram parecidos nas duas, mas com uma diferença substancial no hardware, o que traduzindo, pelo que vc explicou acima, seignifica que os chipsets devem ser bem merd@mente parecidos né....
    um detalhe é que nos testes, como disse, não tinha nada mais, nenhum cabo mais espetado nas RB's, era só o cabo do meu pc direto na 2011 (fiz o teste tanto na fast quanto na giga) e na 750..
    Analisando me parece mesmo que tem a ver com a arquitetura né, não da pra esperar muito da MIPS-BEW mesmo não, fator principal sendo o chipset, mas a forma como é feita a ligação e o trabalho de switching entre as diversas arquitetura também "pega" né.
    Dai agora pergunto, o que temos de razoável a preço acessivel??

  6. #6

    Padrão Re: TEste de UP e Down

    Eu sempre tratei a RB2011 como uma RB450G com wifi, nunca peguei uma, mas quero colocar em casa quando puder.
    Quando testei isso (Trafego) na RB1200 (A mais porqueira das RB 1xxx) fiz isso que tirei de algum forum:

    ============

    If you need WAN port to be 1G port then do the following:

    1. Set master port for ports 1, 2 and 6 to none.
    2. Set master port for ports 3-5 to ether2.
    3. Set master port for ports 7-10 to ether6.
    4. Make ether2 and ether6 a part of the bridge (bridge-local).

    This way you will have ether1 as your WAN port and bridge-local as your LAN port. 1G ports 2-5 are hardware-switched together, 100M ports 6-10 are hardware switched together as well, and these to groups of hardware switched ports are software bridged.

    And if 100M is enough for your WAN port you can consider the following scenario as an alternative:
    1. Set master port for ports 1, 6 and 10 to none.
    2. Set master port for ports 2-5 to ether1.
    3. Set master port for ports 7-9 to ether6.
    4. Make ether1 and ether6 a part of the bridge (bridge-local).

    This way you will have ether10 as your WAN port and bridge-local as your LAN port. 1G ports 1-5 are hardware-switched together, 100M ports 6-9 are hardware switched together as well, and these to groups of hardware switched ports are software bridged.

    ================

    Conforme o master port selecionado notei que o trafego mudava um pouco, e eu só tinha equipto 100M na época, conforme a config. de master port lembro de ver 80 a 99Mbps praticamente, só half!

    O que a gente podia ter barato é a RB850Gx2, mas é "nova" demais pra já chegar aqui, se a RB450g está R$ 400 a RB850gx2 devia estar R$ 530, acho que é um preço justo. Daí pra cima complica, precisa duplicar o preço pra chegar nas RB1xxx, acho melhor explorar mais o que a RB450G tem pra dar, sempre ví desempenho muuuuuito melhor nela do que na RB750 ou 750G.
    (E a RB450G também só tem 2 ethernet, não é ela que tem 5 ethernet nativas)

  7. #7

    Padrão Re: TEste de UP e Down

    Pois é, coicidencia ou não, foi procurar as power-pc mais em conta e me bati na 850Gx2 também, encontrei no ML na casa dos 750,00......fora isso acho que não rola mesmo...só a 1100x2 ou partir logo pra CCR...