+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

Caros colegas, fiz o procedimento conforme o detalhado, porém meu switch parou de funcionar a função VLAN das portas.
    O detalhe é que tinha tirado alguns componentes para transformar ele em POE ativo antes. Será que tirei algum componente errado essencial para a função VLAN?

Citação Postado originalmente por fernandohubner Ver Post
    Ola Rubem, primeiramente, quero agradecer aos comentarios postados aqui nesse tópico que me ajudou muuuuuito.
    Então, fiz esse switch aqui:
    Anexo 62088

a porta 1 e a porta 8 estao sem diodos, assim elas enviam e recebem energia, mas aí vieram as dúvidas, vamos supor que em 10 switchs (1 a cada 30/40 metros, aqui uso 1 switch em cada poste com cabo 100% cobre) ligados em cascata e tendo 5 clientes com fonte de 24v/1a em cada switch, entao eu teria uma energia de 24v/5a no 1º switch, somando isso a cada switch eu teria uma energia no ultimo switch de aproximadamente uns 20a esse numero de amperes nao seria "prejudicial"? pois eu teria muita amperagem andando no cabo utp de um lado para o outro pq eles estarao interligados, e quando tiver com uns 30 ou 40 switch ligados, isso nao daria um "colapso" na energia nao?

Pra saber, só dizendo que componentes tirou.

Mas a princípio só tem capacitor de desacoplamento nas redondezas dos conectores, tirar eles ia permitir alguma oscilação eventual em cabos longos ou ruidosos, mas não a ponto de desativar uma feature do chipset. Acho mais fácil a ESD do ferro de solda comum não-aterrado ou do trabalhador não-aterrado, ter afetado algo na Rom ou no chipset, eles são sensíveis a ESD.

Se fosse um roteador eu ia dizer pra tentar regravar o firmware, mas a maioria dos switch gerenciáveis só tem 1 firmware, o original, e não aceitam subir o mesmo arquivo (Precisa ser uma versão mais nova).

Amigo ainda nao coloquei em produção estou fazendo testes ainda...

Citação Postado originalmente por bola25a2008 Ver Post
    Amigo vc já colocou em funcionamento o switch com essa modificação?
    se colocou como ele se comportou? Fiz um aqui semelhante para testes, com uma unica diferença é que coloquei um fizivel de 2a em cada porta que vai para o cliente.

Amigo pq tirou alguns componentes? Pois fiz aqui o procedimento e não precisei tirar nada.
    Citação Postado originalmente por regisbb Ver Post
    Caros colegas, fiz o procedimento conforme o detalhado, porém meu switch parou de funcionar a função VLAN das portas.
    O detalhe é que tinha tirado alguns componentes para transformar ele em POE ativo antes. Será que tirei algum componente errado essencial para a função VLAN?

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pra saber, só dizendo que componentes tirou.

Mas a princípio só tem capacitor de desacoplamento nas redondezas dos conectores, tirar eles ia permitir alguma oscilação eventual em cabos longos ou ruidosos, mas não a ponto de desativar uma feature do chipset. Acho mais fácil a ESD do ferro de solda comum não-aterrado ou do trabalhador não-aterrado, ter afetado algo na Rom ou no chipset, eles são sensíveis a ESD.

Se fosse um roteador eu ia dizer pra tentar regravar o firmware, mas a maioria dos switch gerenciáveis só tem 1 firmware, o original, e não aceitam subir o mesmo arquivo (Precisa ser uma versão mais nova).
    Aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida com você que entende muito de eletrônica:

Tenho um switch aqui que funciona em 24v, abrir ele e ví que ele tem um capacitor de 25v. Gostaria de modificar esse equipamento para aceitar até 48v, então pensei, será que apenas trocando o capacitor original por um de 50v já estaria modificado ou precisa trocar mais algum componente?

Aguardo resposta, e desde já agradeço a gentileza em responder...

Padrão Re: Rede cabeada desligando - Pedido de ajuda

É bem por aí, em vários switch baratos o limite de tensão é o do capacitor.

Mas tem que ver o resto do circuito também. Tem muito switch que usa o MC34063
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         34063.jpg
Visualizações:	124
Tamanho: 	20,1 KB
ID:      	62441

Tem que ver qual variação dele que está no aparelho.
    Se for o MC34063A olha o limite de tensão em 40V:
    http://www.onsemi.com/pub_link/Colla...MC34063A-D.PDF

Se for um switch com esse CI, tirar o capacitor de 25V e colocar um de 50V não resolve, o limite vai ficar nos 40V no CI.

(E nem é bom chegar perto da tensão do capacitor, é normal tem ripple ou spike e eles estufarem mais cedo, pra usar 48V seria decente usar capacitor de 63V)

Alias, veja se é 48V mesmo, porque nobreak 48V (4 baterias 12V em série) flutua na casa dos 52 a 55V!

Diz uma antiga lenda que existe um tal de MC34063HV, pra 60V ou 63V, eu acho que eu vi um deles uma vez mas tava escuro e era de noite, pode ser sido ilusão, anda mais fácil ver disco voador ou saci-pererê hoje, não vemos ele a venda, nem datasheet, só que as vezes algumas versões que vão pra fabricante e não pro varejo realmente ficam sem datasheet oficial, existem só extra-oficialmente.

(E dou azar, os 2 switch que tenho aqui hoje tem algo tipo final ADM ou CBN, versão pra 35V apenas! Deve ser mais barata por isso está em switch barato)

Se quiser colocar um capacitor de 63V e ligar ele em 48V, o risco é seu, acho que alguém falou uma vez que funcionou, mas talvez era um com a versão final HV. Via de regra o que o datasheet diz geralmente aceita no máximo 10% de variação, não mais que isso, de 40V pra 48V tem muita diferença, se fosse 42V eu mesmo testaria, mas 48V não.

Já tentei achar solução barata pra isso, acredite, mas... mesmo que achei um CI HV a venda, o MC34063 comum de 40V já custa quase R$ 10 fora do brasil (Imagina aqui!), o custo de uma gambiarra talvez ficaria até maior que um módulo pronto tipo
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ulo-lm2596-_JM
    DESDE QUE esses módulos suportassem mais de 40V.

No caso desses módulos, existe sim o LM2596HV ou o LM2594HV, em módulos que aceitam até 60V, não achei no ML mas lá fora tem:
    http://www.ebay.com/itm/60V-LM2596HV...-/281912674631

Também tem o CI LM5007, que vai até uns 80V, mas só ele já custa o preço do módulo com o LM2596HV:
    http://www.ebay.com/itm/1PCS-LM5007M...-/252023421130

Então tá complicado usar switch comum com MC34063A em 48V. Colocar 12 ou 14 diodos comuns em série pra reduzir 8,4 a 9,8V (Cada diodo derruba a tensão em 0,7V) pode ser feito, mas desperdiça energia, se o switch consumir 4W, esses 4W em 40V são 4/40 = 0,1A ou 100mA. Os diodos vão dissipar 8,4V * 0,1A = 0,84W em calor, ou 0,96W, sobe o consumo em quase 1W, pra 1 switch isso não faz nenhuma diferença, faria pra cabear uma cidade toda com 50 deles...

E no lugar do switch dá pra fazer o clássico da gambiarra dos anos 70, colocar um resistor.
    Pra descobrir o valor do resistor, você divide a tensão que quer que ele "consuma", pela corrente que vai circular nele.

Digamos que quer que chegue uns 24V (Pra não modificar o switch), de 48V pra 24V são 24V de diferença, e o siwtch em 24V consome 166mA (4W/24V = 0,166A).
    24 / 0,166 = 144 ohms
    Um resistor de 150 ohms por 5 wats tá ótimo. Pena que o circuito ao todo consumiria 8W ao invés de 4W.

Se for pra passar pra 40V, 4W/40V= 0,1A, e 8V/0,1A = 80 ohms, e resistor de 1W serve.
    (Na prática o que tem a venda é resistor de 100 ohms, vai dar menos de 40V então a corrente será um pouco mais de 0,1A, por isso a recomendação de resistor de 1W)

Resistor em série funciona (Igual os diodos em série), mas é gambiarra feia, pra 1 switch dá, mas pra cabear cidade toda vai desperdiçar muita energia, fora que o resistor esquenta, esse 1W a 4W vira calor neles, 1W pode queimar seu dedo de tanto que esquenta. O que não é gambirra é usar conversor dc-dc no caminho, o rendimento fica perto dos 95% num uso desse (Passando de 48V pra 24V).