+ Responder ao Tópico

1. O caminho é o contrário, não importa a potência da fonte, mas sim o que será consumido delas.

Se usar switch gerenciado pequeno, geralmente eles consomem 4W já com conversor dc-dc pequeno, se colocar 10 deles serão 40W.

40W / 48V = 0,83A.

A queda de tensão com 0,83A em 80m de cabo é de 2,42V.
    48-2,42 = 45,58V
    Pro switch seguinte serão 36W agora.
    36/45,58 = 0,78A , e 0,78A em 80m dá queda de 2,1V.
    45,58 - 2,1 = 43,48V
    Pro switch seguinte vai 32W
    32/43,48V = 0,73A

E assim vai.

Se essa fonte ficar num ponto de encontro de vários ramais de rede, uma fonte 48V 10A pode atender 6 ou 7 ramais de 2km cada (Se eles usarem switch de baixo consumo).

Depois de certa distância a tensão cai abaixo de 35V, em TESE daria pra usar conversor DC-DC mais barato, mas o problema é: Só existe essa tensão baixa porque tem outros switch consumindo. Na hora de ligar não haverá consumo no exato instante, vai ter picos de mais de 40V na hora de ligar, e em caso de queima de alguns switch. Fazer isso (Colocar conversor dc-dc barato no fim do ramal) é meio arriscado.

Eu ultimamente defendo POE reverso por isso, põe uma fonte 12V no cliente, depois de 80m de cabo da casa dele até a caixa vai ter mais de 10V ainda, tá cheio de switch que opera nessa tensão (9-15V, digamos). O problema é switch travado, com alimentação central você desliga ela por 5s e todos os switch reiniciam. Com POE reverso precisa adaptar circuito nos switch.

2. Bom dia pessoal, sei que o tópico já é um pouco antigo, mas tenho uma duvida em relação não aos switches mas sim em relação a fonte, tenho uma rede rede de pacpon com switches adaptados e aqui a placa ou a onu nunca queima ou trava o grande problema que tenho é com queima nos clientes, na maioria das vezes queima a fonte poe que esta alimentando o switch e de vez em quando o roteador, mas é bem raro, meu grande problema esta na fonte que queima com mais frequencia, ai vamos la e trocamos a fonte e tudo certo,a duvida é, vocês usam algum tipo de fonte especifica nos clientes, fonte chaveada, fonte estabilizada alguma proteção especial ou essas fontes comuns do mercadolivre mesmo, e uma pergunta pro @rubem, se puder responder ficarei muito grato, qual fonte é melhor pra usar nesses sistemas de poe reverso, chaveada, estabilizada ou as comuns mesmo pois não tem diferença, qual tem chance maior de queimar com descargas elétricas??? Sempre aprecio seus tópicos, muito grato por toda contribuição dada a todos do fórum.

3. Como é esse POE reverso em detalhes?

Pergunto porque se você coloca no cliente uma fonte 12V 1A (12W) e o consumo lá no poste passa de digamos 10W (Um switch 4W e um conversor fibra de 6W) a fonte vai pro lixo mesmo, fonte barata tem que ter consumo máximo na casa de metade do que ela promete.

Eu sempre defendia o uso de carregador de bateria, com uma bateria junto a cada equipamento, por isso, uma fonte sozinha não dá conta de muita coisa, o negócio é ter sempre várias fontes em paralelo, e bateria.

Se a fonte está queimando, pode ter certeza que tem consumo alto demais saindo dela.

A parte cara desse problema é que você teria que dimensionar a fonte de modo que ela tem o dobro da capacidade do que o equipamento consome, porque vai existir a situação onde só 1 fonte vai ter que alimentar tudo.

Ou seja, se tem consumo de uns 10W, a fonte vai ter que ter capacidade pra mais de 20W, senão ela vai ficar quente o dia todo e durar poucos meses (Resistência interna de mosfets e cia cai quando o componente aquece, a capacidade de corrente circulante diminui muito, quando há um pequeno pico de corrente mais alta no componente quente ele queima).

4. Bom dia @rubem, meu sistema suporta ate 24v, porem usamos fontes 18v 1a na placa reversa, usamos placas da GLAB-TELECOM acho que não me expressei claramente, as fontes não queimam sozinhas do nada por tempo de uso, o problema que falo é em temporada de chuvas, o que tenho notado é que a unica coisa que queima é a fonte no cliente, a rede fica quase intacta, por exemplo, no ultimo prolema que tive, foram 5 fontes queimadas e somente uma switch, na verdade não sei se isso é bom ou ruim pois claramente a descarga veio pela rede elétrica e fritou a fonte, provavelmente o switch que queimou deve ter sido a fonte do cliente que deixou passar a descarga para a placa de poe reverso, a minha duvida é, será que existe alguma fonte mais resistente a esses problemas ou somente o bom e velho aterramento que sabemos que poucas casas tem??? Outra coisa, conhece algum lugar onde posso mandar fabricar placas ou somente o folha impressa para colocar os componentes, tipo essa da foto que adicionei? Muito obrigado mais uma vez pela atenção.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         glab placa.jpg
Visualizações:	29
Tamanho: 	79,6 KB
ID:      	66917

5. Ah tá, então seu problema é a queima do elo mais frágil entre a rede não-aterrada, e o aterramento mais próximo.

Esse elo passa pela fonte no cliente, que está numa tomada com neutro e fase, e neutro é aterrado lá no poste.

Ou seja, qualquer eventual alta tensão induzida nos cabos, estão chegando ao terra através do neutro da tomada, e o elemento entre o negativo do switch, e o neutro da tomada, é a fonte chaveada.

Teria que ver o aterramento nos postes, pra ligar o negativo do switch ou desse injetor POE nesse aterramento. Alguns postes precisam ter aterramento na rua, não só os com trafo.

Mas esse problema é bem mais sério, por isso tanto modem ADSL queima por problema vindo pela linha telefonica (Alias, meu telefone fixo, gondola, que nem vai na tomada, queimou começo desse ano! Imagina se um modem ADSL não queimaria!), basicamente porque a linha telefônica tem essa montoeira de fios pelos postes, e não é aterrada nos postes.

Ligar o negativo da alimentação no terra não resolve tudo mas ameniza muito as queimas. Talvez pra ter zero queima precisaria protetor de surto (Com centelhador) em cada porta ethernet (Assim como cada porta da DSLAM tem um centelhador, aí queima o model ADSL na casa do cliente, e não uma porta da DSLAM lá na central), mas acho exagerado, se aterrar o negativo dos equipamentos já estará bom.

Algumas fontes POE tem negativo ligado no 3º pino da tomada, mas quantos clientes seus tem 3º pino aterrado? Provavelmente zero. Então não dá pra esperar muito do cliente, vai ter que aterrar lá no poste mesmo. Se tiver cabo de tração entre os postes, pode usar ele como guia unindo aterramentos, teria que ver como o projeto de cabeamento pra cia elétrica foi feito (Se aprovaram sem nenhuma ligação em aterramento, eles estavam dormindo), ou pelo menos olhar nas regras de uso se pode usar o aterramento dele e aterrar o cabo de tração (Estou na região da Energisa, e ela deixa fazer isso, na verdade nos guias deles fala que se tiver cabo de sustentação metálico, ele tem que ser aterrado).

Outra solução seria colocar transformador isolador em cada cliente, assim sua rede fica completamente separada da rede AC, não tem nenhum ponto de contato com o neutro aterrado. Mas olha o preço disso pra colocar em toda fonte:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...saida-220v-_JM

E de qualquer forma em alguns casos ainda ia queimar uns equiptos ethernet no cliente, então nada afasta a necessidade de aterrar o negativo do switch lá no poste, geralmente a cada poucos postes tem um cabo de descida pro aterramento, é só ligar nele (Mas mandar esse aterramento pelo negativo só pra 1 ou 2 switch pra cada lado, se fizer uma malha única unindo toda a cidade seus cabos irão derreter eventualmente, porque a terra tem diferença de potencial entre 2 pontos, entre um bairro e outro não é difícil medir 30V entre um terra e outro, a questão não é equalizar tensões, mas sim ter um aterramento perto de cada switch, porque ethernet tem autotrafo na entrada então não precisa trabalhar com negativos equalizados (Como serial, VGA ou HDMI precisam).

Tópicos Similares

1. Rede cabeada com controle de banda com RB433
    Por josenyas no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 19-11-2014, 07:58
  2. Pedido de ajuda no balanceamento no mikrotik
    Por innoscent no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 06-05-2013, 02:43
  3. Pedido de ajuda
    Por shion1987 no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 10-03-2011, 21:10
  4. Agradecimentos e mais um pedido de ajuda!!
    Por Valterri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 05-04-2005, 10:15
  5. Pedido de Ajuda para os mais sabidos... !!!
    Por Rubao_b no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 26-01-2003, 21:46

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L