Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, gostaria de contar a opniao ou sujestao na execução dessa migração que pretendo fazer

segue anexa a foto ilustrada do meu cenario, e em seguida explico tudo como esta rodando
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PLANTA.png
Visualizações:	348
Tamanho: 	185,3 KB
ID:      	58512
    inicialmente eu só tinha a T3 e T4.... sendo assim inicei com o link adsl que hoje é apenas bkp, e é o local onde atualmente estou concentrando os clientes.... nas torres T1 e T2 no momento é só transporte do link e as outras nao tem clientes ainda

gostaria de reorganizar a rede antes de começar introduzir clientes em outros repetidores

minhas metas são.... tirar a concentração que hoje é feita na T3 e passar pra T1 que é de onde vem o link, lever o meu servidor de radius para a T5 que é onde fica o escritório que montei recentemente

hoje a autenticação dos clientes pppoe é centralizada na T3.... e os 20 clientes que ainda tenho em 2.4 são hotspot autenticam descentralizado em cada torre

principio ja criei uma nova range /22 onde será o novo concentrador e um /27 para esses clientes hotspot

andei pensando em aplicar somente ospf com Vlan até cada torre ou AP... mas nao que o cenario seja propicio agora mais cheguei a conclusão que seja melhor ja deixar a rede com o mpls e /vpls até pq ja domino

estou querendo parar tudo em uma madrugada e fazer essa migração onde vou centralizar todos os clientes.... mudar todos ip´s das RB´s pra trabalhar em um padrao mais organizado, mudar todos ip´s dos AP´s para um novo padrão...

DICAS??? DICASSS??? Sugestões pra não dar tiro no pé?

2. Bem simples amigo entre os enlaces ospf com redes /29 depôs e só vc colocar mpls pra rodar

3. beleza Naldo.... meus medos de começar a mecher é pq vou fazer tudo com ela rodando, queria um norte de etapas a ir seguindo pra fazer a migração sem grandes impactos...

mas tbm ja estou no meio do caminho... vou conseguir migrar por etapas de clientes... vou colocando AP por AP na brdige de onde chegarpa a vpls da centralização.... ate entao blz. acabei de colocar todos os novos ip´s nas RB´s... ja preparei os novos ip´s de enlace, e ja fechei as vpls´s... só deixei o serviço ospf desativado ainda pra ele nao mecher nas rotas, mais essa madrugada eu ja faço isso

4. Eu tinha uma estrutura parecida com a que vc tem ai.Um concentrador pppoe,rede em bridge e algumas repetidoras.
    Eu preferi fazer assim;coloquei o mk-auth nas nuvens(vpn,qual seja o link ele ira conectar ao mikrotik),em cada torre coloquei uma RB e configurei os clientes para todos os ramais depois coloquei nos ramais certos(ramal é cada pop).
    Fica um chato pois em alguns casos temos que ir na casa do cliente,mas a rede ficou isolada.Pop1+aps+clientes só se comunicam com pop1,Pop2+aps+clientes só se comunicam com pop2 e assim vai.
    Até o momento gostei do jeito que ficou pois quando há algum problema em um pop não corro risco de parar outros.

5. Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Eu tinha uma estrutura parecida com a que vc tem ai.Um concentrador pppoe,rede em bridge e algumas repetidoras.
    Eu preferi fazer assim;coloquei o mk-auth nas nuvens(vpn,qual seja o link ele ira conectar ao mikrotik),em cada torre coloquei uma RB e configurei os clientes para todos os ramais depois coloquei nos ramais certos(ramal é cada pop).
    Fica um chato pois em alguns casos temos que ir na casa do cliente,mas a rede ficou isolada.Pop1+aps+clientes só se comunicam com pop1,Pop2+aps+clientes só se comunicam com pop2 e assim vai.
    Até o momento gostei do jeito que ficou pois quando há algum problema em um pop não corro risco de parar outros.
    Você instalou o mk-auth em um servidor virtual correto? Não é vps? Eu estava pensando em fazer isso aqui tambem

Tópicos Similares

1. Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada
    Por leonardocraft no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 25-06-2012, 20:41
  2. Respostas: 2
    Último Post: 18-06-2012, 08:53
  3. Respostas: 1
    Último Post: 13-10-2007, 14:45
  4. iptables fazendo forward da rede interna para a externa e ve
    Por bandlinux no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5