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  1. A queima de lan as vezes é culpa do trafo/driver, mas geralmente é culpa do chipset. De um AR7K antigo pra um AR9K moderno não mudou tanto, ambos ainda queimam do mesmo jeito. Chipset mais poderoso geralmente significa litografia menor (Devem estar em 90nm hoje, enquanto processadores Intel estão em 22nm, a Intel fez seu último processador 90nm a uns 10 anos, acho que um Pentium 4 nucleo northwood (Ou já era HT? Sei que Willamete era 130nm)). Quanto menor a litografia mais sensível a ESD os processadores/chipsets/micon/microproc ficam.

    Sobre o amplificador idem, amplificador A/B/G tem tecnologia mais antiga, transistores e trilhas maiores, acaba resistindo melhor a mesma ESD que amplificador A/B/G/N (Ou AC). Não vejo como fugir disso, vejo um futuro com chipsets e amplificadores queimando cada vez mais, mas com o custo deles baixando ainda mais (Um chipset custar R$ 20-30 hoje já é barato demais, a uns 15 anos paguei R$ 30 por PIC, um microcontrolador burro de 8 pinos com capacidade bem baixa, ter um chipset completo por esse preço era coisa de livro do Asimov!).

    Implementar protetor de lan numa CPE seria interessante SE fosse na forma de um módulo, que o cliente pudesse trocar (Ao invez do chipset queimar quem queima é o protetor, centelhador entra em curto, zener entra em curto, varistor racha, etc), enquanto o mercado não produz "C.I. protetor" baratinho o negócio é trocar os chipsets e amplificadores, estação de ar-quente de R$ 300 serve pra esse fim (E pra mais coisas), já acho bem barato (Pois paguei R$ 2 mil noutros tempos).

    Conforme o tempo passa o aterramento vai ficando MAIS NECESSARIO, não sei como os provedores via radio vai estar daqui a 10 anos se não aprenderem logo que componente é pra pifar e trocar, e aterramento mínimo sempre se paga, tendência é CI's cada vez mais sensíveis.

  2. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A queima de lan as vezes é culpa do trafo/driver, mas geralmente é culpa do chipset. De um AR7K antigo pra um AR9K moderno não mudou tanto, ambos ainda queimam do mesmo jeito. Chipset mais poderoso geralmente significa litografia menor (Devem estar em 90nm hoje, enquanto processadores Intel estão em 22nm, a Intel fez seu último processador 90nm a uns 10 anos, acho que um Pentium 4 nucleo northwood (Ou já era HT? Sei que Willamete era 130nm)). Quanto menor a litografia mais sensível a ESD os processadores/chipsets/micon/microproc ficam.


    Sobre o amplificador idem, amplificador A/B/G tem tecnologia mais antiga, transistores e trilhas maiores, acaba resistindo melhor a mesma ESD que amplificador A/B/G/N (Ou AC). Não vejo como fugir disso, vejo um futuro com chipsets e amplificadores queimando cada vez mais, mas com o custo deles baixando ainda mais (Um chipset custar R$ 20-30 hoje já é barato demais, a uns 15 anos paguei R$ 30 por PIC, um microcontrolador burro de 8 pinos com capacidade bem baixa, ter um chipset completo por esse preço era coisa de livro do Asimov!).

    Implementar protetor de lan numa CPE seria interessante SE fosse na forma de um módulo, que o cliente pudesse trocar (Ao invez do chipset queimar quem queima é o protetor, centelhador entra em curto, zener entra em curto, varistor racha, etc), enquanto o mercado não produz "C.I. protetor" baratinho o negócio é trocar os chipsets e amplificadores, estação de ar-quente de R$ 300 serve pra esse fim (E pra mais coisas), já acho bem barato (Pois paguei R$ 2 mil noutros tempos).

    Conforme o tempo passa o aterramento vai ficando MAIS NECESSARIO, não sei como os provedores via radio vai estar daqui a 10 anos se não aprenderem logo que componente é pra pifar e trocar, e aterramento mínimo sempre se paga, tendência é CI's cada vez mais sensíveis.
    Obrigado pelo esclarecimento pena que não posso te dar uma reputação a cada vez que vc ajuda pois ela e limitada pelo under mais obrigado e vou começar aterrar cliente nem se for na propria haste da antena pois e melhor que nada.

    E mais uma pergunta já que vc tocou em estação de ar quente qual vc acha que tem um custo beneficio bom. Tava de olho nesses 3 modelos, ou outro bom se vc conheçer.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634491730-estaco-de-solda-e-retrabalho-2-x-1-yaxun-
    878d-110v-_JM


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-878d-220v-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-881d-110v-_JM



  3. Eu tenho algumas, mas a que mais uso é uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...n-850-110v-_JM
    Por 2 motivos:
    1 - A resistencia queima bastante (A cada X horas de uso), outras 2 estações que tenho tem resistencias raras, só no ebay. A Yaxun 850 e 878 tem resistencias baratas pelo menos: http://produto.mercadolivre.com.br/M...un-850220v-_JM
    2 - Pontas! Ter a ponta certa economiza horas e horas de tempo. Valeu cada centavo que investi nessas pontas, que só encaixam em ponta lisa (Não de rosca) tipo a Yaxun 850:
    Pra mosfet SMD, ou CI smd de 8 pinos:
    http://www.ebay.com/itm/for-IC-SMD-S...-/221315500401

    Pra chipset:
    http://www.ebay.com/itm/for-IC-SMD-S...-/321248242594

    Pra chipset de RF:
    http://www.ebay.com/itm/1pcs-High-qu...-/131453080930

    E tenho preferido soldador classico separado, pra não precisar ter de 2 potencias
    (Digamos http://produto.mercadolivre.com.br/M...0v-suporte-_JM e http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM ) tenho preferido desses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-50w-220v-_JM
    Teria a possibilidade de deixar ele ligado no mínimo, pra reaquecer mais rápido quando for usar, mas eu sempre desligo, em todos a demora pra aquecer é grande igual, tenho que ir ver email toda hora por isso.

    Eu gostava muito de usar uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...uto-4-em-1-_JM
    Porque conjuga tudo num único equipto. Mas... a resistencia do ferro é cara e difícil achar, a resistencia do ar-quente demorei uns 6 meses pra conseguir última vez que precisei, com o tempo (1 ano) foi criando mal-contato nos conectores, hoje detesto o que tenho com esses conectores de encaixe:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...yaxun-110v-_JM
    Em caso de reparo o tempo pra abrir a estação e trocar os fios não é grande (Já que se faz isso 1x ao ano e olhe lá), ponta com fios nunca me deu mal-contato:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ya-xun-850-_JM

    (Tanto o soldador como o soprador pra mim dão mal-contato nos pinos de temperatura, o painel fica marcando alta temp. mas você vai usar e o ferro ou ar estão gelados... isso incomoda muito, você deixa o troco aquecendo 1 minuto, volta, e ainda está gelado! Essa pontas de encaixe são terríveis (E os fios são curtos, eu, pelo menos, vivo puxando eles, talvez isso acelere o mal-contato, mas enfim, com soldador avulso ou soldador com regulagem, e com estação de ar-quente em que o ar é comprimido na base (Tipo a Yaxun 850) nunca tive mal-contato.

    A solução mais barata pra mim acaba sendo a solução mais versátil. Hoje na verdade eu procuraria algo ainda mais barato, tipo isso:
    http://www.ebay.com/itm/Hot-Air-Sold...l/301366776905
    Pra poder usar a diferença pra comprar mais pontas, ter a ponta certa economiza muito tempo.
    E também porque tem outros acessórios que precisa, tipo fluxo de solda pra facilitar: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-com-100ml-_JM (Não gosto dos desse tipo, parece que atrapalham mais que ajudam: http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-223-10ml-_JM )
    Ajuda muito ter uma pinça que gruda bem: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-reballing-_JM
    Também precisa alcool isopropílico pra limpar direito, e as vezes precisa uma malha pra limpar muita solda, no fim das contas um "kit" desse pra "aprender a mecher com isso" pode ser uma boa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...da-e-solda-_JM
    (Essa solda salva-chip tem temperatura de derretimento mais baixa, CI grande tipo chipset AR7xxx você recoloca no lugar rapidinho com ela, a solda tem condutividade meia-boca mas a area de contato nos AR7xxx é grande então não atrapalha)

    Mas pro amplificador de saída é só ar-quente, fluxo de solda e jeitinho, uma limpeza com alcool isopropílico, uma retocada na solda na placa, pasta, e denovo ar-quente com jeitinho.

    Ah, também acho bom ter uma ponta bem fina tipo essa:
    http://www.ebay.com/itm/3mm-BGA-Circ...-/180910059495
    Pra tirar solda de ilha "entupida", coisa tipo RB tem um dos terminais de cada capacitor num GND cuja area de cobre é grande, isso atua como dissipador e dissipa o calor que o ferro coloca no local, nem sempre derrete toda a solda, uma ponta desse jogando ar ao redor e pra dentro "desentope" o burraco bem mais rápido. Alias, RB é o de menos, em motherboards e placas de video ela ajuda muito.
    (Até em CI de rede de placa-mãe que entra em curto e impede a placa de ligar, é um CI de 5x5mm geralmente, mete essa pontinha ao redor e ele logo cai, nem precisa tirar a placa-mãe do lugar (Geralmente ocorre em coisa velha tipo celeron dualcore de 2010, cliente não pagaria 2 ou 3 horas de trabalho pra depois ainda pagar placa de rede PCI, tira o CI sem desmontar nada que economiza muito tempo e resolve o problema do cliente da mesma forma)

  4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu tenho algumas, mas a que mais uso é uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...n-850-110v-_JM
    Por 2 motivos:
    1 - A resistencia queima bastante (A cada X horas de uso), outras 2 estações que tenho tem resistencias raras, só no ebay. A Yaxun 850 e 878 tem resistencias baratas pelo menos: http://produto.mercadolivre.com.br/M...un-850220v-_JM
    2 - Pontas! Ter a ponta certa economiza horas e horas de tempo. Valeu cada centavo que investi nessas pontas, que só encaixam em ponta lisa (Não de rosca) tipo a Yaxun 850:
    Pra mosfet SMD, ou CI smd de 8 pinos:
    http://www.ebay.com/itm/for-IC-SMD-S...-/221315500401

    Pra chipset:
    http://www.ebay.com/itm/for-IC-SMD-S...-/321248242594

    Pra chipset de RF:
    http://www.ebay.com/itm/1pcs-High-qu...-/131453080930

    E tenho preferido soldador classico separado, pra não precisar ter de 2 potencias
    (Digamos http://produto.mercadolivre.com.br/M...0v-suporte-_JM e http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM ) tenho preferido desses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-50w-220v-_JM
    Teria a possibilidade de deixar ele ligado no mínimo, pra reaquecer mais rápido quando for usar, mas eu sempre desligo, em todos a demora pra aquecer é grande igual, tenho que ir ver email toda hora por isso.

    Eu gostava muito de usar uma dessa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...uto-4-em-1-_JM
    Porque conjuga tudo num único equipto. Mas... a resistencia do ferro é cara e difícil achar, a resistencia do ar-quente demorei uns 6 meses pra conseguir última vez que precisei, com o tempo (1 ano) foi criando mal-contato nos conectores, hoje detesto o que tenho com esses conectores de encaixe:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...yaxun-110v-_JM
    Em caso de reparo o tempo pra abrir a estação e trocar os fios não é grande (Já que se faz isso 1x ao ano e olhe lá), ponta com fios nunca me deu mal-contato:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ya-xun-850-_JM

    (Tanto o soldador como o soprador pra mim dão mal-contato nos pinos de temperatura, o painel fica marcando alta temp. mas você vai usar e o ferro ou ar estão gelados... isso incomoda muito, você deixa o troco aquecendo 1 minuto, volta, e ainda está gelado! Essa pontas de encaixe são terríveis (E os fios são curtos, eu, pelo menos, vivo puxando eles, talvez isso acelere o mal-contato, mas enfim, com soldador avulso ou soldador com regulagem, e com estação de ar-quente em que o ar é comprimido na base (Tipo a Yaxun 850) nunca tive mal-contato.

    A solução mais barata pra mim acaba sendo a solução mais versátil. Hoje na verdade eu procuraria algo ainda mais barato, tipo isso:
    http://www.ebay.com/itm/Hot-Air-Sold...l/301366776905
    Pra poder usar a diferença pra comprar mais pontas, ter a ponta certa economiza muito tempo.
    E também porque tem outros acessórios que precisa, tipo fluxo de solda pra facilitar: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-com-100ml-_JM (Não gosto dos desse tipo, parece que atrapalham mais que ajudam: http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-223-10ml-_JM )
    Ajuda muito ter uma pinça que gruda bem: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-reballing-_JM
    Também precisa alcool isopropílico pra limpar direito, e as vezes precisa uma malha pra limpar muita solda, no fim das contas um "kit" desse pra "aprender a mecher com isso" pode ser uma boa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...da-e-solda-_JM
    (Essa solda salva-chip tem temperatura de derretimento mais baixa, CI grande tipo chipset AR7xxx você recoloca no lugar rapidinho com ela, a solda tem condutividade meia-boca mas a area de contato nos AR7xxx é grande então não atrapalha)

    Mas pro amplificador de saída é só ar-quente, fluxo de solda e jeitinho, uma limpeza com alcool isopropílico, uma retocada na solda na placa, pasta, e denovo ar-quente com jeitinho.

    Ah, também acho bom ter uma ponta bem fina tipo essa:
    http://www.ebay.com/itm/3mm-BGA-Circ...-/180910059495
    Pra tirar solda de ilha "entupida", coisa tipo RB tem um dos terminais de cada capacitor num GND cuja area de cobre é grande, isso atua como dissipador e dissipa o calor que o ferro coloca no local, nem sempre derrete toda a solda, uma ponta desse jogando ar ao redor e pra dentro "desentope" o burraco bem mais rápido. Alias, RB é o de menos, em motherboards e placas de video ela ajuda muito.
    (Até em CI de rede de placa-mãe que entra em curto e impede a placa de ligar, é um CI de 5x5mm geralmente, mete essa pontinha ao redor e ele logo cai, nem precisa tirar a placa-mãe do lugar (Geralmente ocorre em coisa velha tipo celeron dualcore de 2010, cliente não pagaria 2 ou 3 horas de trabalho pra depois ainda pagar placa de rede PCI, tira o CI sem desmontar nada que economiza muito tempo e resolve o problema do cliente da mesma forma)
    Obrigado pela resposta e vou optar pela 850 mesmo e depois uso o ferro separado e esses kit ja estava vendo pra comprar ai depois um bom microscopico usb vai ajudar a soldar componentes mais sensiveis para verificar as trilhas mais um bom que e da marca supereyes http://www.supereyes.cc/ pois esses genericos da china dizem ter uma pessima resolução e esse da supereyes achei um no ml mais ta meio carinho mais vai acabar sendo essa opção http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-110-500x-_JM



  5. Aquelas webcam baratas com lente rosqueavel dão foco bom se aproximar tipo uns 8cm, eu uso assim, só pra ver melhor o ponto de fusão na hora de fazer reflow (Reballing ainda exige mascaras e esferar, meu kit de mascaras é de 2013 e já não serve pra maioria dos notes mais recentes).
    Falo desses lixinhos:
    http://www.dx.com/pt/p/usb-pc-webcam...3#.VUVamThVVlY

    Não é tão bom como microscopio (Meu sonho era pelo menos 200x), mas deve ter por aí jogado um lixinho desses.

    (Quando trabalhava com vistorias de carros precisava foto do nº do motor e cambio, cheguei a pegar uma camera Samsung Digimax 1MP (Top da época) e colocar o sensor e lente na ponta de um cabo de uns 40cm, foto VGA ficava bem nítida, a lente original pode ser reposicionada pra focar em algo bem proximo tipo 3 a 5cm, pelo calor de IR eu deixo a quase 10cm minha webcam (Custou caro, US$ 5 em 2009, não posso danificar algo tão caro))


    Tem estação de retrabalho BGA que nem é tão mais cara mas tem uma coisinha boba: Sensor de temperatura avulso.
    Em estação comum você seta a temperatura e ela liga e desliga a lampada conforme um ajuste de fabrica dela, ela não verifica a temperatura da placa. O jeito que uso é colocar um termometro desse do lado e monitorar na unha:
    http://www.dx.com/pt/p/3-5-lcd-digit...2#.VUVcAzhVVlY
    Mas em estação deecente você cola o sensor na placa, ao lado do chipset, e define digamos 240°C, a estação só vai parar quando a PLACA chegar a 240°C, é muito mais seguro! Mas... são as estações de R$ 3 a 4 mil, meio inviável hoje, onde todo notebook até precisa reflow/reballing mas o usuario é desinformado demais e não aceita pagar por isso, prefere mandar pro lixo e comprar um novo.

    Eu tava vendo a Yaxun 850 que uso (Velha), e uso o vento no mínimo, a temperatura no maximo e o fluxo de ar no mínimo, assim acho mais fácil trocar CI tipo o amplificador. Então... uma estação pequena, sem base, cujo maior problema é pouco vento, serviria bem pra esse uso.
    Vento no mínimo, temperatura no maximo:
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