Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde.
    Sou cliente de uma empresa que fornece internet via-rádio aqui na minha cidade.. Enfim, moro pra fora da cidade onde o sinal é muito ruim, então o técnico me aconselhou a construir uma torre para melhorar o sinal.. Construí a torre e o sinal melhorou consideravelmente, pode-se perceber isso no domínio da UBNT onde mostra a intensidade do sinal ( http://prntscr.com/6wkstr )
    Ok, o problema é que a internet está MUITO devagar, mal consigo assistir videos no utube em 240p..
    Usei o ping no cmd e deu isso ( http://prntscr.com/6wkul5 )
    Caso precise de mais prints eu irei enviar..
    Grato
    Última edição por Radamantes; 22-04-2015 às 14:08.

2. É complicado dar opinião no serviço dos outros....

Mas algumas coisas se destacam no print... O data rates do Tx está muito baixo. 13,5 mbps. Pode até acontecer dele ficar oscilando tentando valores maiores.
    Algumas vezes mudar a largura do canal de 40mhz para 20mhz ajuda. Mas no seu caso não tem como mudar, visto que o AP do provedor está modulando nesta largura e seu rádio que está como repetidor (WDS) não pode ser diferente.

Fico pensando no motivo de provedores utilizarem 40mhz para distribuir sinal. Se fosse um transporte de link onde se precisa passar muita banda, seria uma situação. Mas para AP que vai atender clientes num cenário comum, com planos de internet de baixo consumo, acaba sendo um disperdício de espaço no espectro. Por isso que o 5.8 está ficando tão cheio como o 2.4.

Um AP modulando em 20mhz vai conseguir no mínimo 65mbps numa cadeia 1 x 1. Eles devem ter um equipamento modulando 2 x 2 pois está chegando 90 mbps.
    Olhe bem, chegar 90mbps não significa que está passando isso. Mas é o data rates que o AP está conseguindo com a estação.
    Esta leitura de Rx e Tx só serve para mostrar a "saúde" da conexão. Quando está boa o normal é que os valores sejam iguais desde que o AP seja 2 x 2 e a estação também. No seu caso a Airgrid é 1 x 1 então o máximo que ela consegue é 65mbps. Se estivesse neste valor, a saúde da conexão estaria excelente.

O @rubem tem preconizado no lado da estação, fixar o data rates (MCS) no valor mais baixo. Veja, parece uma incoerência, já que ele está modulando num mcs baixo de 13.5mbps. Mas quando se fixa, o comportamento do equipamento fica mais estável.
    O Rubem pode explicar isso melhor.

No início eu disse que é complicado sugerir alguma coisa. Primeiro porque não se conhece todo o cenário da rede, se tem estrangulamento de link em horários de pico, etc etc...
    Além disso, cliente mexer em configuração de equipamento da rede é muito complicado. Esta responsabilidade deve ser deixada para o provedor. Ele é que conhece todos os aspectos da rede.
    Uma dúvida: como você conhece a senha do rádio para entrar nele? Foi fornecida para você? O normal é os provedores não darem esta senha aos clientes. A segurança da rede começa por aí.

3. Bom dia!

Não tem como dedicar lentidão somente na conta no link.

Qual é a distância deste enlace?

Você está utilizando somente Air Grid?

Ativa o protocolo Airmax e verifica se houve melhoria, seu CCQ está muito baixo.

4. Citação Postado originalmente por ericklobo Ver Post
    Bom dia!

Não tem como dedicar lentidão somente na conta no link.

Qual é a distância deste enlace?

Você está utilizando somente Air Grid?

Ativa o protocolo Airmax e verifica se houve melhoria, seu CCQ está muito baixo.
    Também não acredito em link, salvo novas informações.
    A distancia pelo print que ele postou está em 2.6km
    Airmax ele não pode ativar pois ele é cliente do provedor e o Airmax está desativado no AP.

A unica coisa que ele pode fazer já que deixaram ele com acesso ao rádio, é fixar o MCS no valor mais baixo e testar.
    E teria que ver no AP como está chegando o sinal do rádio dele. Ele recebe -69 mas não se sabe o quanto ele chega no AP.

5. Eu acho que tem problema na zona de fresnel.

Se a torre transmitir no limite legal de 5680MHz, 27dBm EIRP, em 2,6Km o sinal chegaria bem acima de -65 se fosse um Airgrid pequeno (23dBi). Mas duvido que o provedor está respeitando limite, deve estar em potencia bem mais alta, se brincar mais alto que os 36dBm EIRP dos 5,8GHz. E deve ser Airgrid de 27dBi.

Como a antena no setup do Airgrid não está especifidada ele deve estar em potencia maxima, porque aí ele usa só ops 3dBi de ganho da ponteira. E 27dBm EIRP (Limite que por default o Airgrid respeita em 5680MHz) menos 3dBi dá 24dBm, já se pegar os 24dBm do radio mais os 23dBi da menor antena dá 47dBm EIRP, isso é potencia pro Airgrid não apenas "chegar" em 2,6Km, mas sim pra gritar muito.

-69 não sei se é sinal suficiente pra canal de 40MHz (Datarate de RX de 90M em equipto SISO indica o uso de MCS4 em 40MHz), acho 40MHz um belo desperdício bobo por isso, exige sinal muito alto e em zona rural nunca tem sinal alto, duvido um pouco que o provedor que usa 40MHz em area rural sabe dos sinais mínimos necessários. A sensibilidade do Airgrid pra MCS4 é de -86dBm, colocando uma margem segura de 20dB entre sensibilidade e sinal eu digo que devia ter sinal de -66 ou maior (-65, -64, etc). Ou seja, -69 é sinal apenas 17dB maior que a sensibilidade, é uma margem pequena demais pra canal de 40MHz. SE o provedor fosse mais lúcido e usasse canal de 20MHz poderia ter CCQ bem alto com só 17dB de margem, desde que a zona de fresnel estivesse ok (Que não parece o caso).

Só pro @Radamantes entender sobre a zona de fresnel. Ela é um tunel ao redor de uma linha imaginária entre as 2 antenas interligadas. Em 2,6Km em 5680MHz é um tunel de 5m de diametro, calcule aqui:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    Nesse tunel imaginário não pode ter galho de arvore ou fio de alta tensão, se tiver já não terá qualidade máxima. No seu caso parece que tem alguma coisa já que o sinal chega mais baixo que devia. Dá pra calcular a perda de sinal conforme a distancia, e em 2,6Km ela não é tão grande, se o provedor estivesse operando na potencia legal (E provedor costuma usar potencia mais alta que a legal) teria sinal bem mais alto que você tem. Pra analizar direito a zona de fresnel precisa binóculo, pra olhar até a torre onde você conecta, e ver se não tem algo bem perto da linha de visada, coisa tipo rede de alta tensão muitp provedor ignora, mas isso atrapalha bastante.

Tópicos Similares

1. Ajuda com equipamentos
    Por igoiglesias no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 21-04-2012, 15:42
  2. Ajuda com queda de conexão quando chove
    Por Maclaud no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 12-04-2012, 22:52
  3. Respostas: 13
    Último Post: 04-07-2011, 09:06
  4. Ajuda Com Equipamento Homologado nos Clientes!
    Por Giovani.couto no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 28-11-2008, 16:34
  5. Ajuda com Equipamentos Provedor!
    Por fnandoicatel no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 13-05-2008, 01:03

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L