Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola colegas, tenho uma torre com 8 paineis, percebi que tenho sempre que ficar mudando de canal, o problema e que em 5.8 regiao brasil, os canais sao poucos, alguem podem me dar uma ideia de como fazer para diminuir as interferencias e conseguir colocar ate mais paineis nessa torre?

2. Isso é complicado amigo.
    O certo é usar tudo blindado e com uma boa distancia um equipamento do outro!

3. Mas entre 5725 e 5850MHz são 5 canais de 20MHz (Azar de quem usa 40, desperdício).
    Em 5470 a 5725MHz tem mais uma dezena de canais, o único problema deles é ter que limitar a potencia a 27dBm EIRP, seriam só 3 canais pra limitar a essa potencia. E... 27dBm EIRP não é pouca coisa, dá pra muito alcance.

O problema não é o firmware que você usa limitando o numero de canais?
    Se o firmware não tras todos os canais que a legislação permite (Referencia: http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506 ) use outro país mas limite manualmente de acordo com a legislação.

(DFS de 5470-5725MHz, potencia de 27dBm EIRP. Acima de 5725MHz o limite é 36dBm EIRP e não usa DFS, o resumo é isso e isso já serve)

Não sei bem porque uns firmwares liberam pro brasil só a faixa abaixo de 5700MHz, e isso tem criado um problemão: A faixa dos 5150 a 5350MHz NÃO é pra provedor, mas tá cheeeeeio de noob usando o default de 5180MHz que uns firmwares idiotamente permitem.

("Idiotamente" porque? Porque acho meio obvio que um SXT não será usado em ambiente indoor mas sim outdoor, ele de forma alguma devia vir por default abaixo de 5470MHz, firmware mal-feito)

4. Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Ola colegas, tenho uma torre com 8 paineis, percebi que tenho sempre que ficar mudando de canal, o problema e que em 5.8 regiao brasil, os canais sao poucos, alguem podem me dar uma ideia de como fazer para diminuir as interferencias e conseguir colocar ate mais paineis nessa torre?
    Wesley, partindo do principio que você tem 8 painéis em um torre, entendo que você tem uma densidade alta de clientes em seus setores e/ou entrega banda mais altas. Sendo assim, simulo abaixo um cenário de ALTÍSSIMA densidade ok?

Se você precisa colocar mais painéis e consequentemente mais usuários, recomendo expressamente que troque o tipo de equipamento que você utiliza. Recomendo montar a famosa "gigatower" da era do Canopy ou atualmente da Cambium.

Se a sua torre atende 360º eu montaria:

08 Ubiquiti BaseStation AM 5AC 22 dbi http://www.connectivitatelecom.com.b...m-5ac-22dbi-45
    08 ePMP 1000 com GPS http://www.connectivitatelecom.com.b...0-sync-com-gps
    E nos seus clientes ePMP 1000 http://www.connectivitatelecom.com.b...1000-integrado

Cada SETOR da Cambium com o ePMP GPS permite que você coloque 120 CPE ou seja, 8 setores = 960 clientes.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Freq.JPG
Visualizações:	52
Tamanho: 	74,9 KB
ID:      	58646

Nestes oito setores é possível trabalhar MUITO bem com 3 ou 4 canais no máximo devido ao reuso de frequência proporcionado pelo GPS.

Agora... se você tem esse monte de paineis devido ao fato de que a capacidade dos seus rádios extrapolou...você pode fazer com 4 setores/ap cambium de 90º.

Descreve melhor seu cenário e por que tantos setores/AP's assim que te ajudo.
    Última edição por Zucchi; 26-04-2015 às 19:39.

5. Zucchi ótima dica parabéns o GPS sync e uma ótima solução para coolocation na torre...

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 30-03-2015, 08:55
  2. Dúvida Enlace e Equipamentos nas Torres
    Por jfgoll no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 23-05-2012, 00:24
  3. Respostas: 8
    Último Post: 27-02-2012, 18:34
  4. Interligar Equipamentos na torre
    Por rafaeldebastiani no fórum Redes
    Respostas: 5