+ Responder ao Tópico



  1. Olá amigos(a) do forum!!!

    Preciso de ajuda para alguma direção qlq dica é bem vinda!

    Quero desenvolver um projeto social em escolas e bairros carentes de informação...

    vou disponibilizar um pc ligado com 2tb de livros, documentários, cursos etc... pensei que a melhor maneira seria criar uma rede tipo mesh (mas sem internet)

    ex. da minha ideia (se for possível no momento)

    um radio mais barato possível tipo TPLink mr3220 com openWRT atuando como server ou nó principal (não teria muitos clientes estou falando de cidade pequena interior do interior!)

    bom ai os usuarios conectassem com android, tablet etc em um sistema mesh ou parecido onde cada usuario tb atua como um nó na rede..

    mas não tenho estudado sobre redes mesh.. tenho minhas duvidas:

    já existe cliente ou configuração para qlq android de baixo custo conectar e ser um nó de rede mesh?

    e o TPLink mr3220 com openWRT consegue-se configurar mesh ou algo que funcione para esta idéia?

    para idéia sair do papel preciso que seja rádio com openwrt mais barato possível pq vou custear estas unidades..

    e tem q ser funcional nos aparelhos mais simples para que todas pessoas possam se conectar..

    para ter uma ideia tem uma escola próxima a minha casa que deve ter no máximo 60 alunos acredito.. estou falando de interior mesmo! kkk

    e já chegou aqui esta alienação de redes sociais.. já q é para ficar com o pescoço torto que seja para aprender algo seja um livro ou documentário etc..

    abração a todos fiquem com Deus!!!

  2. 43 views e nenhum comentário? pessoal qlq retorno é valido! to aceitando até criticas kkk



  3. Porque precisa mesh mesmo?

    Se tem um terminal (Que seja um pentium4 velho) com o conteúdo pode colocar nele adaptador PCI ou USB e configurar como AP (Windows permite, linux permite), e um servidor php linkando o conteúdo. Reaproveita hardware velho (que colegios porcamente cuidam, vivem gerando lixo porque os professores não sabem usar, vivem se enchendo de adwares por isso precisam I5 ou algo mais poderoso).

    Quanto a AP barato pra OpenWRT, aí é contigo, esse tipo de coisa provedor não faz (Mesh e provedor não tem nada a ver) por isso ninguém opina.

    SE você perguntasse qual AP barato suporta mais conexões, sem ser mesh, talvez mais gente opinaria.

    Pra mim que mesh desperdiça banda, e no caso de rede pra smartphones você não tem muita. Você terá que usar 802.11B ou 802.11G, porque a maioria dos smartphones ainda é uma carroça velha que não suporta 802.11N (Aparelho NOVO não suporta N em pleno 2015, só leigo pra incentivar uma industria que produz velharia dessa!). Em 802.11G o limite de throughput é no melhor dos casos uns 20Mbps, mas em mesh acho que se conseguir 15Mbps será muito.

    Como mesh consome bastante recursos, realmente acho que precisa um roteador mais parudo, nada de um TL-WR741nd da vida. Mas no caso do MR3220 você está pagando mais caro pelo suporte a 3G. O chipset dele é o AR9331, que é o mesmo chipset de AP mais em conta, tipo versões recente do 740n:
    https://wikidevi.com/wiki/TP-LINK_TL-WR741ND_v4.3

    Não sei te indicar o que exatamente precisa (Mesh? Sinceramente achei que ninguém usaria isso hoje), mas se for pagar R$ 150 por um roteador procure um com chipset de 400MHz ou mais, mas com MAIS de 32MB de Ram.

    Quanto a sugestão de pci/USB como AP no PC, a intenção seria usar antenas direcionais, omni é uma desgraça com multiplas conexões, falo de antena tipo:
    http://www.kabum.com.br/produto/4896...bi-tl-ant2406a
    Ou passar cabo coaxial e colocar do lado de fora opções tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...b-cabo-10m-_JM
    Antena externa pra smartphones internos é uma solução muito melhor do que sinal wifi atravessando varias paredes internas (Throughput cai pra poucas centenas de Kbps, mal se consegue ouvir um audio via rede, que dirá ver documentário 360p)

    Se já tem o PC, e a intenção é acessar apenas o PC, não vejo necessidade de colocar roteador na estória, esses adaptadores USB ou PCI são bem meia-boca em material de numero de clientes conectados, mas colocar 3 ou 4 (Ou uma omni maior) a coisa fica usável, sempre tem um delay que pra internet atrapalharia, mas pra acesso via rede tá ótimo.

    (Eu tenho isso no desktop, ativo o virtualAP que tem antena direcional virada pro quarto, assisto series ou documentários antes de dormir, aí via acesso remoto desligo o PC e pronto, não preciso mover conteúdo pra assistir (No smartphone o ES File Explorer me permite ver o conteúdo, mas não te aconselho a ensinar aluno a usar, via SMB o Windows libera muita coisa, melhor rodar um servidor web mesmo, com uma página htm linkando o conteúdo, mesmo que entregue via samba pro android o problema é mostrar pros alunos que SMB dá muito acesso no windows (Teria que criar usuário limitado e dar poder de leitura pra ele somente nas pastas compartilhadas, se der leitura pra ele nas pastas do sistema tudo ficará copiável).

  4. Olá Rubem!!! primeiramente obrigado pelo seu retorno tão cheio de detalhes e opniões!!!


    bom como disse acima uma “ rede tipo mesh “ como estou um tempo sem trabalhar com wifi estou um pouco desatualizado..


    seria algo “tipo mesh” ou algo parecido como wifi direct..


    a idéia é um tipo de rede onde a torre principal seria um ponto de sinal mais forte.. mas os clientes em tablets e cels android xing ling funcionariam como cliente e server ou seja.. tipo rede mesh.. tipo rede wifi direct…


    a idéia de algo “tipo mesh” seria pq não consumiria banda de rede da antena principal se caso dois terminais mais próximos trocar os pacotes requisitados entre si…


    a ideia de utilizar o MR3220 é pq tenho aqui rodando webserver, ftp c/ hd 500gb em ext4 roda liso até 7 users simultâneos foi meu teste para videos em 480p.. ai a porta usb se faz necessária…


    o adhoc tb não daria para este meu projeto..


    resumindo seria algo tipo um wifi direct.. só que entre openwrt.. android.. note etc..


    mas tranquilo amigo todas as suas observações me ajudaram a entender melhor que o negocio é complicado vou ter que achar outra saída.


    obrigado!






Tópicos Similares

  1. Fonte para RB450 ajuda
    Por JAMFS no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 29-11-2008, 10:00
  2. envio para conta local e relay para conta externa
    Por coleta no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 09-05-2008, 09:40
  3. Programa de compactação tipo Winzip para Linux???`
    Por luccosta no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 27-08-2005, 07:15
  4. firewall tipo iptables para windows
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 30-05-2005, 16:06
  5. Black-box janela tipo explorer para manuser arquivos!
    Por joe no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 13-05-2003, 07:59

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L