Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Tem uma nova tecnologia pintado no mercado a PLC ( Power Line Communication), é a internet transmitida através dos fios de energia elétrica, Será algum inovador ou nem tanto? quando estará disponível para o publico? O que acontecerá com os provedores via rádio?

  2. Já está disponível..
    Tem vários aparelhos que já fazem isso.
    Mas fazem em curtas distâncias e tem várias limitações.
    A qualidade de toda instalação elétrica do local influência na velocidade e qualidade final..
    Já utilizamos aqui em casas muito grandes onde o cliente não queria passar cabos..
    http://www.tp-link.com.br/products/d...=TL-WPA4220KIT
    Já tivemos sucesso ao lincar do térreo de um prédio ao oitavo andar.. a função era utilizar câmeras ips, quando passava de 2Mb subia o ping e não ficava bom..
    Mas veja que foram 8 andares, imagina a quantia de fios emendados.. coisa mal feita que tinha.



  3. Eu tive experiencia ainda pior, NEM 2Mbps dentro da loja, dos fundos até a frente, 8m em linha reta, mas com fiação tão ruim que equipto de 200Mbps (Datarate nominal, o throughput real é geralmente 40% do datarate em PLC) mal pingava.

    PLC 600M tem throughput maximo nuns 240Mbps segundo os fabricantes, tá melhor que wifi nessa hora se tiver 2 paredes no meio. Mas... os equiptos 600M que prometem conexão a 300m na prática chegam com 10-20Mbps depois de uns 100m de fiação.

    E... eles não operam com repetição. Se você coloca um par com 100m de distancia, e colocar outro a 200m esse outro vai pegar o fraco sinal do master a 200m, o slave a 100m não repete nada, não tem essa opção. Pra repetir algo você precisa 2 pares, uma encriptação no primeiro, e no segundo par tem que configurar outra (que tem desligar o primeiro, apertar o botão de encriptação e deixar ele encontrar o sinal, se tiver 2 master ligados ele pode "se linkar" ao errado, é mais uma porcaria feita pra noobs que no fim das contas só atrapalha usos minimamente avançados).

    PLC de 85Mbps testei em 2012, esse ano testei de 600M com wifi, acho que isso está mais que difundido, só que ao invez de googlar por PLC talvez seja melhor procurar por PowerLine. Exemplo:
    http://lista.mercadolivre.com.br/powerline

    Em rede eletrica normal nas casas, um par desses pega na casa toda se for casa tipo 100m², com velocidade razoavel tipo 1/3 do datarate (Uns 100Mbps no modelo nominado como 300M).

    Rede eletrica ruim pra eles é de fio flexivel, com aquelas emendas de porcos que enrolam um fio no outro e enrolam por cima uma fita vinílica, a meleca da fita atrapalha contato e o embrulho de aço torcido atenua sinal (Cada emenda dessa atenua 1 a 3dB, uma casa toda feita com esse sistema porco vai ter duzias de emendas no caminho).

    Fio rígido, curvas suaves, fio parafusados direito, sem emendas porcas, com instalação assim dá pra atender bem uma empresa, mas não espere nem alcance nem banda grande, o alcance prometido é em linha reta com fiação grossa e sem emendas, e em datarate mínimo tipo 1M (Igual o Nanostation Loco que fala em alcance de 14Km, só em MCS0 mesmo, alcançar alcança, mas com que banda?). Isso dificilmente vai servir pra dividir internet com vizinho, seja de apto ou de casa, porque o caminho entre a tomada e o medidor de luz ou poste é bem grande, uma idade e volta (Até dentro da casa do vizinho) não dá 300m de fiação, mas os medidores dão uma atenuada, e as emendas no poste podem jogar muito ruído.

    Num supermercado que atendo coloquei esse par de 500M, AV500 (4010), uns 70m de fio, cabinho flexivel de 2,5mm (Originalmente tinha 0,75mm, queda de tensão tamanha que tinha menos de 100V (Ligado na saída de nobreak 115V)), esse TPLink AV500 dava 60Mbps rumo ao resto da rede, ping de 5 a 20ms, ou seja, coisa beeeeem limitada (Ou não, wifi naquele ambiente metalico é impossível, e passar cabo de rede dá muito trabalho, 60Mbps por R$ 200 tá bom, quando a construção é pensada por leigos tem que resolver com essas gambiarras, PowerLine é perfeito pra casa/empresa planejada por energumenos que não conhecem conduítes extras (Como se a 70 anos atras não precisasse antena pras coisas, conduíte extra sempre foi necessario, seja telefonia, antena de tv ou radio, alarme, camera de segurança, rede ethernet...)).


    Wifi baixa o sinal depois da 2ª parede e mal se consegue 20Mbps em roteador mimo de mesa, PowerLine vai dar bem mais de 20Mbps em 10m de fiação boa mesmo se usar adaptador de 200M (Falam em 30m, mas na prática em 10m vai ter 1/3 de 200M, ou seja, uns 60-70Mbps half).

  4. Nossa experiência aqui é de total sucesso. Substituição perfeita do wirelles indor. Não fica oscilando o sinal, muito ,muito bom.
    Já fizemos 3 implementações deste tipo. Suponho que os fios da elétrica estejam ok, até poqur o sistema se propóe a usar rede elétrica obviamente em bom estado. Quem comprar um par (ou um conjunto) para uso até 60/70 Mts de distãncia da enrada da INTERNET ( do modem ) vai ficar muito contente.

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Já está disponível..
    Tem vários aparelhos que já fazem isso.
    Mas fazem em curtas distâncias e tem várias limitações.
    A qualidade de toda instalação elétrica do local influência na velocidade e qualidade final..
    Já utilizamos aqui em casas muito grandes onde o cliente não queria passar cabos..
    http://www.tp-link.com.br/products/d...=TL-WPA4220KIT
    Já tivemos sucesso ao lincar do térreo de um prédio ao oitavo andar.. a função era utilizar câmeras ips, quando passava de 2Mb subia o ping e não ficava bom..
    Mas veja que foram 8 andares, imagina a quantia de fios emendados.. coisa mal feita que tinha.



  5. Bastante interessante, ao menos para casas e empresas com fiação elétrica em perfeito estado. Gostaria de testar um kit, onde encontro pra comprar?






Tópicos Similares

  1. Alguem ja ouviu falar nessa placa 5,8
    Por Clayton.Foga no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 13-06-2006, 12:01
  2. Alguem ja ouviu falar----derrepente ajuda
    Por balisteri no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 13-05-2006, 01:01
  3. Alguem já ouviu falar do sopcast?
    Por Izzyt no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 0
    Último Post: 14-12-2005, 10:40
  4. Respostas: 6
    Último Post: 12-07-2005, 11:44
  5. Alguém já ouviu falar em fortesreport para kylix 3
    Por Wronieri no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 21-05-2003, 11:45

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L