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  1. Boa tarde a todos

    Trabalho num provedor de internet a rádio e faz dois dias que tenho observado no log dos APs estes erros conforme está no print.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Post under-linux.jpg
Visualizações:	229
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ID:      	58838

    Não são todos os clientes que se desconectam do AP, mas quando estes erros aparecem no log, cerca de 25 clientes (de 3 APs no total) se desconectam e após um tempo reconectam. Atualizei os firmwares, os RouterOS, troquei a alimentação da regua POE para fonte com POE Gigabit e não consegui sanar este problema. Alguém ja passou por esta situação e conseguiu solucionar?

    Obrigado
    Pedro Henrique

  2. eu tive um problema parecido com isso, mais foi só cadastrar ele em wireless, access list.
    e pronto.



  3. Isso é, frequentemente, problema no radio cliente. O "data from unknown device" significa que o dispositivo é desconhecido para a rede, mas para a rede que "esta em atuação", ou seja, ele pode estar cadastrado no seu Access List e ele é conhecido para você, mas se ele não está registrado ele é, para a rede, desconhecido (unknown).

    O que acontece é que, o radio pode parar de responder por um tempo, ele vai cair da registration table (checa lá nos profiles da wireless, o tempo do "group key exchange", se ele não renegociar as chaves, ele cai) porém o radio cliente ta com o firmware bugado e ele simplesmente ignora qualquer verificação de que ele pode ter caido e ele fica achando, muito altivamente, que ele é o chefe da história toda, e continua mandando dados, como se nada tivesse acontecido. O mikrotik, por sua vez, ao receber dados de um dispositivo que não ta na registration table, manda ele se fude e ignora, o "sent death" é o "vai se fuder" do mikrotik (na realidade é uma mensagem pro radio cliente se "desautenticar", mas como ele não obedece, fica ignorando e continua mandando dados).

    Só trocando o radio do cliente em específico.

  4. Atualmente não trabalhamos com access list, farei o seguinte: Vou implementar o access list em todos os painéis e atualizar o RouterOS e o firmware das SXTs dos clientes que estão causando este problema. Assim que eu tiver algum resultado, posto aqui. Muito obrigado a todos vocês.



  5. Bom dia @pedrohafe,

    Na realidade você não precisa usar Access list para resolver esse problema, pois na ralidade o problema não tem relação com a access list. Mas claro, é uma forma de mandar um pouco mais de segurança utilizar access list para somente os clientes ativados.

    Mas outra coisa, os clientes que estão gerando esse problema usam SXT?? Eu tinha a idéia de que, uma SXT (sendo um hardware e software da mikrotik), não teria esse tipo de bug. Ja vi bastante esse tipo de problema, mas era comum antigamente, nos radinhos clientes que compravamos de qualquer marca (Greatek, Ovislink e outros).






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